sexta-feira, 31 de julho de 2015
quarta-feira, 29 de julho de 2015
A repórter Joyce Ipiranga e o cinegrafista Ruy Mendes acompanhados pela jornalista Benigna Soares da Diretoria de Produtos Turísticos da Setur-PA e por Rúbia Goreth Maduro da liderança da comunidade de Aritapera.
Equipe do grupo de Comunicação Amazon Sat no encontro das águas entre o rio Tapajós e o rio Amazonas, indo para a comunidade de Santarém
Cultura paraense será destaque em Brasília
![]() |
Gang do Eletro / Foto: Jorge Bispo |
O Centro-Oeste vai ser inundado de cultura paraense a partir de hoje, quando se inicia a “Semana Paraense de Cultura”, através do Território Paranoá – Eixo Cerrado Amazônico, evento que segue até o próximo dia 2 de agosto, com teatro, dança, cinema, rodas de conversa, atividades formativas, feirinhas de produtos criativos e shows musicais, em que as culturas do Pará e do Cerrado se encontram, em eventos, em sua maioria, com entrada gratuita ou a preço popular. Entre outras atrações, Brasília vai receber shows de Manoel Cordeiro, da Gang do Eletro, do grupo de carimbó Os Quentes da Madrugada, além de uma mostra audiovisual com produções da cineasta Jorane Castro.
A iniciativa é dos paraenses do Coletivo Miasombra, em parceria com A Trama – Associação de Teatro e Dança da Amazônia, a partir de um projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos 2015, criado pela Funarte para fomentar a descentralização da produção artística brasileira com projetos de circulação. “Nós tínhamos a perspectiva de um edital da Funarte que poderia viabilizar um festival de teatro de sombras em Belém. Essa ideia não passou, mas se tornou o embrião do projeto que se transformou nesse festival, muito mais amplo, de uma discussão do cenário cultural em relação a eixos”, explica o diretor teatral David Matos, integrante do Coletivo Miasombra.
Leia mais: Diário Online
Festival da Cobra-Grande recebe apoio da Setur
![]() |
Adenauer Góes, da Setur, reuniu com o produtor cultural Francisco Pereira (de amarelo) e o organizador do evento, Juan Nascimento. |
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai apoiar a realização do 5º Festival da Cobra-Grande, no próximo domingo, dia 2 de agosto, na Ilha de Caratateua, distrito do Outeiro, em Belém. O convênio que firma o repasse de recursos foi assinado pelo secretário de Estado de Turismo (Setur), Adenauer Góes, junto ao produtor cultural Francisco Pereira, com a presença do organizador e coordenador do evento, Juan Nascimento.
“Com isso esperamos contribuir para o desenvolvimento do setor cultural do Estado por entendermos que ele constitui uma importante matéria-prima do turismo, que por sua vez deve ser compreendido como uma atividade econômica”, afirma Adenauer Góes.
O Festival da Cobra-Grande é disputado nos mesmos moldes do Boi de Parintins e do Festival do Çairé, em Santarém, envolvendo dois grupos concorrentes: a Cobra Azul e a Cobra Azul e Branca, que reúnem em suas equipes torcedores de Remo e Paysandu, respectivamente. Ao todo, 17 itens são julgados pelo corpo de jurados.
Equipamentos turísticos paraenses são avaliados
![]() |
Foto: Ascom OS Pará 2000 |
Durante a última semana, os espaços do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Estação das Docas e o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrados pela Organização Social Pará 2000, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) receberam a visita da turismóloga e pesquisadora Aline Luz, contratada pela Fundação Getúlio Vargas para mesurar o potencial turístico.
Os resultados finais farão parte do Índice de Competitividade dos Destinos Indutores do Turismo Brasileiro, ao todo são 65 destinos no país. A pesquisa é do Ministério do Turismo, realizada em parceria pela FGV e o Sebrae.
A presidente da OS Párá 2000, Gabriela Landé recebeu a pesquisadora e explanou sobre os diversos projetos e serviços turísticos que os três espaços oferecem para a população e para os turistas que visitam o Estado. “No Hangar fiquei impressionada com a acessibilidade do espaço. A Estação das Docas é um espaço bem completo, que além do visual agrega artesanato, culinária e cultura. E os projetos desenvolvidos no Mangal tornam a experiência turística ainda mais próxima, trabalhando a conscientização e a sensibilização ambiental” comenta Aline Luz.
Confira horários de funcionamento e a programação dos espaços:
terça-feira, 28 de julho de 2015
Espaços da Fundação Cultural do Pará recebem evento nacional de teatro
![]() |
Foto: Rafael Passos / Ascom Notícias |
Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999, o evento chega ao Pará em agosto trazendo na mala o que de importante está sendo feito na Paraíba em artes cênicas. A Fundação Cultural do Pará (FCP) será uma das parceiras do Festival, recebendo, entre outras atividades, a abertura das apresentações teatrais em Belém, no dia 07 de agosto, com os espetáculos “Flor de Macambira”, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, às 18h30, e “Como Nasce Um Cabra da Peste”, no Teatro Margarida Schivasappa, às 20h. Toda a programação do FTB é gratuita.
Além da estreia, no dia 07, “Como Nasce Um Cabra da Peste” será reapresentado dia 08 (sábado), às 20h, também no Teatro Margarida Schivasappa. Já o Teatro Experimental Waldemar Henrique, localizado na Praça da República, recebe o espetáculo “Esparrela”, no dia 08 (sábado), às 21h, e no dia 09 (domingo), às 20h. Além do espetáculo “Mercedes”, nos dias 13 e 14 (quinta e sexta), sempre às 20h. A retirada de ingressos será na bilheteria dos teatros no dia das apresentações, com limite de dois ingressos por pessoa.
Leia mais: Tramas Nordestinas
Em Belém, Mangal das Garças é opção de lazer na última semana de julho
![]() |
Foto: Arquivo OS Pará 2000 |
O contato com a natureza permitido pelo Parque Zoobotânico Mangal das Garças o torna um ponto de refúgio pra quem procura paz e tranquilidade no mês das férias. Em meio às árvores e lagos, se desvenda uma rica flora amazônica e fauna formada por mais de 500 animais de 70 espécies diferentes, além das aves visitantes que são atraídas pela segurança e alimentação encontrada por lá.
Em julho, mês em que o Parque costuma receber mais de 30 mil pessoas, o Mangal oferece programação cultural diária voltada para educação ambiental. De terça a domingo, é possível apreciar o Momento Alimentação dos animais, em que os tratadores do Parque alimentam as garças, peixes e tartarugas que vivem nas áreas externas do Mangal. Na Reserva José Márcio Ayres - maior Borboletário da América do Sul com 1400 m² - a dica é apreciar a soltura das borboletas, momento em que as espécies que realizaram ciclo evolutivo no Criatório do Mangal chegam à fase alada e são soltas na Reserva. Anexo ao Borboletário, o Corredor da Metamorfose é a novidade do mês de julho no Parque. O espaço apresenta todo o ciclo evolutivo e as relações ecológicas da borboleta, com roteiro diário às 10h30.
O Mangal das Garças funciona de terça a domingo, de 9h às 18h, com entrada gratuita. O Parque Zoobotânico está localizado na Passagem Carneiro Rocha, bairro da Cidade Velha.
Confira a programação diária do Mangal:
9h – Alimentação de peixes e tartarugas no Recanto da Curva
10h e 16h – Soltura das borboletas no Borboletário
10h30 – Corredor da Metamorfose
11h, 15h e 17h30 – Alimentação das garças no Recanto da Curva
Sábado, domingo e feriado
10h – Roteiro Expresso
segunda-feira, 27 de julho de 2015
Amazônia no prato: veja por que chefs amam frutas, ervas e peixes da região
A erva anestesiante Jambu é vista em pratos como o tacacá e até em drinques |
Em São Paulo, a empresária paraense Marina Cabral aproveitou a boa fase para matar saudades e para abastecer cozinheiros: criou a Combu Gourmet. A distribuidora traz sorvetes artesanais (de frutas marcantes como bacuri e cupuaçu); jambu (erva que faz a boca formigar) puro e em cachaças; diferentes tipos de farinha e goma de mandioca (elas são mais frescas e granulosas do que as nordestinas) e um tipo exclusivo de tucupi, o preto: "É a pasta do cozimento lento do tucupi, usado como condimento para finalizar arrozes ou marinar carnes", como se fosse o missô, a pasta fermentada de soja popular na culinária japonesa.
Os sabores, cores e perfumes de boa parte dos ingredientes amazônicos são exuberantes como a selva. Os peixes costumam ser imensos, graças à abundância de alimentos; as pimentas e outros temperos mais aromáticos; as frutas mais doces pela atmosfera quente e úmida. No entanto, tirá-los da floresta não é óbvio e talvez essa seja parte da sedução aos grandes cozinheiros.
"É muito inspirador. Já fiz arroz de pato com tucupi e chicória do norte, já salteei a pescada-cambucu com creme de castanha-do-Pará e tucumã (fruto de uma palmeira da Amazônia) e fiz brigadeiro com cacau da Ilha do Combu", revela o chef e pesquisador Ivan Achcar, do restaurante paulistano Alma.
Recentemente em São Paulo a convite de Alex Atala, Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro de Manaus, serviu receitas criativas de chibé ("papa" de farinha de mandioca) com abacaxi amazônico (dulcíssimo), saúva amazônica e pimenta Baniwa, um mix de pimentas cultivadas em sistema agrícola indígena nas margens dos rios.
Mais do que isso, apresentou ao colega e aos outros cozinheiros do D.O.M. e do Dalva e Dito ingredientes jamais vistos, caso de cogumelos que nem nome têm, do puxuri (semente com aroma de louro, canela e anis) e do surpreendente ariá (uma batatinha adocicada com textura de pera). "Apesar de viver colado na floresta, as possibilidades de ingredientes e usos são infinitas, por isso os chefs se voltam cada vez mais para a Amazônia", dia Schaedler. Difícil discordar.
Açaí
O mais conhecido é o frutinho roxo de sabor terroso, mas ele também existe numa versão mais rara, de cor branca. O sabor é praticamente o mesmo e também funciona em sorvetes, em tigelas com frutas e granola ou, como se come no Pará e estados vizinhos, com peixe frito e sem nenhum tipo de xarope para adoçá-lo.
Pirarucu
É o bacalhau da Amazônia, já que muitas vezes é conservado em sal como o parente lusitano. Mas é um tanto maior ? chega a 3 metros de comprimento! Sua carne é firme e apreciada em moquecas, bolinhos e até na grelha.
Cumaru
Esqueça a baunilha! Essa semente aromática também conhecida como fava-tonka é ainda mais concentrada e amadeirada, mas igualmente parceira perfeita para a confeitaria. Combinação ideal: em pudim de leite.
Tucupi
É o líquido amarelo e fermentado da mandioca brava, diretamente associado ao pato preparado em seu caldo. No entanto, no cotidiano, quem não tem pato vai com frango mesmo, em sopinhas e até em caldeiradas de peixe e moquecas típicas no Norte do País.
Jambu
Tradicionalmente, a erva anestesiante é vista em pratos como o tacacá (caldo com goma de tapioca camarões salgados) e o pato no tucupi (que já virou recheio de coxinhas e pasteizinhos). Hoje, é queridinho na coquetelaria (daí as cachaças aromatizadas com ele) e dá graça a brigadeiros de chefs.
Farinha de Uarini
É farinha de mandioca mais grossa, que sobra na peneira, e mais usada para acompanhar o arroz com feijão do dia-a-dia. Também é vista em farofas (a com a banana-pacová, que lembra a da terra, é uma das mais populares), em cuscuz e empanando peixes. Um aviso: ela é dura, bem dura. Deve-se tomar cuidado com os dentes!
Fonte: Portal UOL
Açaí reduz o colesterol e é aliado contra o câncer
![]() |
Sorvete de Açaí / Foto: Jean Barbosa Setur-PA |
Repleto de antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce, a fruta é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol, além de ser fonte de fibra - o que contribui diretamente no bom funcionamento do intestino - reflexo de uma boa saúde.
AÇAÍ x GORDURA
Não é de hoje que o açaí é considerado vilão por muitos que crêem que a fruta é muito calórica gordurosa. O que não corresponde à realidade já que cem gramas da polpa possui apenas 70 calorias e cinco gramas de gordura, sendo que a maior parte dela é de ômega-9, o mesmo presente no azeite e no abacate.
O que transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica é o que se adiciona na lanchonete, como xarope de guaraná (puro açúcar!), granola e banana, farinhas etc. Se o açaí for consumido sem os aditivos ultracalóricos não há nenhum problema no uso diário, e não há nenhuma contraindicação, a não ser alguma sensibilidade individual. Inclusive, nas regiões produtoras como o Pará, as pessoas chegam a ingerir até 1 litro diário do produto.
COMBATE AO CÂNCER
![]() |
Açaí / Foto: Jean Barbosa Setur-PA |
MAIS BENEFÍCIOS
O açaí é um energético, o que o torna popular entre os praticantes de atividades que demandam muita energia, como o surf, a luta e a musculação. Ele atua no aparelho circulatório, reduz as taxas de colesterol, tem ação anti-inflamatória, ajuda o aparelho digestivo e promove a saúde intestinal. A fruta também protege a pele da ação dos raios solares, age na saúde dos olhos, pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer e contribui para a longevidade.
Fonte: Diário Online (com informações dos sites Boa Forma e Minha Vida)
Tapajós convida para Festribal em Juruti e Círio Fluvial de Santo Antônio em Oriximiná
![]() |
Festribal em Juruti |
Dois importantes eventos do calendário turístico do Pará acontecem nos próximos finais de semana. O primeiro, representativo da cultura indígena da região do Tapajós é o Festribal – Festival das Tribos Indígenas de Juruti. O segundo expressa a religiosidade do povo tapajônico que vive em Oriximiná. É o Círio Fluvial de Santo Antônio.
A programação em Juruti começa no dia 30 deste mês e segue até o dia 1º de agosto. Esta 21ª edição do FESTRIBAL, que é Patrimônio Cultural do Estado do Pará, renova a tradição do duelo cultural entre tribos Munduruku e Muirapinima, que vão defender os temas “Rituais” e “Ensinância Ancestral”, respectivamente. O duelo que resgata e difunde as tradições indígenas de Juruti acontecem no Tribódromo.
O Festribal é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer os atrativos turístico de Juruti, distante de Belém 848 km, mas muito próximo de Santarém, de onde partem lanchas diariamente.
Algumas linhas de Táxi Aéreo também fazem voos regulares para Juruti.
Sobre Juruti: Juruti é uma cidade pequena, bastante acolhedora e conserva todas as características dos municípios da região do Baixo Amazonas. Foi uma aldeia dos índios mundurucu, fundada, segundo Ferreira Pena, em 1818, e submetida à administração de um missionário com poderes paroquiais. Em 31 de março de 1938, pela Lei 2972, constitui-se o município com seus limites geográficos atuais.
Turismo: entre os principais atrativos a serem visitados em Juruti estão o Lago Grande do Salé o Lago do Jará e a Praia do Formigão (Juruti Velho).
Círio de Santo Antônio em Oriximiná
Círio Fluvial Noturno de Oriximiná |
As festividades de Santo Antônio, anualmente, atraem romeiros de várias partes do Brasil para aquele município do Tapajós. Este ano não será diferente. Toda a comunidade já está trabalhando para a grande procissão, que acontece no primeiro domingo de agosto, dia 2, percorrendo o Rio Trombetas em uma belíssima homenagem ao padroeiro do município.
A procissão, que desde 1946 deixou de ser terrestre e passou a ser fluvial, sai da comunidade Amaipi por volta das 17 horas. Centenas de embarcações iluminadas percorrem o rio, até seu retorno para a Igreja Matriz de Santo Antônio.
A manifestação religiosa que expressa a devoção dos ribeirinhos e visitantes, também é reflexo da criatividade da comunidade, expressa, por exemplo, através de barquinhas coloridas e iluminadas, fabricadas em Aninga e papel de seda multicor, que iluminam a extensão do rio durante o cortejo
A berlinda com a imagem de Santo Antônio é conduzida em uma balsa cuidadosamente ornamentada. Show pirotécnico, bandeiras e balões coloridos, orações e muitos aplausos fazem do cenário um dos mais inesquecíveis entre os eventos turísticos religiosos do Pará.
O Círio de Oriximiná também é oportuno para os turistas apreciarem outros atrativos do lugar, a exemplo do cotidiano das comunidades quilombolas e indígenas, os lagos Caipiruru, Europeu, excelentes para pesca esportiva.
O Festribal, em Juruti e o Círio Fluvial Noturno de Oriximiná são eventos apoiados pela Incubadora de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo do (Pará (Setur).
Atualmente, nove eventos são acompanhados pela Incubadora de Eventos da Setur: Paixão de Cristo, em Barcarena; Festival do Miriti, em Abaetetuba; Festival Junino do Boi Tinga, em São Caetano de Odivelas; Festival do Camarão, em Muaná; Festival das Tribos Indígenas, em Juruti; Círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná; Festival do Sairé, em Santarém; Festival do Carimbó em Marapanim; e Marujada, em Bragança.
Texto: Benigna Soares - DPRT-Setur-PA
MTur seleciona propostas que divulgam os destinos por meio da gastronomia regional
![]() |
Pudim de Bacuri / Foto João Ramid |
Chamada pública foi aberta nesta sexta-feira (24) e se estende até o dia 18 de setembro. Experimentar os pratos locais é uma das grandes motivações dos viajantes. O Ministério do Turismo abriu nesta sexta-feira (24), por meio do Sistema de Convênios (SICONV), uma chamada pública para selecionar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas, de modo que cada projeto poderá contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil.
As ações devem ocorrer em qualquer um dos os 214 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro e priorizados no âmbito do Pronatec Turismo e devem ser apresentadas, exclusivamente, por meio do SICONV entre os dias 10 de agosto e 18 de setembro de 2015. A entidade ou órgão da administração proponente deve possuir dotação orçamentária específica para o turismo, comprovar sua capacidade para executar o projeto e suas atividades devem estar relacionadas com sua proposta. São elegíveis propostas de projetos apresentadas por representantes de órgãos ou entidades da Administração Pública estadual, distrital e municipal.
Festival de Ópera inicia venda de ingressos nesta segunda-feira
![]() |
Começam a ser vendidos nesta segunda-feira (27)
os ingressos
para o XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.
A bilheteria abre a partir das
9h.
|
Começam a ser vendidos nesta segunda-feira (27) os ingressos para o XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que vai de 7 de agosto a 19 de setembro, com programação também na Igreja de Santo Alexandre. A bilheteria será aberta a partir das 9 horas para todas as atrações, exceto para as récitas de “Os Pescadores de Pérolas”, cuja venda começa em 20 de agosto.
O festival terá duas óperas. A primeira é “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Iberê de Lemos, que será encenada pela primeira vez em Belém, na Igreja de Santo Alexandre, em agosto; a segunda, encerrando o festival, é “Os Pescadores de Pérolas”, do compositor francês Georges Bizet, que terá direção cênica do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, diretor de filmes como “Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio Sobre a Cegueira”, entre outros.
O festival começa no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20 horas, no Theatro da Paz, com o concerto de abertura da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), dirigida pela primeira vez por Mauro Wrona, produtor, diretor, e também maestro. Duas das maiores cantoras brasileiras – Eliane Coelho e Denise de Freitas – interpretarão no concerto árias e duetos célebres dos compositores Bellini, Verdi, Ponchielli, Donizetti, entre outros. O espetáculo terá um intervalo de 15 minutos.
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Festival do Theatro da Paz terá ópera dirigida por Fernando Meirelles
![]() |
Foto: Carlos Sodré / AG.PARÁ |
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e em parceria com a Academia Paraense de Música, apresentou à imprensa, na manhã desta quinta-feira (23), as atividades do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que ocorre 7 de agosto a 19 de setembro, no Theatro da Paz e na Igreja de Santo Alexandre. A bilheteria será aberta na segunda-feira (27), para todas as atrações, exceto para as récitas de “Os Pescadores de Pérolas”, cuja venda será em agosto.
Este ano, serão encenadas duas óperas. A primeira é “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Iberê de Lemos, que será montada pela primeira vez em Belém, na Igreja de Santo Alexandre, em agosto; a segunda, encerrando o festival, em setembro, no Theatro da Paz, é “Os Pescadores de Pérolas”, obra do compositor francês Georges Bizet, que terá direção cênica do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, diretor de filmes como “Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio Sobre a Cegueira”, entre outros. A montagem marca a estreia dele na direção operística.
“O festival traz uma série de novidades, entre elas, a encenação da ópera ‘A Ceia dos Cardeais’. Será um trabalho muito interessante. A outra grande novidade é a ópera ‘Os Pescadores de Pérolas’, que será vista, em uma das récitas, simultaneamente, em Belém e em cinemas de algumas cidades brasileiras, como já é costume nos EUA e na Europa. Além disso, o diretor de ópera, Fernando Meirelles, confirmou que o canal HBO vai fazer documentário de uma hora sobre a montagem”, informou o secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes.
Além das óperas, o festival terá três recitais, um com Carmem Monarcha, outro com 14 cantores líricos paraenses e outro com as cantoras Eliane Coelho e Denise de Freitas, que abre oficialmente o festival, em 7 de agosto. Além disso, o evento terá sete palestras sobre a cena operística, uma delas com Fernando Meirelles falando sobre a experiência de dirigir uma ópera. O XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz será encerrado no dia 19 de setembro com o já tradicional concerto ao ar livre, de graça, em frente ao Theatro da Paz.
Confira hoje na Estação das Docas: Grupo Charme Caboclo apresentando o Carimbó e lendas
![]() |
Foto: Geraldo Ramos - OS Pará 2000 |
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014, o carimbó uma das expressões mais fortes da cultura paraense foi um dos ritmos escolhido pelo Grupo Charme Caboclo para apresentação no Projeto Pôr-do-Som, nesta sexta-feira, 24 de julho, a partir das 18h, na Orla do Armazém 3 da Estação das Docas.
Fundado há 16 anos, no bairro da Pratinha, em Belém, o Grupo de Expressões Folclóricas Charme Caboclo trabalha com pesquisas das lendas amazônicas, poesias e danças.
“Além das diversas coreografias do carimbó iremos apresentar a invernada Marajoara, a Ciranda do Norte e de Santarém a Farinhada – retrato do processo de fabricação da farinha, e a música de nossa autoria sobre a lenda do Boto” antecipa Rita Sena, diretora do grupo.
O projeto Pôr-do-Som é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Organização Social Pará2000, que administra a Estação das Docas e promove programações culturais gratuitas à população.
“É muito gratificante poder nos apresentar em um espaço como a Estação, além de ser uma janela para o grupo, o projeto é uma janela para a nossa cultura ser apresentada aos turistas” reforça Rita Sena.
Neste domingo na Estação das Docas: Espetáculo “A lenda de Kojiki – O livro do pleno conhecimento”
![]() |
Foto: Geraldo Ramos - OS Pará 2000 |
O Projeto Teatro ao Pôr-do-Sol apresenta neste domingo, 26 de julho, no Terminal Fluvial da Estação das Docas, a contação “A lenda de Kojiki – O livro do pleno conhecimento” da Cia do Sarau, a partir das 17h30. A programação é voltada para as crianças e toda família.
A obra escrita por Maíra Monteiro retrata um período mitológico e cheio de lendas onde a terra era habitada somente por dragões, entre eles a rainha “Takami” que após criar o homem, criou o “kojiki” – livro do pleno conhecimento, para através da leitura ensinar tudo que o homem precisava aprender.
“Esta é a primeira vez que faremos esse espetáculo na Estação, ao escrever busco sempre passar um mensagem positiva para as crianças e neste em especial reforço a todo momento o incentivo a prática da leitura. É muito gostoso apresentar na Estação, o contato com o público direto permite uma maior participação e interação das crianças” ressalta Maíra Monteiro da Cia do Sarau.
Participam do espetáculo os atores Waldiney Velasco, Maíra Monteiro e o músico Alejandro Segovia responsável pela trilha musical, elemento utilizado para envolver ainda mais a plateia na apresentação.
O projeto Pôr-do-Sol é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. A entrada é gratuita. Confira a programação cultural no site: www.estacaodasdocas.com.br.
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Círio de Nazaré nos quadrinhos da Turma da Mônica
![]() |
Revista editada pelo jornalista Raimundo
Pinto |
“A História em Quadrinhos do Círio de Nazaré”, de autoria do quadrinista paraense Luiz Pinto, foi uma das primeiras iniciativas de narrar, em quadrinhos, sobre a mais importante manifestação católica da Amazônia. Luiz na ocasião contou com apoio do Governo do Estado, através da extinta Paratur para a produção da revista, denominada "História do Círio de Nazaré em Quadrinhos". Esse apoio teve continuidade em 2011 pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) tendo em vista a importância da obra para a promoção e divulgação do Círio como o mais importante evento anual da Amazônia voltado ao segmento turismo religioso.
A revista circula as principais feiras de turismo do Brasil e do exterior, atende demanda de intercâmbios, grandes eventos nacionais e até internacionais com a história do Círio, em uma linguagem simples e ilustrações bem expressivas da cultura e da religiosidade dos paraenses, herança dos portugueses.
TURMA DA MÔNICA: Agora é a vez da Basílica Santuário e o Círio de Nazaré serem tema de um gibi da Turma da Mônica. Como parte do terceiro livro, a Editora Santuário em parceria com a Editora Mauricio de Sousa estão produzindo uma edição especial chamada "Turma da Mônica vai ao Círio de Nazaré".
![]() |
Robson Barreto Lacerda, da Editora Maurício
de Sousa Produções roteiriza uma nova proposta
|
Segundo Robson Barreto Lacerda, do departamento de Roteiro e Criação da Editora Maurício de Sousa Produções, que chegou nesta quarta-feira (04) em Belém e ficará hospedado na Basílica Santuário, o livro mostrará a visita da Turma da Mônica pelos Santuários do Brasil. Em Belém, o objetivo do roteirista é sentir mais de perto a emoção da devoção dos fiéis ao visitarem a Basílica e Círio de Nazaré. “Este é o terceiro livro, já fizemos o Santuário de Aparecida e Trindade. Meu objetivo aqui é conhecer mais de perto a história de devoção do povo paraense, a Basílica Santuário e fazer o trajeto do Círio de Nazaré, e representar da melhor forma possível”, disse o roteirista.
O texto para o livro foi enviado diretamente para o Reitor do Santuário, Pe. José Ramos das Mercês, que já aprovou.
“A iniciativa é maravilhosa, o trabalho ficará muito bom” acrescentou o Pe. Ramos, profundo conhecedor da história da Basílica Santuário e do Círio de Nazaré. A revista será lançada no segundo semestre de 2015.
Fonte: Comunicação Setur-PA e Basílica Santuário de Nazaré
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Vôo Belém-Paramaribo abre novas portas ao turismo do Pará
Atrativo natural no Suriname - Foto: Bnigna Soares/Abrajet-PA |
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Gol Linhas Aéreas estão fazendo ações conjuntas com o empresariado paraense e do Suriname para promoção do novo vôo Belém-Paramaribo, que será inaugurado no próximo dia 25 de agosto. A nova rota internacional se junta aos vôos Belém-Miami operado pela TAM e Belém-Lisboa realizado pela TAP, como mais um ponto chave que facilite o acesso do turista estrangeiro ao estado, conforme objetivos e metas do Plano de Turismo “Ver-o-Pará”.
Em viagem de missão precursora a Paramaribo, capital do Suriname, representantes da Setur e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-PA) estiveram em contato com os setores empresariais locais para tratar das oportunidades de negócio que se abrirão com o novo vôo da Gol Linhas Aéreas, Belém-Paramaribo, a partir do próximo dia 25 de agosto.
A fundação oficial Suriname Tourism, associação dos agentes de viagem e operadoras do país, Suriname Business Development, a câmara de comércio Chamber of Commerce & Industry e de produtores locais Manufacters Association Suriname estão entre os contatos firmados pelos representantes do Pará. Ainda como parte das tratativas, um grupo de oito empresários do Suriname deve vir a Belém, entre os dias 25 e 29 do mês seguinte, já no vôo inaugural, para fazer um famtour na capital paraense em roteiro que será elaborado por Setur e ABAV-PA.
![]() |
Atrativo turístico no Pará - Foto: Wilson Soares/Abrajet-PA |
Também nesta terça-feira (21), o executivo de contas da companhia área holandesa KLM, Érico Arcain, veio a Belém conversar com agentes de viagens locais e repassar as informações a respeito da parceria entre KLM e Gol, e como a partir do Suriname será possível estabelecer conexões com o Caribe e Europa, além de informações sobre os destinos trabalhados nestes mercados.
Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, este trabalho denota a importância da acessibilidade que facilite ao turista chegar até Belém, principal portão de entrada do Pará e da Amazônia. “Atualmente, com a articulação de parcerias costuradas com diferentes companhias áreas, além da rede que nos liga aos destinos nacionais, a capital paraense chegará aos 400 anos com vôos internacionais diretos para os Estados Unidos, Europa e outros territórios como o Suriname e Guiana Francesa, facilitando a relação com o Caribe e América Central”, conclui.
Texto: Israel Pegado Fotos: Divulgação/Ascom Setur
Plano Ver-o-Pará é tema de palestra em Vitória do Xingu
Representantes da Setur-Pará e da prefeitura de Vitória do Xingu |
O Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Pará foi tema de uma palestra proferida pelo Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, nesta terça-feira, dia 21, em Vitória do Xingu. A apresentação do Plano e dos projetos do Governo do Estado para aquela região aconteceu durante encontro com representantes da prefeitura local, com participação ainda do diretor do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR, Álvaro do Espírito Santo e do coordenador de Investimentos da SETUR, Gabriel Peixoto.
“Através do planejamento podemos observar os pontos fortes e pontos fracos, as necessidades do município em todos os sentidos. Posso citar a infraestrutura como uma delas, e cabe ao município gerenciá-las e posteriormente sinalizar para o empresariado quais investimentos devem ser feitos para atender esse público. O intuito é fazer do turismo geração de renda, melhorar as condições de vida e de desenvolvimento social sustentável”, disse Adenauer ao enaltecer a região turística do Xingu entre as prioridades de investimento no fortalecimento turístico pelo Estado.
“Em 2001, com o advento do primeiro plano de desenvolvimento turístico do estado do Pará, foi criado o Pólo Xingu. Porém, havia a necessidade de ter um planejamento regional e municipal. Neste primeiro momento da recente criada Secretaria de Estado de Turismo, apenas 38 dos 144 municípios paraenses foram selecionados para receber o incentivo e apoio do estado. Vitória do Xingu, que vem crescendo dentro de uma realidade econômica mais promissora, se credenciou para desenvolver o seu planejamento estratégico sustentável de turismo e tentar trabalhar a implantação e o entendimento do turismo como atividade econômica no município”, ressaltou.

REGIÃO DO XINGU: A região turística do Xingu, que tem como município sede Altamira, reserva aos visitantes muitos atrativos. Neste período de veraneio, é muito procurado por guardar atrativos naturais e produtos diversos. A pesca é também um diferencial na região. Unidades de Conservação (Cs), comunidades indígenas diversas, praias e balneários ao longo do rio Xingu, entre outros se destacam na região, que tem uma rica e exótica gastronomia e cultura surpreendente, inspirada na exuberante natureza da Amazônia que no Pará.
Texto e foto: Wilson Soares - Abrajet Pará/Xingu
terça-feira, 21 de julho de 2015
Cerca de 80 mil turistas visitam o Pará durante o mês de julho
Dentro desse panorama, estudo feito a pedido da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) revela que a expectativa é que cerca de 80 mil turistas passem pelo Estado durante o mês de julho, injetando algo em torno de US$ 20 milhões na economia local. O levantamento ouviu 2.220 turistas nos seis polos turísticos do Estado. “A implementação de atividades turísticas é desenvolvida pelo Estado durante o todo o ano. O mês de julho recebe, sim, uma atenção especial, mas estruturar o turismo é uma prática constante da Setur”, diz o titular da secretaria, Adenauer Góes.
![]() |
O estudante Murilo Ricarte, de Fortaleza (CE), conheceu, na companhia da namorada, um pouco da história da cidade no Forte do Castelo. FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ |
Ainda sobre as razões de se conhecer o Estado, 52% dos turistas são motivados por lazer – dentro desse critério, 61% destacaram os atrativos naturais como maior incentivo para vir ao Pará. Para os turistas brasileiros que estiveram no Estado, os aspectos mais destacados são: cultura (57%), natureza (35%) e hospitalidade (22%). Desses visitantes, 88% manifestaram a intenção de voltar ao Pará e 93% recomendam o destino Pará a amigos e parentes.
Leia mais: AGÊNCIA PARÁ
segunda-feira, 20 de julho de 2015
TAM Viagens recomenda: Conheça Belém
A paisagem de Belém é muito singular: suas ruas são protegidas por enormes mangueiras e opulentas construções erguidas no auge do Ciclo da Borracha, no século 19, tomam conta da área central.
A capital paraense figura como uma das portas de entrada da Amazônia. E realmente guarda pedacinhos dessa diversidade em algumas de suas áreas verdes, como o Parque Emílio Goeldi, onde o visitante consegue estar face a face com alguns animais circulando livremente, ou com onça e peixe-boi nos respectivos cativeiros.

Outros programas da cidade estão reunidos em frente à Baía do Guajará. A Estação das Docas, uma espécie de Puerto Madero paraense, reúne bares, restaurantes e lojinhas - além claro, da privilegiada vista. O imperdível Mercado Ver-o-Peso concentra todos os cheiros e sabores dos produtos amazônicos, além de personagens pra lá de curiosos.
Ali pertinho, a Praça Frei Caetano abriga várias atrações: a oitocentista Casa das Onze Janelas, o Forte do Presépio e a Catedral da Sé , ponto de partida da última procissão do Círio de Nazaré, quando a imagem sai em direção à Basílica de Nazaré.

A gastronomia amazônica aparece com muita força em Belém. Pratos como a maniçoba, o tucupi, o tacacá e o açaí podem ser conferidos nos restaurantes e barracas de rua.
Planejamento: WTM Latin América já está agendando para 2016
A equipe da WTM Latin America já está reservando espaços para o evento, que acontecerá no Expo Center Norte entre os dias 29 e 31 de março de 2016. Os números de 2015 são excelentes, com 6.139 visitantes únicos , 21% de acréscimo com relação a 2014, 610 mídias e 82% de acréscimo com relação a 2014. Foram 1.327 compradores, 45% de acréscimo com relação a 2014. No total 116 hosted buyers, incluindo participantes do programa da EMBRATUR, participaram do evento.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promoveu o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia. que propõe 8 dias e 7 noites em Belém, Salvaterra e Soure, no Marajó, Santarém, Alter-do-Chão e Belterra, no Tapajós.
Para saber mais informações sobre a edição de 2015 acesse:
WTM Latin America website: www.wtmlatinamerica.com
Vídeo do dia 1 - www.youtube.com/watch?v=J6OO9eYrB8A#
Vídeo do dia 2 - www.youtube.com/watch?v=w3dgd_HE3pw
Vídeo do dia 3- www.youtube.com/watch?v=UnY4NGwRlhk
Veranistas aprovam organização do trânsito em Salinas
![]() |
Localizada a 220 km de Belém, Salinas lidera o ranking dos destinos mais procurados pelos paraenses e turistas durante o veraneio |
Nem mesmo o clima nublado espantou os veranistas de Salinas neste fim de semana. A barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou movimento intenso desde a manhã de sexta-feira, 17, quando proximadamente 60 carros passavam por minuto, nos horários de pico. A Operação Verão 2015 conta com um grande efetivo de agentes dos órgãos de segurança pública do Estado nas praias do município.
De acordo com o Capitão Jandy Araújo, da PRE, considerando que o mês do veraneio já passou da metade os números são positivos. “No ano passado tivemos dez mortes nas rodovias estaduais durante o mês de julho. Este ano, até agora foram duas vítimas fatais. Acreditamos em uma boa redução graças às ações de conscientização. Nossas ocorrências mais comuns, infelizmente, ainda são as de embriaguez ao volante, que somaram quase 30 ocorrências desde o início do mês, e de ultrapassagem em linha contínua, algo que os motoristas fazem muito e gera uma multa de R$ 953 mais sete pontos na carteira”, alertou.
A Polícia Rodoviária Estadual tem três postos fixos no itinerário de acesso à Salinas: um na entrada do balneário, na PA-124; um no trevo do município de Santa Maria, na PA-324, e outro na via que dá acesso à praia do Atalaia, na PA-444. “Felizmente só registramos acidentes pequenos, que causaram apenas danos materiais, no entanto todos causados por embriaguez. Mas estamos vigilantes, inclusive com uma barreira na madrugada junto com o Detran, na saída da praia, onde acontecem muitas festas. Em Salinas somos 44 militares com apoio de 10 motos e três viaturas”, informou o militar.
“Salinas é tudo de bom, amamos esse lugar. A gente vem não só em julho como em qualquer época do ano, e pelo que estamos vendo está bem mais organizado. O trânsito está ordenado, a gente não vê mais aquela circulação de carros e motos na praia como era antes. Somos de Paragominas e, sempre que temos a chance, trazemos toda a família pra cá", conta a comerciante Heloisa Iquerly.
O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e o Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada pra garantir a fluidez e organização do trânsito na cidade. De acordo com o horário da maré, alguns pontos de entrada e saída da praia podem ser interditados, funcionando apenas em um fluxo, caso seja necessário. “Logo que os veranistas entram na praia são orientados sobre o funcionamento do trânsito de veículos", esclareceu.
sexta-feira, 17 de julho de 2015
Novas parcerias fortalecem turismo e laços históricos com Portugal
![]() |
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, recebeu a responsável operacional de turismo da agência em Portugal, Rafaela Almeida |
“O objetivo da minha presença aqui é verificar de que tipo de apoio, do que o estado está precisando para divulgação do Pará, além de fortalecer essa parceria com o Governo para que os destinos de vocês estejam ainda mais presentes nos catálogos e produtos da Mundo Abreu”, afirmou Rafaela.
De acordo com Adenauer Góes, a entrada do Pará como um dos destinos indicados no catálogo da Abreu Turismo foi “a grande conquista da última participação do estado na Bolsa de Turismo de Lisboa”, feira internacional realizada de 25 de fevereiro e 1º de março deste ano. “O Pará é esse centro da Amazônia. No momento que a TAP construiu essa ‘ponte sobre o Oceano Atlântico’ (vôo Belém-Lisboa inaugurado em junho de 2014), a Mundo Abreu viu a oportunidade de trazer esse turista de lá pra cá, em especial, pela histórica relação existente com Portugal”, comentou Góes, que mencionou a importância do turismo receptivo paraense para o crescimento do turismo enquanto atividade econômica geradora de renda e postos de trabalho no estado.
Procurando um destino certo para esse verão? Soure e Salvaterra, na Ilha do Marajó, são as melhores dicas!!!
![]() |
Praia do Pesqueiro - Salvaterra, na Ilha do Marajó Foto: Sidney Oliveira / AG. PARÁ |
Cerca de 4,2 mil pessoas devem passar, por dia, pelo Terminal Hidroviário de Belém Luiz Rebelo Neto nos quatro dias do terceiro fim de semana de julho. A estimativa supera a previsão feita no início do mês, que era de 3,5 mil veranistas diários. Os destinos mais procurados continuam sendo as cidades de Soure e Salvaterra, na Ilha do Marajó, mas alguns municípios do Baixo Tocantins, principalmente Cametá, também integram a lista dos lugares mais requisitados nesse período de férias escolares.
Nesta quinta-feira (16), a movimentação foi intensa pelo período da tarde. As embarcações de 14h30 e 15h, com destino a Soure e ao Porto do Camará, respectivamente, partiram do Terminal Hidroviário de Belém com cerca de 600 passageiros, cada uma. A expectativa é que na sexta-feira (17), o movimento seja ainda mais intenso, dado o volume de procura por passagens. “A movimentação será, ao que tudo indica, muito superior ao fim de semana anterior”, estima o gerente operacional do terminal, Axel Sanches.
Segurança - A estrutura de conforto e embarque do novo terminal é um atrativo a mais para quem opta por aproveitar as férias de julho fora de Belém. O estudante Matheus Pamplona sempre viaja para Salvaterra e pontua que a espera, quando necessária, já não vem acompanhada de pressa para embarcar. “Não tinha como esperar antes no antigo terminal. Era chegar e embarcar, ou ficar lá fora olhando os carros passarem, porque era tudo muito bagunçado”, relembra.
Leia mais.
Setur faz visita técnica para formatação de cursos em Ecoturismo
![]() |
Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fez visita técnica à comunidade do Abacatal, município de Ananindeua |
Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fez visita técnica à comunidade do Abacatal, município de Ananindeua, nesta quarta-feira, 15. A ação faz parte da formatação dos módulos de aulas práticas do curso de “Condutor de Trilha e Caminhadas”, que será executado em parceria com o Batalhão de Policial Ambiental (BPA) e Setur, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQtur).
Na comunidade foi criada a Associação de Moradores e Produtos Quilombolas do Abacatal/Aurá, que produz itens como farinha e goma de tapioca, farinha de mandioca, tucupi, galinha caipira, peru e uma variedade de frutas regionais, além de artesanato. Toda a renda obtida com a venda dessa produção é revertida em beneficio da comunidade, que investe também na infraestrutura local, já que a vila está inserida em um roteiro de turismo ecológico
O turista que visita a comunidade do Abacatal tem a oportunidade de vivenciar o modo de vida local, além de aproveitar as trilhas, caminhadas e passeios pelos rios, igarapés disponíveis.
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Marajó paraíso exótico para todos os gostos
![]() |
A praia mais tradicional de Soure, a praia do Pesqueiro, oferece um cenário deslumbrante e passeios de búfalo |
No terceiro final de semana de julho apresentamos os municípios de Salvaterra e Soure, no Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, que fica na confluência do oceano Atlântico com a foz do rio Amazonas. Inserido em um complexo hidrográfico composto por inúmeros canais, furos, igarapés e lagos, o Marajó tem uma variação de maré superior a três metros, que faz desse um elemento determinante na paisagem local. Foi exatamente esta peculiaridade que inspirou e deu título ao livro-reportagem “Marajó, a Ditadura das Águas”, do padre italiano Giovanni Galo, que chegou à região para estudá-la e acabou por se instalar em definitivo no arquipélago.
Além de paisagens tão belas, quanto exóticas - que passam por praias, igarapés, lagos e fazendas - o visitante também tem a chance de assistir a cenas que só o Marajó é capaz de produzir, como a convivência harmoniosa dos búfalos com os moradores, que permitem sua livre circulação pelas ruas dos vilarejos. O patrimônio cultural do Marajó remonta aos seus habitantes originais, os marajoaras, considerados um dos grupos humanos mais antigos da Amazônia com registros que datam do século V e reconhecidos pela extraordinária produção ceramista.
A culinária marajoara também é marcada pelos pratos exóticos e de sabor incomparável. Receitas com carne e queijo de búfalo ou os deliciosos peixes da região convidam a uma viagem gastronômica.
![]() |
Histórica Vila de Joanes, sítio arqueológico do período colonial |
Outro programa que merece um tempo reservado é o que leva à Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila de Joanes (AERAJ), que congrega a produção de artesanato local, e as apresentações de grupos de carimbó, ritmo típico da região, que acontecem em diferentes espaços. Embora não sejam programadas, as revoadas de pássaros (guarás e colhereiros) são espetáculos à parte.
A distância entre o porto e a vila de Joanes é de aproximadamente 22 km. Do Camará, é possível ir de van até a comunidade. Se for de carro, basta seguir a sinalização. Ainda em Salvaterra, a Praia Grande também recebe muitos turistas. Do município para Soure, o deslocamento é feito por meio da travessia por balsa, que demora cerca de cinco minutos.
![]() |
Em Soure, a diversão está na praia do Pesqueiro, localizada na foz do Rio Amazonas e distante da sede do município cerca de 30 minutos. |
O roteiro oferece de tudo um pouco - trilhas na floresta e nos mangues, canoagem pelo rio, cavalgada, passeio de búfalo, praias desertas, igarapés, além de uma rica fauna. A visita ao ateliê de cerâmica e ao Centro de Processamento do Artesanato do Couro de Búfalo encerram o itinerário.
Assinar:
Postagens (Atom)