terça-feira, 21 de julho de 2015

Cerca de 80 mil turistas visitam o Pará durante o mês de julho

O alto índice de visitantes é constatado em visitas simples a
locais que já se tornaram referencia turística importante,
na capital. A Estação das Docas é uma delas.
FOTO: CRISTINO MARTINS / ARQUIVO AG. PARÁ
O calor do mês de julho, as praias de água doce e a paisagem deslumbrante da flora local atraem, todos os anos, uma quantidade expressiva de turistas de outros Estados ao Pará, sobretudo no auge do chamado “verão amazônico”, quando visitantes dos mais diferentes perfis e das mais variadas origens chegam ao território paraense em busca de sol e água fresca. Complementam esse roteiro o conjunto arquitetônico de um peso histórico pouco visto em outras partes do Brasil.

Dentro desse panorama, estudo feito a pedido da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) revela que a expectativa é que cerca de 80 mil turistas passem pelo Estado durante o mês de julho, injetando algo em torno de US$ 20 milhões na economia local. O levantamento ouviu 2.220 turistas nos seis polos turísticos do Estado. “A implementação de atividades turísticas é desenvolvida pelo Estado durante o todo o ano. O mês de julho recebe, sim, uma atenção especial, mas estruturar o turismo é uma prática constante da Setur”, diz o titular da secretaria, Adenauer Góes.

O estudante Murilo Ricarte, de Fortaleza (CE), conheceu,
na companhia da namorada, um pouco da história da
cidade no Forte do Castelo.
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
Ainda segundo o estudo, o sexo masculino representa 51% dos visitantes, com idades entre 18 e 35 anos. Cinquenta e quatro por cento são casados, 39% solteiros, 53% têm ensino superior completo, 52% ficam hospedados na casa de parentes ou amigos e 29%, em hotéis. Quanto às razões da viagem, 58% chegam ao Pará por indicação de parentes ou amigos, 18% por informações veiculadas na internet e 13% estimulados por agências de viagens.

Ainda sobre as razões de se conhecer o Estado, 52% dos turistas são motivados por lazer – dentro desse critério, 61% destacaram os atrativos naturais como maior incentivo para vir ao Pará. Para os turistas brasileiros que estiveram no Estado, os aspectos mais destacados são: cultura (57%), natureza (35%) e hospitalidade (22%). Desses visitantes, 88% manifestaram a intenção de voltar ao Pará e 93% recomendam o destino Pará a amigos e parentes.

Leia mais: AGÊNCIA PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário