sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Setur promove workshop de políticas para o turismo em Salinópolis


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza nesta sexta-feira, dia 28 e neste sábado, dia 29 no Hotel Solar em Salinópolis o Workshop de Políticas para o Turismo – Pólo Amazônia Atlântica. Na ocasião Adenauer Góes, Secretário de Estado Turismo e Nelson de Abreu Pinto presidente das CNTUR- Confederação Nacional do Turismo assinarão termo de compromisso visando implantar a primeira Escola de Gastronomia do Pará.

Durante os dois dias do evento haverá várias palestras como “O papel da SETUR no processo de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará”,ministrada pelo Secretário Adenauer Góes, “Apresentação do Plano Ver-O-Pará: projetos e ações para o Pólo Amazônia Atlântica”, pela empresa Chias Marketing elaboradora do plano Ver-o-Pará e “Fontes de Financiamento para Desenvolvimento do Turismo da Amazônia”, minitrada pelo Superintendente Regional do Banco da Amazônia, Luiz Euclides Barros Feio. Haverá ainda a mesa redonda Projetos para o Fomento do Turismo no Pólo Amazônia Atlântica com a participação de representantes da CNTUR, do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretários Municipais de Turismo da região Amazônia Atlântica. 

Também faz parte da programação a possa da CNTUR Salinópolis, que antes era apenas restrita ás capitais brasileiras e agora, além de Salinópolis, terá representações em Marabá, na região do Araguaia Tocantins e Santarém, na região do Tapajós.

Serviço: Workshop de Políticas para o Turismo – Pólo Amazônia Atlântica
Datas: 28 e 29 de setembro de 2012
Local: Hotel Solar
Endereço: Av. Atlântica, SNº - Destacado - Salinópolis – PA

Equipe de cineastas alemães visita locações em Belém


Na próxima terça-feira (2), a equipe responsável pela produção do filme “Verloren im dschungel” (Perdidos na selva), do canal de TV alemão ZDF, chega a Belém para traçar os últimos detalhes para as gravações. O canal escolheu o Pará para iniciar um seriado de TV com histórias de pessoas nos mais importantes rios do mundo, tendo o estado como o primeiro da série. A produção conta com o apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) e Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), além da Companhia de Polícia Turística e outros organismos do Governo do Estado.

A equipe do filme, que já visitou Belém outras vezes para viabilizar a produção, permanece em na capital paraense até o dia 4. O diretor da trama e mais 9 integrantes da equipe técnica alemã devem visitar os locais escolhidos como cenário para poder traçar o cronograma de gravações. Eles também devem reunir-se com profissionais paraenses, entre atores e técnicos, que também comporão a equipe. Entre os locais onde serão gravadas cenas estão os complexos Feliz Lusitânia e Ver-o-Peso, Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e a localidade Furo do Maracujá, localizada na Ilha do Combu, região insular de Belém. Para acompanhar a equipe a Companhia de Policiamento Turístico montou um esquema especial para dar a segurança necessária.

A primeira etapa do filme deve ser rodada durante o Círio de Nazaré, e a segunda entre os dias 22 de outubro e 14 de novembro, nos demais locais escolhidos, mobilizando uma grande equipe de profissionais, sendo 30 vindos da Alemanha. A Presidente da Paratur, Socorro Costa aposta na realização da ficção como importante meio de divulgação do Pará na Europa. “Estamos contribuindo com a equipe dando a assistência necessária para que eles tenham uma boa estadia no Pará e levem a melhor impressão possível do estado aos europeus”, informa.

Texto: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

Turismo religioso movimenta Amazônia


Herança dos colonizadores europeus que historicamente passaram a ocupar a Amazônia, a religiosidade é algo marcante para a vida e a cultura de quem habita esta região. Riquíssima em manifestações, possui um enorme leque de eventos que servem como marcas determinantes para certos locais, presentes na maneira de celebrar as festas religiosas e nas peculiaridades que foram sendo agregadas às comemorações.

As manifestações atraem um grande número de participantes, sendo fator de desenvolvimento social e econômico pela grande movimentação de visitantes aos locais onde acontecem, levando reflexos especialmente ao turismo e à economia, tendo nos eventos uma espécie de porta de entrada, já que os visitantes sempre retornam.

Entre os destaques dessas festas a que mais atrai visitantes no Pará acontece no segundo domingo de outubro, em Belém, considerado o maior evento religioso católico do mundo, o Círio de Nazaré. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) são mais de 2 milhões de pessoas reunidas no centro de Belém apenas no domingo do Círio e, se for somado o público das 11 romarias que fazem parte do calendário oficial da chamada quadra Nazarena (período de 15 dias que a festa se estende) são mais de 5 milhões de pessoas circulando pela região metropolitana da capital paraense (levando-se em consideração que os devotos participam de mais de uma manifestação).

 Além do Círio de Nazaré em Belém, praticamente todos os municípios festejam seus padroeiros ao longo do ano, em um ciclo onde o maior número de manifestações ocorre de julho a dezembro. Algumas festas apresentam importantes peculiaridades, como é o caso de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, cujo Círio, também dedicado a Nossa Senhora de Nazaré já possui mais de 350 anos de história, e na localidade de Macapazinho, distrito do município de Castanhal, com uma romaria que percorre as águas de um estreito rio, em meio à floresta.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré na Amazônia se repete em outros estados, como é o Caso do Amapá, com o círio que acontece na Capital, Macapá, desde 1934, também no segundo domingo de outubro, como em Belém. E o Círio de Nazaré vão ganhando cada vez mais relevância no Brasil, com a realização de romarias que contam com a presença da mesma imagem da festa em Belém, dentre os quais o Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. No âmbito internacional, o Círio também vai ganhando destaque. Em 2011, a Companhia Paraense de Turismo proporcionou um encontro histórico entre as imagens de Nossa Senhora de Nazaré de Belém e de Portugal, em um retorno às origens da devoção, na freguesia da Nazaré, naquele país.

O título de Nossa Senhora de Nazaré é um dos mais festejados, mas a devoção a outros santos movimenta a Amazônia em determinados períodos, como é o caso da Marujada, em Bragança, Nordeste paraense, que homenageia São Benedito, e o Sairé, em Santarém, sudeste paraense, que festeja a Santíssima Trindade.

 De acordo com a Paratur, que tem a missão de promover e divulgar o Pará enquanto destino turístico, o turismo religioso é um dos que mais tem crescido em todo o mundo e na Amazônia esse crescimento também pode ser verificado. O crescimento se dá pela maior divulgação dos eventos, além do barateamento e facilidade de acesso aos locais. Essa modalidade turística foi contemplada entre as ações do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, se enquadrando na grade de produtos do turismo cultural.

Entre as ações propostas está o fortalecimento do turismo religioso durante o primeiro semestre do ano, considerado como baixa temporada, já que a maior parte dos turistas vem à região por ocasião do Círio, em Belém. "Nossas estratégias de fortalecimento do turismo também se voltam para este segmento, tendo em vista que trabalhamos a ampliação do fluxo de turistas não apenas no mês de outubro. Com isso conseguimos aumentar os dividendos para todos os segmentos do turismo e, inclusive, oportunizando economicamente os interesses do nosso trade", informa o Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Segundo padre Carlos Alberto Chiquim, Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo, em entrevista recente, “o turismo religioso é a atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos, tem como motivação fundamental a fé. Estando, portanto, ligado profundamente ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico”, afirma. Ele continua classificando que o adjetivo “religioso” aplicado ao “turismo” deve ser “reconhecido em sua amplitude espiritual e metafísica. Trata-se de um fazer turístico capaz de manifestar algum dado de religiosidade, num ato popular de professar uma determinada fé. Podemos chamar de Turismo Religioso as peregrinações e romarias aos lugares sagrados, em momentos também sagrados”, reforça.

O suporte à modalidade deve levar em conta fatores importantes que fazem a diferença na opção pelo destino, como o respeito à intenção pessoal, o respeito ao local visitado, o respeito à diversidade cultural e religiosa, além de oferecer outras estruturas necessárias como oportunidades de lazer, acomodação, alimentação e demais atrativos. “O turismo religioso depende, em muito, da ação e apoio das Igrejas e das denominações religiosas. Faz-se necessário compreender a importância do turismo religioso, isso requer uma mudança cultural; adaptar-se às novas exigências e necessidades do peregrino, turista; oferecer a infra-estrutura adequada, pois o peregrino/turista precisa ter suas necessidades atendidas; criar um marketing especial e fidelizar o peregrino/turista com variadas opções”, informa o sacerdote católico.

Números – Recente pesquisa divulgada pelo DIEESE-PA e Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) revela números interessantes com relação aos turistas presentes no Círio de Nazaré em Belém. O ano de 2011 registrou cerca de 72 mil turistas durante o período e o esperado  para este ano é de cerca de 76 mil, registrando um crescimento de mais de 5%. Um dado importante é que o maior número de turistas na festa é do estado do Rio de Janeiro (15,8%), seguido por São Paulo e Maranhão. A faixa etária dominante está entre 35 a 50 anos (36%). Os dados foram levantados pela PARATUR.

Outra constatação é que tem crescido consideravelmente nos últimos anos o número dos que se hospedam em hotéis (38,2%), que só não supera a somatória os que utilizam as casas de amigos e parentes (47,3). A maioria utiliza o transporte aéreo (69,7%) como via de locomoção, boa parte estende a viagem e visita outros destinos turísticos na mesma viagem (32,4%) e quase a totalidade dos turistas (98,2%) têm a intenção de retornar.

Com toda essa movimentação, estima-se que este ano somente os turistas injetem mais de 28 milhões de dólares na economia do estado, somando-se aos cerca de R$ 844 milhões somados pela festa como um todo. Como se pode perceber, mais do que um evento religioso, o Círio é o grande fator de movimentação da economia do estado, superando até mesmo o Natal, em diversos setores da economia, especialmente o comércio.

Segundo a Presidente da Paratur, Socorro Costa, “o Círio é uma importante oportunidade de promoção e divulgação do Pará na mídia nacional e internacional e aos agentes de viagens e operadores de turismo enquanto produto turístico do Pará. Ressalvada a importância cultural e religiosa dos paraenses, sua relevância também pode ser analisada a partir do envolvimento de tantas pessoas nos principais eventos que fazem parte do seu calendário oficial”, ressalta.

Círio – Entre os mais importantes momentos do Círio de Nazaré em Belém estão o Auto do Círio, o Traslado para Ananindeua e Marituba, a Romaria Fluvial, a trasladação e a grande procissão do Círio. Ao todo, 11 romarias fazem parte da programação oficial da festa, realizadas ao longo dos 15 dias da quadra nazarena.

Visitas - A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também visita dezenas de instituições, entre escolas, empresas e repartições públicas, dando um clima todo especial à cidade já dias antes da grande festa. A visita à PARATUR e SETUR está marcada para o dia 8 de outubro.

“Bote fé Belém” – Concomitante com a Romaria da Juventude, que também faz parte do calendário do Círio, este ano deve ocorrer em Belém o evento que marca a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela capital paraense. A cruz e o ícone de Nossa Senhora percorrem diversas cidades brasileiras há cerca de 1 ano, no evento denominado “Bote fé”, realizado como preparação à Jornada Mundial, que acontecerá no ano que vem no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI. A romaria acontece no sábado posterior ao Círio, devendo atrair milhares de jovens à Praça Santuário de Nazaré.

Texto: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur
Foto: Jean Barbosa

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pará sediará XXI Congresso de Magistrados Brasileiros


Referência nacional para a realização de eventos, o Pará se preparara para receber um importante congresso para o país, a ser realizado de 21 a 23 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, tendo como tema “O Magristrado no Século XXI”. É a primeira vez que o Congresso de Magistrados Brasileiros é realizado na região Norte, estado em sua 21ª edição, tendo uma empresa local como organizadora do evento.

São esperados cerca de 1500 participantes, integrantes de todos os setores do judiciário brasileiro, ministros do Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal de Justiça, além de convidados de vários países, tendo a palestra de abertura proferida pelo Vice-Presidente da República, Michel Temmer.

Além de visibilidade para o estado do Pará, a realização do Congresso em Belém também trará benefícios para a população, com a realização dos programas “Justiça na Praça” e “Justiça e Cidadania”, que acontecerá dias antes do evento, com realização de atendimentos e prestação de serviços, além da distribuição de material educativo e café da manhã nas escolas da rede pública de ensino.  O evento é promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros, que tem como presidente o Desembargador Nelson Calandra.

O desembargador, juntamente com Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-Pa), fez uma visita de cortesia aos titulares da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo á Produção (SEDIP), Adenauer Góes e Sidney Rosa, respectivamente. O objetivo da visita foi divulgar a realização do evento e também solicitar o apoio institucional das secretarias. “A realização do Congresso é de suma importância para o estado por confirmar que estamos preparados para receber eventos de grande porte como este. Além de contar com toda a infraestrutura necessária, estamos cuidando de todos os detalhes, em virtude da presença das autoridades que estarão presentes”, informa Rose Larrat.

“Em 63 anos de existência da Associação de Magistrados Brasileiros, realizando já a 21ª edição do congresso, que pela primeira vez acontece na Região Norte, a escolha do Pará como sede se deu por atendermos a um pedido do governador Simão Jatene e por reconhecermos que o estado está preparado estruturalmente para receber um evento desse porte”, afirmou Nelson Calandra, que visitou também a rede hoteleira e também as instalações do Hangar Centro de Convenções.

Adenauer Góes agradeceu a visita e informou que a Setur está à disposição para apoiar o Congresso. “Ficamos felizes em receber um evento de grande porte como este. A escolha confirma que o Pará já é referência no país, estando na rota dos grandes eventos. Esses já são os frutos do trabalho desenvolvido antes pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e agora também pela Setur, dentro das metas do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do estado, que visam consolidar o Pará até 2020, como liderança em turismo na Amazônia”, concluiu o Secretário.


Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

Promoção


 A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, participa  nesta sexta e no sábado, no Cais do Porto, Rio de Janeiro, do  Brite - Brasil International Tourism Exchange. O evento, com vasta programação, será aberto oficialmente nesta sexta, dia 28 e segue até domingo. Entre as atividades que Socorro Costa vai prestigiar es´tão as palestras Políticas públicas do turismo receptivo do Rio de Janeiro, Novas opções de comercialização do produto turístico do Rio de Janeiro. Estará ainda nos painéis cases de sucesso na prestação de serviços, promoção turística, a inovação e o empreendedorismo na atividade turística. O evento é dividido em bolsa de negócios, salão de turismo, forum de conhecimento, circuito profissional de turismo, e encontro internacional de hotelaria.

Socorro Costa, compartilhará no evento com gestores de turismo de todo o Brasil sobre os avanços no turismo paraense, com uma nova marca turística associada ao slogan Pará, obra prima da Amazônia, novas estratégias de promoção divulgação e marketing direcionadas pelo Plano Ver-o-Pará, além de novas políticas públicas de desenvolvimento do turismo elencadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Brite  -  A Brite 2012 reúne 150 expositores dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil, além de operadores internacionais dos cinco continentes, que participarão das rodadas de negócios. Durante os três dias de eventos os participantes vão conhecer os principais destinos, aproveitar as ofertas na compra de pacotes de viagem e ainda conhecer o melhor da cultura, gastronomia e do artesanato do país.


Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

Workshop define diretrizes para a Secretaria de Turismo


Com o objetivo de discutir diretrizes e planejar ações, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou o seu primeiro Workshop de Planejamento Estratégico, reunindo toda a sua equipe técnica, além de alguns parceiros, durante três dias. O evento que teve início na última terça-feira (27), será encerrado na tarde desta quinta (27), tendo como mediador o consultor Mardônio Botelho Filho.

No workshop foram traçadas as diretrizes de trabalho e cronograma de ações que devem nortear o trabalho da Setur até 2020. “Estamos em um importante processo de integração e compreensão da nossa missão, com o nivelamento de informações e a definição além de toda a estrutura de gestão e planejamento visando não apenas o momento presente, mas com a visão do futuro da instituição”, informa Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará.

As ações definidas pela Setur seguem as diretrizes do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do estado, que visa tornar o Pará o principal destino da Amazônia até 2020, com ações que já começam a ser implantadas. De acordo com o Secretário, “para a aplicação do Ver-o-Pará e fazer com que suas metas sejam cumpridas é necessário uma entidade que possa ser referência nesse processo e que caminhe em sintonia com as diretrizes do Plano”, afirmou Adenauer.

No evento, realizado na Faculdade do Pará (FAP), a equipe da Setur e os representantes de entidades parceiras tiveram a oportunidade de debater e opinar sobre as metas de trabalho ponto a ponto, em um processo de construção democrática. “Foram definidas a missão, visão de futuro, valores e programas de ações, tudo isso dentro de um processo dinâmico que sugere a participação de todos, mas que pode ser adaptado de acordo com as necessidades, informou o mediador do Workshop, Mardônio Filho. “Trata-se de uma organização nova e aqui foi dado um importante passo para o futuro: o planejamento. A principal meta é tornar a Setur uma referência em gestão de excelência não apenas para o Pará, mas para o restante do país. A Setur é o catalisador do Ver-o-Pará, o carro-chefe para estimular enquanto órgão público a gestão do turismo”, complementa.

Adenauer Góes afirmou que considerou a realização do workshop como “bastante produtivo nesta fase de implantação da Secretaria. Precisamos ter uma entidade que possa ser referência para a aplicação da meta de transformar o turismo em uma das principais atividades econômicas do estado, trazendo desenvolvimento e contribuindo para a qualidade de vida de sua gente”, concluiu o Secretário.

Ver-o Pará - Por ser uma importante ferramenta de mercado que define o publico e os segmentos turísticos prioritários do destino, o Plano Estratégico do Turismo já tem trazido bons resultados. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), segundo a presidente Socorro Costa, já está trabalhando a promoção, divulgação e as estratégias de marketing dos cinco principais segmentos de produtos do turismo do Pará: natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, com base nas pesquisas do Ver-o-Pará. Os mercados nacionais e internacionais, alvos desse trabalho, também foram apontados por essas pesquisas que foram extensivas a estes mercados consumidores. “As novas pesquisas serão bem vindas e oportunas para intensificarmos essa promoção com segurança”, afirma.


Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Turismo


Adenauer Góes reuniu toda a equipe da Setur - Secretaria de Estado de Turismo, na Faculdade do Pará (FAP). Os três dias de imersão tiveram como objetivo montar estratégias de execução das metas da Setur para o turismo paraense de 2011 a 2020 a partir da execução do Plano Ver-o-Pará. A empresa de consultoria espanhola, Chias Marketing, marcou presença no evento, marcou estratégias de estruturação da Setur, que entre as ações previstas realização de concurso público para o órgão. 

Salinópolis


O turismo de Salinópolis vai receber um reforço esta semana com a realização, pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), do Workshop de Políticas para o Turismo – Pólo Amazônia Atlântica. O evento acontece 28 e 29 deste mês, no Hotel Solar. Na ocasião  será assinado termo de compromisso entre Sedutr e CNTUR - Confederação Nacional do Turismo, visando implantar a Escola de Gastronomia do Pará.  Assinam o documento Adenauer Góes, pela Setur, e o presidente da CNTUR, Nelson de Abreu Pinto, que na ocasião dará posse ao novo corpo diretivo do Conselho Municipal de Turismo de Salinópolis. A posse da nova diretoria com participação da CNTUR marca a regionalização da entidade, antes restrita às capitais brasileiras e que agora terá representação em Salinópolis, na região turística Amazônia Atlântica  e posteriormente em  Marabá, na região Araguaia Tocantins e em Santarém, no Tapajós.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Obra que valoriza artesanato de Santarém é apresentada na Feira do Livro


O livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”, que recebeu apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) foi apresentado na noite da última segunda-feira (24), na 16ª edição da Feira Pan Amazônica do Livro, que acontece até a próxima sexta-feira no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Em uma importante parceria de intercambio cultural, a obra “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”, organizada pelos antropólogos Antonio Maria de Souza Santos e Luciana Gonçalves de Carvalho, foi apresentada no estande da Casa de Estudos Luso Amazônicos (CELA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Feira do Livro.

A CELA coordenada pela Professora Nazaré Paes de Carvalho, faz parte da Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Inaugurada em outubro de 2004, é um importante instrumento de intercâmbio de conhecimentos culturais e acadêmicos entre Portugal e a Amazônia, aliada ao Projeto Heranças Portuguesas na Amazônia, sendo responsável por diversas atividades e eventos culturais que envolvem várias universidades e entidades em ambos países. A divulgação da obra na Feira Pan Amazônica do Livro é parte das atividades propostas.

“O mais importante dessa divulgação é nos identificarmos como luso-amazônidas, já que temos importantes traços que nos unem. A parceria entre as cidades homônimas entre Brasil e Portugal é proveitosa em vários sentidos, inclusive na questão do turismo e a Paratur tem um papel fundamental por estar conosco para levar o Pará a conhecer as cidades irmãs”, afirma a coordenadora da CELA. A professora adiantou que o Pará deverá ter grande participação na Feira do Livro de Lisboa, que acontecerá em maio do ano que vem. “Obras como esta que estamos apresentando aqui serão levadas para a feira por serem consideradas fundamentais para fortalecer os nossos laços culturais”, informou.

“Aritapera: Terra-Água-Mulheres & Cuias” é resultado do mapeamento cultural do Polo Tapajós que realizado pela Paratur por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e mostra as tradições culturais de mulheres artesãs que trabalham com pintura e confecção de cuias, na comunidade tapajônica de Aritapera, em Santarém.  A obra foi lançada durante a 6ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que aconteceu no mês de junho deste ano.  “Essa obra é um ganho para a antropologia, para a educação e para a cultura paraense, além das cidades homônimas”, classifica professora Nazaré.

De acordo com o Professor Antônio Maria, um dos organizadores da obra, “desde o lançamento o livro tem tido uma enorme aceitação e procura, especialmente nas comunidades retratadas, tanto que estamos articulando a produção de uma nova tiragem”, comenta. “Conseguimos nosso objetivo que é de unir três coisas: a qualidade visual e gráfica, o conhecimento científico e a inserção e auto-identificação comunitária. As pessoas das diversas comunidades envolvidas se vêem e se identificam com o livro”, ressalta o professor.

Metas - O livro contempla uma das metas do Governo do estado de poder transformar as riquezas culturais e naturais características da nossa região em oportunidades de retorno econômico a quem está inserido nas diversas realidades contidas neste grandioso estado. Com esta visão foi lançado em novembro de 2011 o “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará, que direciona os investimentos no turismo paraense almejando, até 2020, colocar o Estado como destino líder em turismo na Amazônia.

Feira – Trata-se do maior evento literário do Norte e Nordeste do país, idealizada e desenvolvida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Especial de Promoção Social, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura. O evento está aberto ao público diariamente, das 10h às 22h, tendo Portugal como país homenageado e o maestro santareno Wilson Dias da Fonseca, patrono do evento. A expectativa dos organizadores é de público recorde. São esperadas 450 mil pessoas este ano, 20 mil a mais do que na edição de 2011, que terão acesso a mais de 90 mil títulos, de 500 editoras brasileiras, presentes em 223 estandes, além de uma vasta programação cultural.

Quadrinhos - “A História em Quadrinhos do Círio de Nazaré”, de autoria do quadrinhista paraense Luiz Pinto, que contou com o apoio institucional da Paratur e da Setur, também contou com sessão especial de autógrafos, ocorrido na noite do último sábado, no Ponto do Autor. A publicação, revista, ampliada e colorida, foi impressa em 2011, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Paratur.


Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da  Paratur

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jornal Inglês The Guardian elege Alter-do-Chão uma das 8 praias mais bonitas do Brasil


O jornal britânico The Guardian elegeu, pela segunda vez, a praia de Alter-do-Chão, em Santarém, uma das oito melhores do Brasil. A lista foi divulgada no ultimo dia 20 de setembro e destacou a praia paraense por sua bela paisagem formada por areias brancas, águas cristalinas e cercada pela floresta amazônica. A publicação falou ainda dos restaurantes de Alter-do-Chão, que servem o tambaqui grelhado, uma das especialidades gastronômicas da região.
Praias surgem durante o verão amazônico 

Localizada a 38 km da cidade de Santarém, na região turística do Tapajós, a vila de Alter-do-Chão é um dos locais mais visitados do Pará. No verão amazônico, julho a janeiro, quando chove menos na região, as águas do Tapajós baixam, revelando praias de areias brancas e condições excepcionais para o banho de rio. Além disso, é possível encontrar no local hotéis que oferecem estrutura e conforto associados ao clima agradável de quem está à beira do rio, em plena floresta amazônica, mas com toda a tecnologia necessária. 
Na vila é realizada uma das mais antigas e tradicionais festas amazônicas, o Sairé, cuja origem remete ao período colonial e ao sincretismo entre rituais indígenas e o credo católico.

Outro atrativo de Alter-do-Chão é o Lago Verde, local de onde os antigos habitantes da região, os índios Borari, retiravam a pedra para a produção do muiraquitã, um amuleto verde em forma de sapo, que hoje é um dos símbolos da cultura amazônica. Próximo ao lago está a Serra da Piraoca de onde é possível ter uma espetacular visão do rio Tapajós.

Além de Alter-do-Chão a estão presentes na lista as praias da Pipa no Rio Grande do Norte, Trindade em Paraty, Rio de Janeiro, Praia do Sancho em Fernando de Noronha, Praia do Mole em Florianópolis,Santa Catarina, Praia do Espelho em Trancoso, Bahia, Praia João Fernandes em Búzios, Rio de Janeiro, Juqueí, São Sebastião, São Paulo. 

Benigna Soares e Wanderson Curcino- Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur 


Obras literárias que receberam apoio da Setur e Paratur são apresentadas na Feira do Livro


A programação da 16ª edição da Feira Pan Amazônica do Livro, que teve início na última sexta-feira (21) e segue até o dia 30 de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, conta com a apresentação de duas importantes obras que tiveram apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur): o livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”, organizado pelos antropólogos Antonio Maria de Souza Santos e Luciana Gonçalves de Carvalho, e “A História em Quadrinhos do Círio de Nazaré”, de autoria do quadrinhista paraense Luiz Pinto, que contam com sessões especiais de autógrafos.

A Feira é o maior evento literário do Norte e Nordeste do país, idealizada e desenvolvida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Especial de Promoção Social, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura. O evento está aberto ao público diariamente, das 10h às 22h, tendo Portugal como país homenageado e o maestro santareno Wilson Dias da Fonseca, patrono do evento. A expectativa dos organizadores é de público recorde. São esperadas 450 mil pessoas este ano, 20 mil a mais do que na edição de 2011, que terão acesso a mais de 90 mil títulos, de 500 editoras brasileiras, presentes em 223 estandes, além de uma vasta programação cultural.

Incluso neste cronograma, no último sábado aconteceu uma sessão de autógrafos de Luiz Pinto, autor da “Revista em quadrinhos do Círio de Nazaré”. A publicação, revista, ampliada e colorida, foi impressa em 2011, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Paratur. Todo o trabalho de colorização, feito pelo próprio autor, levou quase 10 meses para ser concluído. Luiz aproveitou a nova edição para fazer ajustes em algumas páginas.

Quadrinhos - O projeto de transpor para a linguagem dos quadrinhos a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, iniciada em Portugal e que chegou ao Pará há mais de dois séculos, foi um verdadeiro desafio para Luiz Pinto. A primeira edição, publicada em 1993, ano do Círio 200. O trabalho se caracteriza por ser um “quadrinho de autor”, que retrata a devoção a Nossa Senhora e o Círio e Nazaré sob a perspectiva histórica. “A História do Círio de Nazaré em Quadrinhos veio se juntar às inúmeras obras e registros feitos sobre um evento que mobiliza, a cada ano, mais de 2 milhões de pessoas. O objetivo desse trabalho é contribuir para levar essa história tão singular, que se reescreve a cada segundo domingo de outubro, a todos os leitores, especialmente às crianças e adolescentes, que podem ter nos quadrinhos uma porta aberta ao conhecimento”, destaca o Luiz Pinto.

O autor faz questão de ressaltar que a revista não é direcionada apenas à população católica ou àqueles que, mesmo professando outras religiões, se identificam com o Círio e a devoção a Maria. “Sem dúvida, é uma revista feita para levar essa história a todas as camadas da população”, enfatiza.

Trajetória - Nascido em Santarém, no oeste do Pará, terra do maestro Wilson Dias da Fonseca, o “Isoca”, patrono da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, Luiz Antonio de Faria Pinto, 58 anos, que assina suas criações como “Luizpê”, tem uma longa trajetória no jornalismo gráfico, como diagramador, ilustrador, chargista, caricaturista e cartunista. Integrante de uma família de jornalistas e escritores, Luiz transita com desenvoltura também pela música. Trabalhou em jornais em São Paulo (SP), Salvador (BA) e em Belém (PA). Há vários anos vem se dedicando ao trabalho em quadrinhos e ao Jornal Pessoal. O projeto em curso é a História em Quadrinhos da Cabanagem, a revolução popular que tomou conta do Pará a partir de 1835.



Outro evento que faz parte da programação é a apresentação da obra “Aritapera: Terra-Água-Mulheres & Cuias”, organizada por Antônio Maria de Souza Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio (MPEG) e Luciana Gonçalves de Carvalho, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-Tapajós). O livro é resultado do mapeamento cultural do polo Tapajós que está sendo feito pela Paratur por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e mostra as tradições culturais de mulheres artesãs que trabalham com pintura e confecção de cuias, na comunidade tapajônica de Aritapera.

O livro é o primeiro volume da Coleção Mapeamento Cultural Polo Tapajós, que tem o objetivo de publicar trabalhos sobre manifestações artístico-culturais presentes nos municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná, dentro dos objetivos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Pará (PRODETUR). O enfoque principal retratado no livro é o distrito de Aritapera, situada na área de várzea do rio Amazonas, há cerca de 4 horas de barco de Santarém, que envolve o trabalho de cerca de 200 famílias, inseridas na Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (ASSARISAN ), que foi criada em 2003, com o objetivo de aprimorar a produção e a comercialização das cuias, além de valorizar os saberes e fazeres artesanais da região.

A importância da atividade começou a ser pesquisada desde 1977, por Antonio Santos, atualmente representante do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no PRODETUR, relata que de acordo com a própria comunidade, nos últimos 10 anos a atividade vem ganhado maior destaque, resultando na crescente valorização e divulgação, passando a ganhar novas opções de mercado. Luciana Carvalho, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e representante da instituição no PRODETUR, nos últimos 10 anos tem sido colaboradora e articuladora dos trabalhos de valorização do artesanato das cuias do Aritapera. Ela coordena o Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA) na UFOPA.

A obra foi lançada durante a 6ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que aconteceu no mês de junho deste ano. Entre os textos selecionados estão trabalhos do próprio pesquisador e de recentes pesquisas desenvolvidas por alunos e colaboradores da UFOPA. A apresentação do livro ficou por conta do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Associação - A região Município de Santarém ficou conhecida pela produção de cuias tingidas e ornamentadas. Constituída de um conjunto de comunidades numa área de várzea, a região do Aritapera tem participado, nos últimos dez anos, de diferentes projetos voltados para a valorização desse artesanato e das pessoas que o produzem - no caso, dezenas de mulheres que se dedicam a esse ofício passado de mãe para filha. No Centro do Aritapera, um grupo de mulheres articuladas na Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém, construiu, com apoio do Ministério da Cultura e de instituições parceiras, uma bela sede que funciona como um Ponto de Cultura dotado de espaços de produção, convivência, biblioteca comunitária, recepção de visitantes, exposição e venda de cuias. A dinamização do uso desse espaço, a partir de sua divulgação em outras comunidades ribeirinhas, na cidade de Santarém e junto a diferentes públicos externos, é uma expectativa das comunidades que nele investiram e investem cotidianamente.

O livro contempla uma das metas do Governo do estado de poder transformar as riquezas culturais e naturais características da nossa região em oportunidades de retorno econômico à quem está inserido nas diversas realidades contidas neste grandioso estado. Com esta visão foi lançado em novembro de 2011 o “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará, que direciona os investimentos no turismo paraense almejando, até 2020, colocar o Estado como destino líder em turismo na Amazônia.

Apresentação – A obra “Aritapera: Terra-Água-Mulheres & Cuias” será apresentada pelo organizador nesta segunda-feira (24), a partir das 19h, no estande da Coordenação de Estudos Luso-Amazônicos (CELA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).


Texto: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

Pará em destaque na Braztoa em SP

Marco Ferraz, presidente da Braztoa, Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, Waldir Simão, secretário executivo do MTur e Guilherme de La Rocque, coord da Belemtur



O estande do Pará no 38º Encontro Comercial Braztoa foi o único representante da Amazônia no evento, que aconteceu na quinta, dia 21 e na sexta, dia 22, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). A equipe que apresentou o Estado com sua nova marca turística e o slogan Pará: a obra prima da Amazônia contou com representações da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e fortes empresas paraenses: Vale Verde Turismo, Rumo Norte, Travel Inn, Belo Alter Hotel, Holiday Inn Express Belém.

Márcia Godinho (Festuris),Ariane Mathne (Captação de Eventos da Paratur, Tânia Brizola (consultora) Benigna Soares (Comunicação da Paratur) e Tarcyla Rodrigues (Holiday Inn Express)

Agentes de viagens, operadores de turismo, representantes de entidades ligadas ao turismo, representantes governamentais e a imprensa especializada visitaram o estande, que recebeu uma plotagem com imagens das seis regiões turísticas do Pará (Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguia Tocantins e Xingu), uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Paratur e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), de apresentar os cinco principais segmentos do turismo paraense: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, a partir do decálogo da criatividade, sustentabilidade, autenticidade, diversidade e originalidade, elencados pelo Plano Ver-o-Pará.
Equipe do Pará com jornalistas e representantes da Braztoa e do MTur 




Texto e fotos: Benigna Soares - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Belém sediará o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos em 2014


Belém (PA) vai sediar o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XXII Workshop Anprotec em 2014. A definição da capital paraense como sede do evento durante votação na Assembleia Geral da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) durante o XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop Anprotec na última quarta-feira (19) em Foz do Iguaçu (PR). As peculiaridades da cultura paraense e a presença de infraestrutura para eventos de grande porte foram pontuadas pelo diretor-presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (FCTG), gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém, na apresentação.

A partir da temática “Biodiversidade e Acesso ao Patrimônio Intelectual, Genético e de Conhecimento Tradicional”, o diretor do PCT Guamá propôs a candidatura de Belém para sediar o evento, adiantando que esta temática é o desenho inicial de uma programação, que terá como objetivo o intercâmbio de ideias e práticas socioambientais mais sustentáveis alinhadas à utilização de tecnologias inovadoras com polos tecnológicos das demais regiões do Brasil. “Ao levar este grande evento do movimento de inovação tecnológica nacional para Belém, esperamos também contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo inovador na região”, comenta Abelém.

A mobilização pela candidatura de Belém para sediar o Seminário Nacional começou na segunda-feira (17) com a montagem de um estande na área de exposição do evento. O espaço foi visitado por dezenas de participantes do evento, originários de várias regiões do Brasil, que desenvolvem trabalhos em parques tecnológicos, incubadoras de empresas, núcleos de inovação tecnológica e por representantes de empresas e instituições de setores alinhados às áreas de interesse do PCT Guamá. Os captadores do evento, entre eles a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, contaram com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), através da Gerência de Comunicação.

O Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o Workshop Anprotec são iniciativas impulsionadoras do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social. Este ano, sob o tema: “Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas: Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento”, o evento está envolvendo cerca de 800 participantes no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A programação, que inclui minicursos, workshops, sessões plenárias, encontros paralelos, o 1º Seed Forum Finep Anprotec e a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, encerra na próxima sexta-feira (21) com visita técnica ao PTI. O evento tem como organizadores locais o PTI, a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e a Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte).

Parceiros - O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá e é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi também apoiam o empreendimento.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pará na vitrine de 3,1 mil agentes de viagens e 70 operadoras associadas à Braztoa durante feira de turismo em São Paulo


Abertura oficial da Braztoa 2012
Com apoio da Paratur e do Sebrae empresários de turismo do Pará estão tendo uma excelente oportunidade de fechar bons negócios durante o 38o Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa.  O estande do Pará, inspirado nos conceitos da sustentabilidade, criatividade, diversidade,originalidade e autenticidade, inerentes ao turismo paraense,  vem despertando a atenção de agentes de viagens, operadores de turismo, empresários, imprensa especializada e outros que participam do evento, aberto nesta quinta (20) e que segue até sexta (21), no  Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP), com objetivo de divulgar os atrativos turísticos brasileiros aos principais operadores de turismo do mundo.

Ariane Mathne, da Paratur,Teresa Meinberg,
da Turismo Consciente e Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte.
Entre os agentes que comercializam o destino Pará que visitaram o estande paraense no primeiro dia da feira, atraídos pela nova marca turística e pelo slogan Pará: a obra prima da Amazônia, estava Maria Teresa Meinberg, da empresa Turismo Consciente. “Estou oferecendo aqui o Pará com roteiros que incluem cinco dias e quatro noites em Alter-do-Chão, onde tenho o hotel Mirante da Ilha, a pousada Sobra do Cajueiro e o  Belo Alter Hotel como parceiros, o roteiro Belém Gastronômico, que além de city tour na capital passando pelos melhores restaurantes inclui a comunidade de Boa Vista do Acará na área das ilhas, onde conto com apoio da Rumo Norte Expedições e também a ilha do Marajó, onde nosso pacote inclui quatro dias e três noites”. Explica a agente de viagens, que no momento está organizando um réveillon especial na vila de Alter-do-Chão. “O evento vai acontecer entre os dias 26 de dezembro e 02 de janeiro”. Conta a empresária que escolheu a região turística do Tapajós como um dos principais destinos para apresentar a Amazônia.

Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte, com
 agente  de viagens no estande do Pará
Augusto Cavalcante trabalha na empresa Hélice Tours e elogiou o material promocional do Pará, que fez questão de levar para sua agência onde diz que vende muitas passagens diárias para o Pará, destino turístico prioritário na Amazônia, que deve receber em 2012 cerca de 1 milhão de turistas, segundo estimativas da presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa.

“Estamos presentes nos principais eventos e feiras do Brasil e do exterior, à exemplo da Braztoa em São Paulo e do Top Resa na França esta semana, da Abav em outubro, trabalhando em parceria com o trade e com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que tem à frente nosso secretário Adenauer Góes, buscando cumprir essa meta. Só com o Círio deste ano devemos receber 76 mil turistas. 
Waldinea de Andrade, representante do  Sebrae  em
abordagem  sobre o Pará nos   estandes internacionais.
A nova temporada de cruzeiros que começa nos próximos dias vai nos trazer mais de 20 mil turistas e até o final do ano com certeza, seguindo as diretrizes do planejamento do Plano Estratégico Ver-o-Pará, chegaremos à marca de 1 milhão de visitantes”. Garante Socorro, consciente de que estar na Braztoa tem uma importante justificativa, já que São Paulo é o segundo  principal emissor nacional de turistas ao Pará, respondendo em 2011 por 79.169 em um universo maior que 770 mil turistas e em 2012 por 87.086 visitas em um universo previsto de 1 milhão, que deixará ao estado um faturamento de R$ 410 milhões.

Realizadores da Braztoa dão boas vindas aos
participantes e anúnciam boas vendas
A gerente de captação de eventos Paratur, Ariane Mathne, coordena a participação dos empresários do Pará na Braztoa. Ela explica que a estratégia da participação é a apresentação da nova marca turística, desenvolvida pela empresa Chias Marketing, que traz a natureza e a cultura representados pela cor do açaí e por traços inspirados nos tradicionais grafismos marajoara, tapajônico e Araguaia, associada ao slogan Pará, a obra prima da Amazônia.  “Estamos divulgando  os atrativos das cinco regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, com destaque aos  segmentos de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios”. Conta Ariane, que na abordagem da equipe tem recomendado a comercialização do Círio de Nazaré, maior evento paraense do segmento turismo religioso, manifestação cultural e de religiosidade que envolve no próximo dia 14 de outubro dois milhões de romeiros e deve atrair 76 mil turistas ao Pará.”. Diz Ariane.

“Belém nos últimos anos despertou para o turismo de eventos. Temos associado a essa vocação o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, uma referência que associada ao crescimento da nossa rede hoteleira faz do Pará uma excelente opções para eventos e também para negócios”. Afirma Ariane.
É parceiro da Paratur  na participação do Pará na Braztoa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estande compartilhado abriga empresas como Vale Verde Turismo, Travel In Turismo, Rumo Norte,  Belo Alter Hotel, Holiday Inn Hotel, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), entre outros, que estão ofertando diversos pacotes para Belém, Tapajós, Marajó e outras regiões turísticas do Pará.

Marco Ferraz, presidente da Braztoa, e Ariane Mathne,
gerente de Captação de Eventos da Paratur
O estande também  atraiu veículos de comunicação especializados do Brasil e de outros países, como as revistas Hôtelier News, Viajeaqui, Melhor Viagem, Via G e o guia inglês Lonely Planet, atendidos no estande pela Gerência de Comunicação da Paratur, que também divulga no evento para a imprensa a II edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, uma realização da Paratur e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). O prêmio www.premiodejornalismoemturismo.blogspot.com.br) está com inscrições abertas até 20 de novembro.
O estande do Pará, inspirado nos conceitos da
sustentabilidade, criatividade, diversidade,originalidade
 e autenticidade, inerentes ao turismo paraense
BRAZTOA -  Voltado para a realização de negócios e aperfeiçoamento institucional, o Encontro Comercial Braztoa tem a finalidade de oportunizar aos  associados da entidade realizadora do evento, operadoras, representantes e colaboradores, apresentar e expor seus produtos para o mercado nacional e internacional. É também uma vitrine de divulgação institucional de produtos e destinos para agentes de viagens de todo o Brasil e exterior. Este ano a expectativa é que de 3,1 mil agentes de viagens, 90 parceiros comerciais e institucionais e participem do evento e 70 operadoras associadas participem do evento.

Texto e fotos: Benigna Soares - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur 

Paratur participa de Encontro Comercial da Braztoa


Começou nesta quinta-feira, dia 20 de setembro a participação do Pará na 38ª edição de Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estará  com um estande no evento, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo até dia 21. O Objetivo é divulgar o os atrativos do estado aos principais operadores de turismo do Brasil.

O foco da participação do Pará será a sua nova marca turística, desenvolvida pela empresa Chias Marketing, que traz a cor do açaí e o traços inspirados nos tradicionais grafismos marajoara, tapajônica e Araguaia associada ao slogan Pará, obra prima da Amazônia. Serão divulgados os atrativos das cinco regiões turísticas do Pará como Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu nos segmentos de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios.

Voltado para a realização de negócios e aperfeiçoamento institucional, o Encontro Comercial da Braztoa tem a finalidade de oportunizar a associados, operadoras, representantes e colaboradores apresentar e expor seus produtos para o mercado. É também uma vitrine de divulgação institucional de produtos e destinos para agentes de viagens de todo o Brasil. Este ano a expectativa é que de 3,1 mil agentes de viagens, 90 parceiros comerciais e institucionais e participem do evento e 70 operadoras associadas participem do evento.


Wanderson Curcino – Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur 

Termo de cooperação entre SETUR e SECTI criará estratégias para fortalecimento do turismo


Foi assinado nesta quinta-feira (20/09), pelos secretários Adenauer Góes e Alex Fiúza de Melo, titulares da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), respectivamente, um termo de cooperação técnica para atuação conjunta com vistas à orientação ao fomento de novas práticas para a concepção e formatação de produtos turísticos no estado do Pará.
Participaram da reunião na sede da SECTI representantes de ambas secretarias, elem de entidades que congregam empresários do setor, como o Sindicato de Guias de Turismo, Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PA), Associação Brasileira de Bares e restaurantes (ABRASEL-PA), Convention e Visitors Bureau (CVB), Sindicato Hoteleiro, dentre outras, além da Companhia Paraense de Turismo e da Polícia Turística.
As bases para as ações do termo fazem parte do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico do Turismo do estado, que estabelece os mecanismos e instrumentos do processo de desenvolvimento turístico, e a Política de Inovação em Turismo, de responsabilidade da Setur, elaborada para estimular a adoção de práticas criativas na formatação de produtos e na concepção de iniciativas de fomento ao desenvolvimento dos destinos turísticos.
Para a aplicação do termo será criado um grupo de trabalho que desenvolverá e aplicará os projetos. “O objetivo desse convênio é o fortalecimento do turismo paraense sob a ótica dos paradigmas do pós-modernidade, alinhando às expectativas dos mercados consumidores”, informa Álvaro do Espírito Santo, Secretário Adjunto de Turismo.
De acordo com Rose Elarrat, presidente da ABAV, “o acordo entre as secretarias deve somar a tudo o que tem sido feito pelo governo do estado em prol do desenvolvimento do turismo. O setor empresarial, que ganha bastante com iniciativas como estas, só tem a agradecer”, informou. “Quem ganha com tudo isso é a sociedade em geral pelo desenvolvimento de ferramentas como estas, já que nossa riqueza são os atrativos que os estado dispõe. A iniciativa da criação da SETUR pelo Governo do Estado foi de uma grandiosidade incomparável e quanto a isso só temos a agradecer”, complementou Rosane Oliveira, que faz parte da Diretoria da ABRASEL.
O desenvolvimento do conhecimento faz parte das diretrizes do Governo Estadual por tornar possível o melhoramento de todos os setores do estado. Alex Fiúza de Melo ressaltou que a SECTI precisa estar em sintonia com todas as demais secretarias de forma a incentivar iniciativas que valorizem o conhecimento. “Ao assinar este termo, estamos colocando em prática as premissas da nossa secretaria e especialmente o compromisso em torno do desenvolvimento sustentável do estado. O estado possui inúmeras vantagens comparativas que estão sendo transformadas em competitivas”, afirmou Fiúza. 
Adenauer Góes ressaltou que a parceria entre as secretarias deve “fortalecer estudos com vistas ao desenvolvimento de ferramentas práticas que operacionalizam e fortalecem o turismo como atividade econômica. O estado precisa do conhecimento acadêmico para continuar se desenvolvendo”, informou.
O Grupo de Trabalho será composto por representantes de ambas secretarias e começará a operacionalização das atividades em breve.




Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur