![]() |
Abertura oficial da Braztoa 2012 |
Com apoio da Paratur e do Sebrae empresários de turismo do Pará estão tendo uma excelente oportunidade de fechar bons negócios durante o 38o Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa. O estande do Pará, inspirado nos conceitos da sustentabilidade, criatividade, diversidade,originalidade e autenticidade, inerentes ao turismo paraense, vem despertando a atenção de agentes de viagens, operadores de turismo, empresários, imprensa especializada e outros que participam do evento, aberto nesta quinta (20) e que segue até sexta (21), no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP), com objetivo de divulgar os atrativos turísticos brasileiros aos principais operadores de turismo do mundo.
![]() |
Ariane Mathne, da Paratur,Teresa Meinberg, da Turismo Consciente e Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte. |
Entre os agentes que comercializam o destino Pará que visitaram o estande paraense no primeiro dia da feira, atraídos pela nova marca turística e pelo slogan Pará: a obra prima da Amazônia, estava Maria Teresa Meinberg, da empresa Turismo Consciente. “Estou oferecendo aqui o Pará com roteiros que incluem cinco dias e quatro noites em Alter-do-Chão, onde tenho o hotel Mirante da Ilha, a pousada Sobra do Cajueiro e o Belo Alter Hotel como parceiros, o roteiro Belém Gastronômico, que além de city tour na capital passando pelos melhores restaurantes inclui a comunidade de Boa Vista do Acará na área das ilhas, onde conto com apoio da Rumo Norte Expedições e também a ilha do Marajó, onde nosso pacote inclui quatro dias e três noites”. Explica a agente de viagens, que no momento está organizando um réveillon especial na vila de Alter-do-Chão. “O evento vai acontecer entre os dias 26 de dezembro e 02 de janeiro”. Conta a empresária que escolheu a região turística do Tapajós como um dos principais destinos para apresentar a Amazônia.
![]() |
Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte, com agente de viagens no estande do Pará |
Augusto Cavalcante trabalha na empresa Hélice Tours e elogiou o material promocional do Pará, que fez questão de levar para sua agência onde diz que vende muitas passagens diárias para o Pará, destino turístico prioritário na Amazônia, que deve receber em 2012 cerca de 1 milhão de turistas, segundo estimativas da presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa.
“Estamos presentes nos principais eventos e feiras do Brasil e do exterior, à exemplo da Braztoa em São Paulo e do Top Resa na França esta semana, da Abav em outubro, trabalhando em parceria com o trade e com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que tem à frente nosso secretário Adenauer Góes, buscando cumprir essa meta. Só com o Círio deste ano devemos receber 76 mil turistas.
![]() |
Waldinea de Andrade, representante do Sebrae em abordagem sobre o Pará nos estandes internacionais. |
A nova temporada de cruzeiros que começa nos próximos dias vai nos trazer mais de 20 mil turistas e até o final do ano com certeza, seguindo as diretrizes do planejamento do Plano Estratégico Ver-o-Pará, chegaremos à marca de 1 milhão de visitantes”. Garante Socorro, consciente de que estar na Braztoa tem uma importante justificativa, já que São Paulo é o segundo principal emissor nacional de turistas ao Pará, respondendo em 2011 por 79.169 em um universo maior que 770 mil turistas e em 2012 por 87.086 visitas em um universo previsto de 1 milhão, que deixará ao estado um faturamento de R$ 410 milhões.
![]() |
Realizadores da Braztoa dão boas vindas aos participantes e anúnciam boas vendas |
A gerente de captação de eventos Paratur, Ariane Mathne, coordena a participação dos empresários do Pará na Braztoa. Ela explica que a estratégia da participação é a apresentação da nova marca turística, desenvolvida pela empresa Chias Marketing, que traz a natureza e a cultura representados pela cor do açaí e por traços inspirados nos tradicionais grafismos marajoara, tapajônico e Araguaia, associada ao slogan Pará, a obra prima da Amazônia. “Estamos divulgando os atrativos das cinco regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, com destaque aos segmentos de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios”. Conta Ariane, que na abordagem da equipe tem recomendado a comercialização do Círio de Nazaré, maior evento paraense do segmento turismo religioso, manifestação cultural e de religiosidade que envolve no próximo dia 14 de outubro dois milhões de romeiros e deve atrair 76 mil turistas ao Pará.”. Diz Ariane.
“Belém nos últimos anos despertou para o turismo de eventos. Temos associado a essa vocação o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, uma referência que associada ao crescimento da nossa rede hoteleira faz do Pará uma excelente opções para eventos e também para negócios”. Afirma Ariane.
É parceiro da Paratur na participação do Pará na Braztoa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estande compartilhado abriga empresas como Vale Verde Turismo, Travel In Turismo, Rumo Norte, Belo Alter Hotel, Holiday Inn Hotel, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), entre outros, que estão ofertando diversos pacotes para Belém, Tapajós, Marajó e outras regiões turísticas do Pará.
![]() |
Marco Ferraz, presidente da Braztoa, e Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur |
O estande também atraiu veículos de comunicação especializados do Brasil e de outros países, como as revistas Hôtelier News, Viajeaqui, Melhor Viagem, Via G e o guia inglês Lonely Planet, atendidos no estande pela Gerência de Comunicação da Paratur, que também divulga no evento para a imprensa a II edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, uma realização da Paratur e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). O prêmio www.premiodejornalismoemturismo.blogspot.com.br) está com inscrições abertas até 20 de novembro.
![]() |
O estande do Pará, inspirado nos conceitos da sustentabilidade, criatividade, diversidade,originalidade e autenticidade, inerentes ao turismo paraense |
BRAZTOA - Voltado para a realização de negócios e aperfeiçoamento institucional, o Encontro Comercial Braztoa tem a finalidade de oportunizar aos associados da entidade realizadora do evento, operadoras, representantes e colaboradores, apresentar e expor seus produtos para o mercado nacional e internacional. É também uma vitrine de divulgação institucional de produtos e destinos para agentes de viagens de todo o Brasil e exterior. Este ano a expectativa é que de 3,1 mil agentes de viagens, 90 parceiros comerciais e institucionais e participem do evento e 70 operadoras associadas participem do evento.
Texto e fotos: Benigna Soares - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário