quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Workshop define diretrizes para a Secretaria de Turismo


Com o objetivo de discutir diretrizes e planejar ações, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou o seu primeiro Workshop de Planejamento Estratégico, reunindo toda a sua equipe técnica, além de alguns parceiros, durante três dias. O evento que teve início na última terça-feira (27), será encerrado na tarde desta quinta (27), tendo como mediador o consultor Mardônio Botelho Filho.

No workshop foram traçadas as diretrizes de trabalho e cronograma de ações que devem nortear o trabalho da Setur até 2020. “Estamos em um importante processo de integração e compreensão da nossa missão, com o nivelamento de informações e a definição além de toda a estrutura de gestão e planejamento visando não apenas o momento presente, mas com a visão do futuro da instituição”, informa Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará.

As ações definidas pela Setur seguem as diretrizes do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do estado, que visa tornar o Pará o principal destino da Amazônia até 2020, com ações que já começam a ser implantadas. De acordo com o Secretário, “para a aplicação do Ver-o-Pará e fazer com que suas metas sejam cumpridas é necessário uma entidade que possa ser referência nesse processo e que caminhe em sintonia com as diretrizes do Plano”, afirmou Adenauer.

No evento, realizado na Faculdade do Pará (FAP), a equipe da Setur e os representantes de entidades parceiras tiveram a oportunidade de debater e opinar sobre as metas de trabalho ponto a ponto, em um processo de construção democrática. “Foram definidas a missão, visão de futuro, valores e programas de ações, tudo isso dentro de um processo dinâmico que sugere a participação de todos, mas que pode ser adaptado de acordo com as necessidades, informou o mediador do Workshop, Mardônio Filho. “Trata-se de uma organização nova e aqui foi dado um importante passo para o futuro: o planejamento. A principal meta é tornar a Setur uma referência em gestão de excelência não apenas para o Pará, mas para o restante do país. A Setur é o catalisador do Ver-o-Pará, o carro-chefe para estimular enquanto órgão público a gestão do turismo”, complementa.

Adenauer Góes afirmou que considerou a realização do workshop como “bastante produtivo nesta fase de implantação da Secretaria. Precisamos ter uma entidade que possa ser referência para a aplicação da meta de transformar o turismo em uma das principais atividades econômicas do estado, trazendo desenvolvimento e contribuindo para a qualidade de vida de sua gente”, concluiu o Secretário.

Ver-o Pará - Por ser uma importante ferramenta de mercado que define o publico e os segmentos turísticos prioritários do destino, o Plano Estratégico do Turismo já tem trazido bons resultados. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), segundo a presidente Socorro Costa, já está trabalhando a promoção, divulgação e as estratégias de marketing dos cinco principais segmentos de produtos do turismo do Pará: natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, com base nas pesquisas do Ver-o-Pará. Os mercados nacionais e internacionais, alvos desse trabalho, também foram apontados por essas pesquisas que foram extensivas a estes mercados consumidores. “As novas pesquisas serão bem vindas e oportunas para intensificarmos essa promoção com segurança”, afirma.


Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur

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