segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paratur e Senar firmam convênio para qualificação na área de turismo


A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) firma um novo convênio na manhã desta terça-feira, dia 30, visando qualificação profissional na área do turismo. Após parceria firmada com a Escola de Governo do Pará (EGPA) onde mais de 100 servidores da Paratur foram beneficiados com diversos cursos, agora a qualificação será ampliada a 14 municípios paraenses. O novo parceiro é o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  A assinatura do convênio será às 10 horas, pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes e pelo superintendente do  Senar, Walter Cardoso. Também assina a parceria Carlos Xavier, da Federação da Agricultura do Pará (Faepa).

O convênio tem como objetivo a cooperação técnica e financeira, visando à realização do Plano Emergencial de Qualificação Profissional para o Turismo Rural nos municípios de Curuçá, Marapanim, Vigia, Quatipurú, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Medicilândia, Bragança, Maracanã, Soure e Salvaterra a ser realizado no período de agosto a dezembro de 2011

Serviço:

Assinatura de Convênio entre Paratur e Senar
Quando: 30 de agosto de 2011-08-29 Hora: 10 horas
Onde: Gabinete da Paratur – Praça Maestro Waldemar Henrique, s/n – Reduto.
Informações: (91) 3212-0669 ramal 2510 e (91) 3225-0327

Leia Mais: www.turismoparaense.blogspot.com 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Divulgação no Brasil

O Pará foi destaque mais uma vez na mídia nacional. Na última sexta o quadro "Tô de Folga", do "Jornal Hoje" (TV Globo), que toda semana mostra um novo destino no Brasil, exibiu os encantos de Conceição do Araguaia, município do Pólo Araguaia-Tocantins.  A visita da produção do quadro "Tô de Folga" ao município de Conceição do Araguaia contou com o apoio da Companhia Paraense de Turismo-PARATUR, Secretraria Municipal de Turismo de Conceição do Araguaia e Tv Liberal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Adenauer Góes é novo membro da Academia Brasileira de Eventos e homenageia pioneiro do turismo no Pará

 Por: Benigna Soares - ASCOM PARATUR 

Tomou posse na noite desta terça-feira, dia 23, na Academia Brasileira de Eventos, o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes. A solenidade ocorreu nesta terça-feira, dia 23, em São Paulo.  Adenauer e os novos membros que com ele tomaram posse foi eleito no início deste ano pelo Colegiado da academia.

Aprendizado e muita descontração no segundo dia da Semana de Saúde do Servidor da Paratur

Por: Benigna Soares (Ascom Paratur) 
A I Semana de Saúde do Servidor da Paratur teve uma adesão significativa dos funcionários da empresa, que na nesta terça-feira, dia 23, começaram o dia com uma palestra sobre  “Relações Interpessoais no Trabalho”. Proferida pelo psicólogo Carlos Frederico. Carlos falou aos servidores sobre o princípio da escolha entre o bem e o mal, a felicidade e o desconforto com nossas rotinas de trabalho e de vida.  Dinâmicas motivacionais foram aplicadas durante a palestra, que serviu par descontrair os participantes, todos agentes diretos de planejamento, gestão, fomento, promoção e divulgação dos destinos turísticos do Pará, missão que ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo somente de viagens, afinal, quem viaja mesmo são os turistas, cabendo aos servidores públicos a interlocução e planejamento junto aos que ofertam esses serviços.

CACAUFEST


O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, confirmou participação da Paratur, através de sua Gerência de Negócios, no Cacaufest, evento que acontece de 22 a 28 deste mês em Medcilândia. Esta é a segunda edição do evento, que coloca em exosição produtos derivados do cacau, além de outros que mostram a força da agricultura da região. A Participação da Paratur no evento visa estudar o potencial turístico para que seja incluído no Calendário Oficial de Eventos de Turismo da Paratur.

O Cacaufest foi lançado oficialmente  dia 4 na Federação da Agicultura e Pecuária do Pará (FAEPA). A expectativa é a inclusão do evento no calendário oficial de eventos turísticos da Paratur.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Adenauer Góes é empossado na Academia Brasileira de Eventos


Por: Benigna Soares - ASCOM PARATUR 

Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), toma posse na noite desta terça-feira, dia 23, como novo membro da Academia Brasileira de Eventos. A cerimônia acontece às 20h45, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). Além de Adenauer, que agora representa o Pará na mais alta entidade representativas dos eventos brasileiros, também tomam posse Anita Pires, Antonio Maurício Dias, Elza Tsumori, Milton Zuanazzi, Sergio Medina Pasqualin e os representantes internacionais Guido Tassini e Jorge Emilio Castex.
Durante o evento também acontecem homenagens aos novos patronos, além de  outorga de medalha do mérito ao ex-ministro Walfrido dos Mares Guia.

Show de carimbó e troca de conhecimentos na Semana de Saúde do Servidor da Paratur


Por: Benigna Soares - Ascom Paratur 

Silva Lobo foi uma das cantoras de MPB e MPP mais prestigiadas do Pará. Sempre que se apresentava nas noites de Belém, em shows, festivais de canção e outros eventos, emocionava pela bela voz.  Funcionária da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) por muitos anos,  Silva foi silenciada este ano por uma das doenças mais traiçoeiras que conhecemos, o câncer. Sua morte nos faz refletir sobre a importância da prevenção no campo da saúde do servidor. E essa reflexão foi um dos motivos para a realização, na Paratur, da I Semana de Saúde do Servidor, aberta na manhã desta segunda-feira, dia 22, no auditório Carlos Rocque, da Paratur.
O evento, que acontece até sexta, de 8h às 12h, foi motivado principalmente por uma pesquisa de clima organizacional aplicada aos servidores, que mostraram a necessidade de ações motivacionais na empresa.
“Em 40 anos a Paratur nunca teve um evento de grande porte com foco na saúde”. Disse Albino Barbosa, diretor administrativo e financeiro da Paratur, ao abrir a programação, que para ele serve de alerta aos servidores que muitas vezes não levam muito em conta que estão sujeitos a determinadas doenças que nem sempre apresentam sintomas. Albino, ao representar o presidente da Paratur, Adenauer Góes, que até quarta-feira cumpre agenda de compromissos em São Paulo, informou que esta é a primeira de uma série de iniciativas voltadas à valorização do servidor.
“Um evento feito por nós, servidores, e para nós servidores, merecedores da valorização profissional”. Disse a servidora Diana Nobre, que além de assistente de gestão em turismo, na Paratur, é estudante de psicologia, responsável pela pesquisa que inspirou a Semana do Servidor, executada pelo Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur.
A programação, neste primeiro dia, contou com as palestras de Sônia Bahia, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Estado, falando sobre  “Política de Saúde do Trabalhador”, e do médico Nicholas Mota,  que falou sobre “Qualidade de Vida no Trabalho”.
“O resultado que esperamos é que a pessoa faça uma auto análise, uma reflexão sobre a sua vida. Nossa meta é provocar mudanças, seja na alimentação, no cuidado com o sono ou mesmo no relacionamento interpessoal, que gera qualidade de vida”. Disse Nicholas Mota.
Um show de carimbó apresentado por dançarinas da ABCMI – Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade, engrandeceu a  programação, que contou ainda com dinâmicas diversas e um coquetel.
Achei importante,  muito bom para a valorização do servidor e para que a gente possa melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido” Disse Rudney Renan Costa Lima, servidor da Paratur.
Nesta terça a programação começa às 8h30 da manhã, com a palestra “Relações Interpessoais no Trabalho”, com o palestrante Carlos Frederico. Também vai estar em pauta “Organização do tempo X Qualidade de Vida: Será que ainda tenho tempo?”. A palestra será proferida por Clévia Matos, da FSCMPA.
De 24 a 26 a programação inclui vacinação, avaliação nutricional, encaminhamentos e informações sobre Plantão Psicológico da Universidade Federal do Pará (UFPA), ginástica laboral, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. (Foto: Alvaro Grego)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Paratur apoio congresso Jornada de Cirurgia Plástica


A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) vai apoiar a realização da 26ª. Jornada Norte Nordeste de Cirurgia Plástica, que acontece de 8 a 10 de setembro, no Hotel Crowne Plaza.  O evento, que traz grandes nomes para discutir inovações e temas importantes para área também fortalece o segmento d turismo de eventos na cidade. Adenauer Góes, presidente da Paratur, recebeu em audiência na última quinta,-feira,  Yuji Ikuta (presidente) e Lastênia Menezes, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, realizadora do evento, que será vitrine à divulgação do turismo paraense, inclusive com a apresentação, pela Paratur, de um grupo de carimbó. 

Segurança Turística


Atendendo solicitação da Paratur, a secretaria de Segurança Pública, ampliou o número de câmaras de monitoramento em áreas de circulação de turistas, operadas pelo CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais.  Agora passam de 20 os pontos estratégicos.bA ação vai ser extensiva aos municípios turísticos do interior, a exemplo de Santarém (pólo Tapajós), Marabá (Pólo Araguaia Tocantins) e Salinas (Amazônia Atlântica).  A Segup também está adquirindo mais 20 viaturas para a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), cujos policiais vão ser inseridos no Plano Emergencial de Qualificação Turística, da Paratur, lançado este mês pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes.

Pará é destaque em programa de tv nacional


Com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o Pará é destaque do programa  Mundo Passaporte, exibido pela Rede TV.  Com linha editorial voltada para o turismo, cultura e entretenimento, o programa que  contou com apoio do hotel Soft In Batista Campos, Gol Linhas Aéreas e Paratur, mostra Belém, a partir de um passeio de barco pela orla, Complexo do Ver-o-Peso entre outros atrativos. A ilha e praias de Mosqueiro também foi pauta do programa, assim como o  Bioparque Amazônia.
No pólo Marajó o estaque foi para os municípios de Soure e Salvaterra, além de outros encantos do arquipélago. O Mundo Passaporte, que gravou no Pará entre 23 e 25 de julho,  é visto semanalmente por mais de 8 milhões de pessoas através da REDETV São Luis e em rede nacional e  internacional através da AMAZON SAT, que opera em TV aberta e á cabo e também pelas parabólicas instaladas nos mais diversos lugares do Brasil e para mais de 80 países. Até pelo celular ou internet o programa Mundo Passaporte pode ser visto, segundo o apresentador e diretor Marcos Carvalho, que é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, NO Maranhão.
A primeira das quatro matérias produzidas no Para já pode ser vista no link  youtube: http://www.youtube.com/watch?v=NQJzQ-yCIv0

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Paratur apóia Encontro Abrasel Belém – Sabores do Pará

A gastronomia paraense ganhará destaque nacional em setembro com mais uma iniciativa promocional. Será o I Encontro Abrasel Belém – Sabores do Pará, que acontece de 15 a 17 de Novembro no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento tem apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que na oportunidade promoverá os principais produtos turísticos do Estado, com destaque para Belém, Marajó e Tapajós, que possuem selo de qualidade do Ministério do Turismo (MTUR) como roteiros internacionais.

 O I Encontro Abrasel Belém – Sabores do Pará, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL Seccional Pará, com apoio da Ambev , TAM, Mariza Alimentos, entre outros contará com workshop, palestras, fóruns, cozinha show e preparação de pratos com cobertura ao vivo para rede de tv nacional. A estimativa é de 3.500 participantes, entre profissionais, emprsários, fornecedores e também visitantes do evento. Maiores informações: www.abraselbelem.com.br .

 A Paratur, que dará apoio institucional e promocional ao evento, terá um estande de 12 metros quadrados na feira de exposições do encontro, onde trabalhar estratégias de distribuição d material promocional do Pará, entre outros. A oportunidade antecipa também as estratégia de divulgação do Círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro.

Texto: Benigna Soares -Ascom Paratur 
                                                                                                                            (Jean Barbosa)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pará sedia curso sobre Turismo e o Direito

Atrasos de vôos, overbooking, extravios de bagagens, danos morais e materiais, acidentes, e outras situações envolvendo turistas podem resultar em muitos transtornos para os turistas, mas também para quem atende esse público. Uma iniciativa inédita no Pará coloca em pauta essa temática, através do curso Turismo e o Direito: responsabilidade civil . Trata-se de um curso realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav, seção Pará), com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), entre outros, de 15 a 16 de setembro, no Hotel Gran Solare Connext. Rose Larrat, presidente da Abav, explica que o objetivo do evento é fazer entender a importância do direito nas relações de consumo das agências de turismo e empresas do setor, mediante a indicação e análise de princípios, regras e situações fáticas. Segundo ela, quando uma companhia aérea atrasa um vôo ou um hotel deixa de garantir uma reserva feita por uma agência de viagens o turista imediatamente aciona judicialmente a agência, que terá que arcar com os prejuízos. “É o princípio legal da Solidariedade, ou seja, alguém tem que pagar pelo dano”. Diz Rose, ao informar que muitos que atuam no mercado turístico desconhecem seus direitos também seus deveres. Durante a programação, que coincide com o mês em que a Lei Geral do Turismo completa dois anos, vão ser tratados conceitos como distinção entre obrigação e responsabilidade, dever de indenizar perdas e danos materiais e morais, responsabilidade civil contratual e extracontratual, responsabilidade subjetiva, objetiva solidária, principal e subsidiária. Também estão na pauta elementos da responsabilidade civil, a exemplo da conduta humana, ocorrência de dano material e moral, nexo de casualidade. Casos fortuito e força de maior, culpa exclusiva da vítima, responsabilidade de terceiros, dever de informação, de assistência também vão ser discutidos. PROGRAMAÇÃO - A abertura da programação será dia 15, às 17 horas. Entre os palestrantes está o advogado Joandre Ferraz, professor de Direito e autor de diversos livros e o juiz Elder Lisboa da Costa. As inscrições e informações sobre o evento podem ser obtidas no site WWW.abavpa.gov.br ou pelo telefone ( 91) 3222 8880. A programação, além do apoio da Paratur e Abrajet contam com parcria da ABAV Nacional e ICCABAV, CONNEXT Centro de Convenções, AMEPA - Associação dos Magistrados do Estado do Pará, UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÕNIA – Instituto de Ciências Jurídicas, BELEMTUR, SINDETUR, BOEING – Turismo e Eventos, TRAVEL IN- Agência de Viagens e Turismo, TAM – Linhas Aéreas e AZUL – Linhas Aéreas.

Trade sela acordo de parceria pelo turismo do Pará

Por: Benigna Soares - Ascom Paratur
A união de esforços entre o Governo do Estado, por meio da Paratur, sociedade civil organizada, Sebrae-Pa e iniciativa privada em prol do turismo paraense ganhou mais um reforço na noite da última terça-feira, dia 16, no Hotel Regente, durante o “Encontro Empresarial”. O evento, que reuniu cerca de setenta pessoas, contou com a participação de gestores municiais, empresários, entidades de classe, Companhia Paraense de Turismo de Turismo (Paratur), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Sindicato de Guias de Turismo (Singtur), entre outros. O encontro foi marcado por depoimentos positivos sobre o novo momento que o Pará vive e novas perspectivas para o turismo. Além da apresentação do projeto “Turismo na cidade de Belém”, que envolve diversos parceiros voltado para a promoção e divulgação do pólo Belém, com estratégias de roteiro combinado com o Tapajós e Marajó, foram apresentadas estratégias de participação em importantes eventos do calendário nacional, entre os quais o Encontro Braztoa, de 22 a 23 de setembro, em São Paulo e o Salão de Turismo de Gramado, de 17 a 20, além da preparação de Belém para o Círio de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro próximo. “Um encontro muito positivo que mostra o entrosamento de todos para fortalecer o turismo. Se queremos ter mais turistas temos que ter planejamento estratégico, qualidade de prestação de serviço”. Afirmou Adenauer Góes, presidente da Paratur, para quem essas estratégias podem ser norteadas pelos indicadores do turismo paraense divulgados pela Paratur e Dieese no último dia 11, que mostram um incremento de 26,7% na geração de empregos formais na cadeia produtiva de turismo neste primeiro semestre, no Pará. A pesquisa faz um apanhado da flutuação dos postos de trabalho formais no Estado do Pará por setores de atividades econômicas e aponta um saldo positivo no primeiro semestre deste ano, quando foram admitidas 11.941 pessoas, o que, segundo o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, representa um crescimento de 26,7% em relação ao primeiro semestre de 2010, quando foram admitidas 9.422 pessoas. Lembrou ainda aos empresários que hoje 70% dos bilhetes aéreos estão sendo vendidos pela internet, indicador de que novas estratégias de sobrevivência devem ser adotadas pelas agências, que precisam investir no receptivo turístico. Na oportunidade Rosemary Pires, gerente do Escritório da Região Metropolitana do Sebrae-PA informou que o projeto que visa articular todos os setores em prol do turismo paraense prevê incrementar em até 30% a demanda por hospedagens na área de abrangência do projeto. A meta, diz ela, é principalmente fortalecer o processo de gestão empresarial através da ampliação de mercado, promoção, divulgação dos produtos turísticos. O projeto de ação compartilhada dos setores do turismo também prevê investimentos em melhorias de acesso, inovação tecnológica, política de incentivo a financiamentos, consultoria, entre outras ações do Sebrae e Paratur, que por sua vez lançou este mês o Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que aterá neste semestre 15 municípios do Pará. O presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur), Fábio Romero, destacou que atualmente 41 guias estão cadastrados no Ministério do Turismo (MTUR), habilitados para atender turistas. Ele afirma que as estratégias compartilhadas do setor devem aumentar a demanda, o que representa mais geração de trabalho e renda. O empresário Fernando Acatauassu recebe turistas em uma fazenda na ilha do Marajó e ressalta que é imprescindível que o “guia tem que falar inglês” e que é preciso qualificar o atendimento nesse segmento valorizando, por exemplo a história e significado dos bairros e ruas de Belém, a exemplo de Batista Campos, onde as ruas identificam denominações de etnias indígenas, e Nazaré, onde as travessas e ruas lembram datas importantes da história do Brasil. O transporte para o Marajó também foi colocado como um grande desafio a ser vencido pelos parceiros do turismo, tendo em vista que aquele pólo, conceituado como destino internacional juntamente com Belém e o Tapajós, é um dos mais procurados no Pará. Doutorando em turismo, o professor da Universidade Federal do Pará, Alvaro do Espírito Santo, destacou que as estratégias traçadas pelo trade precisam levar em conta que o Pará é um destino que não é forte no imaginário do turista, que vê praia, sol e mar o conceito ideal de turismo. “Olhando esse cenário o Marajó é um destino longe desse imaginário”. Alertou Alvaro, para quem é hora, de fato, de mudança de paradigma e de estratégias. Neste contexto, o Plano de Desenvolvimento Turístico Ver-o-Pará, a ser lançado pela Paratur ainda este ano, traz novos direcionamentos sobre as estratégias de competitividade do Pará no mercado turístico nacional e internacional. O Plano está sendo atualizado pela empresa espanhola Chias Marketing e deve ser lançado em outubro.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paratur e Sebrae realizam encontro empresarial

Representantes de diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo participam na noite desta terça-feira, dia 16, do “Encontro Empresarial”, promovido pelo Sebrae Pará e pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). O evento inicia às 18 horas, no Hotel Regente, em Belém e tem como objetivo apresentar ao empresariado paraense as oportunidades de participação em um projeto setorial que, de forma articulada e integrada com as instâncias de governança, prevê a promoção e divulgação dos produtos turísticos, aliados às ações de capacitação e inovação, fortalecendo o processo de gestão e ampliação de mercado. Segundo seus idealizadores o Encontro Empresarial se justifica como “instrumento necessário para o alinhamento e adesão de parcerias entre as instâncias de governança e as empresas do segmento do turismo”. Entre os participantes do evento, que será aberto pelo presidente da Paratur, Adenaur Góes, e dirigentes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão agentes de receptivo associados `a ABAV, empresários de hotelaria, gastronomia, guias de turismo, entidades da sociedade civil organizada, além de empresários do projeto Tour da Experiência, do Sebrae-Pa. Também são parceiros da iniciativa, que envolve os projetos Tour da Experiência e Turismo na Cidade de Belém, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). Após a apresentação da proposta de atuação compartilhada da cadeia produtiva do turismo, com foco em agências de viagens, meios de hospedagem e de transporte, guias, bares e restaurantes, também vão ser apresentadas estratégias de comercialização de produtos, pela Associação das Agências de Viagens (ABAV), seguida de um coquetel. O Hotel Regente esta localizado na Avenida José Malcher, 485, entre Quintino Bocaiúva e Benjamim Constant. Informações (91) 3242-9836 / 3223-8193 / 8842-8129 Texto: Benigna Soares - Ascom Paratur .

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por: Benigna Soares


Nada encanta mais um turista no Pará e na Amazônia do que o contato direto com as manifestações culturais, as delícias gastronômicas, a riqueza da natureza e do patrimônio histórico e, claro, a receptividade do povo paraense. Esses encantos, divulgados mundo à fora pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), ganham notoriedade em especial por que o Pará detém cerca de 50% de todo o território da Amazônia, uma das marcas mais desejadas do mundo.
Para facilitar a execução de políticas públicas e iniciativas privadas de investimento o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, lançado há dez anos pela Paratur e que está sendo atualizado divide turisticamente o Pará em sés pólos: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. É nesses pólos que encontramos todos os segmentos, que fazem do Pará a Obra-Prima da Amazônia.
PÓLO BELÉM - Entre esses pólos, Belém se mostra ao turista sempre encantadora, com seus traços marcados por forte hibridez cultural e arquitetônica. No bairro da Cidade Velha, salta aos olhos o contraste do patrimônio histórico – herança de Portugal e outras influências européias, refletida no casario antigo – com o pós-moderno, representado pela Estação das Docas, onde todos se encontram, no almoço, no pôr do sol ou noite adentro, para se deliciar com a brisa do rio Pará, com a alegria contagiante do local e com o cardápio de excelente qualidade, como exige o rigor da culinária paraense.

Basílica de Nazaré, Teatro da Paz, Praça da República e Praça Batista campos também devem ser visitados. O Mangal das Garças, às margens do rio Guamá, povoado de aves raras da Amazônia.
Uma flora típica em desenvolvimento, escolhida para ser uma das mostras mais perfeitas da nossa floresta tropical, se impõe por todos os lados. Do alto do Farol, uma vista quase completa de Belém, que aos poucos abre suas janelas para o rio. No Espaço São José Liberto, encontramos o Pólo Joalheiro, onde o ouro e outras riquezas minerais do Pará são transformados em jóias de puro requinte.
A natureza verde de Belém ainda pode ser vista no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, no Museu Paraense Emílio Goeldi e no Bioparque Amazônia. No entorno da cidade, mais de 70 ilhas e um cotidiano de vida ribeirinha encantador. Carimbó, siriá, marujada, boi bumbá, pássaros juninos, lundu, brega, tecnobrega, guitarrada e calypso são alguns dos ritmos que embalam as manifestações culturais – entre as quais se destaca o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, sempre no segundo domingo de outubro, quando mais dois milhões de fiéis e milhares de turistas se encontram numa gigantesca demonstração de fé.
Estação das Docas e Mercado Ver-o-Peso - Construída a partir de quatro antigos galpões de ferro ingleses do século XIX, o complexo turístico e gastronômico Estação das Docas reúne restaurantes, uma mini-fábrica de cerveja, bares, lanchonete, sorveteria, espaço para eventos, teatro, museu e terminal fluvial.
Ao lado temos a maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso, um dos maiores símbolos do povo e da cultura paraenses, com seu misticismo, crenças e hábitos. Inaugurado no final do Século XVII como posto de fiscalização e tributos, o mercado combina estilos neo- clássicos com peças de ferro e gradil importados da Europa.
Belém está pronta para receber turistas o ano todo, em especial no mês de outubro, quando acontece (no segundo domingo) o Círio de Nazaré. Recomenda-se reservar pelo menos três dias para conhecer a cidade.

TAPAJÓS, AMAZÔNIA, SELVA E HISTÓRIA: No pólo turístico Tapajós, o Pará se revela com o que tem de mais atraente na Amazônia: a flora, a fauna e a história. Lá encontramos Santarém, com inúmeras opções de artesanato, passeios, gastronomia regada a peixes típicos, belos e confortáveis hotéis. À frente da cidade, o
fascinante encontro das águas esverdeadas do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas, que por quilômetros seguem lado a lado mas nunca se misturam. O fenômeno atrai turistas de todo o mundo, assim como a bela vila de Alter do Chão, maior aquífero do mundo. Vila turística a 32 km de Santarém, às margens do Rio Tapajós, afluente do Amazonas. O lugar, rota de grandes cruzeiros marítimos, apaixona seus visitantes pela bela praia de águas doces e esverdeadas e areia branca, às margens do Tapajós. Canoeiros ficam na orla, à espera dos apaixonados pela natureza, para um inesquecível passeio pelo Lago Verde, até a Ilha do Amor, lugar de rara beleza, assim como a comunidade Maguary. Outra opção é uma trilha pela floresta até a Serra da Piroca, de onde a vista panorâmica de Alter do Chão é inesquecível. Antes de seguir, vale se deliciar com a “piracaia”, peixe assado na brasa servido em um ritual tipicamente tapajônico.
Recomenda-se visitar Santarém o ano todo, mas no mês de setembro a natureza é mais generosa, ao revelar toda a exuberância da praia de Alter do Chão. É também quando acontece o Sairé, principal manifestação cultural do lugar, um ritual de ritmos, cores e coreografias indígenas,
com destaque para o duelo dos botos Cor-de-Rosa e Tucuxi. O Sairé é uma festividade de caráter religioso introduzida nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no Século XVII.


AMAZÔNIA DO MARAJÓ: Ao desembarcar no Porto do Camará, em Salvaterra, na Ilha do Marajó, o turista deve estar preparado para apreciar praias de águas mornas e salobras, observar búfalos que servem de montaria à polícia e aos visitantes, trilhas no mangue, em campos naturais, passeios de canoa e revoada de guarás, esses são alguns dos atrativos da maior ilha fluvial e marítima do mundo, a lha de Marajó. Passeios por campos alagados e degustação do queijo bubalino, oferecidos nos hotéis e fazendas que recebem os visitantes, também são convites irrecusáveis para quem deseja conhecer o arquipélago do Marajó, composto por aproximadamente 3 mil ilhas e ilhotas distribuídas em 15 municípios, numa área de 49.606 km² banhada pelo Oceano Atlântico, pelos rios Amazonas e Pará.
A beleza exótica do Marajó é vista em pequenos rios e igarapés que criam áreas alagadas, refúgio dos fortes búfalos, principal produto pecuário da região. A Praia do Pesqueiro, no município de Soure, tem um encanto que atrai turistas de todo o mundo. O artesanato marajoara também merece ser visto, com seus desenhos inconfundíveis aplicados em cerâmicas e peças de vestuário de couro bubalino.
Inspiradas na região, as jóias do Pará são produzidas a partir de sementes, folhas e cipós, alguns dos artigos encontrados nas feiras e barracas de lembranças dos municípios marajoaras. É imperdível no Marajó: a Reserva Extrativista Marinha de Soure, que abrange uma área de 27.463.58 hectares, denominada Manguezal de Soure. Merece atenção especial a Praia do Pesqueiro, com três quilômetros de extensão e inúmeros coqueiros, marca registrada do local. Possui barraquinhas com serviços de bar e restaurante e uma culinária cuja especialidade são os peixes regionais e o caranguejo toc-toc. Recomenda-se reservar de 5 a 8 dias para conhecer os principais encantos do arquipélago do Marajó, que envolve centenas de ilhas, entre elas: Marajó, Mexiana, Caviana, Janaucu, Jurupari e ilha do Pará.

Outros motivos para visitar o Pará

Em sua viagem ao Pará não deixe de se encantar com:

BELÉM

• Artesanato: brinquedos de miriti, cerâmica, biojóias,cuias;
• Gastronomia: pato no tucupi, maniçoba, tacacá;
• Manifestações culturais: carimbó, marujada, sairé,
• Círio de Nazaré: ocorre no segundo domingo de outubro, reúne mais de 2 milhões de romeiros em procissão que sai da Catedral da Sé e segue pelas principais ruas de Belém com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Basílica Santuário de Nazaré, cumprindo ritual de mais de 200 anos;
• Complexo do Ver-o-Peso: feira livre, mercado a céu aberto e doca);
• Complexo Estação das Docas: 32 mil m2 de extensão e 500 m de orla fluvial, com bares, restaurantes, sorveterias, feira de artesanato e lojas;
• Complexo Feliz Lusitânia: Catedral Metropolitana, Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra, Forte
do Presépio e Casa das Onze Janelas);
• Tour fluvial: pelos rios Guamá e Pará, com vista da orla fluvial de Belém e ilhas adjascentes;
• Vila de Icoaraci: maior centro de produção de cerâmica marajoara, tapajônica e maracá;
• Museu Zoobotânico Emilio Goeldi e Mangal das Garças;
•Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
• Ilhas: Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba, Ilha das Onças, Ilha dos Papagaios;

MARAJÓ
• Ilha do Marajó: Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari (Museu do Marajó)

TAPAJÓS
• Santarém, Alter-do-Chão, encontro das águas

INFORMAÇÕES
GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA PARAUR
Benigna Soares - Gerente
+ 55 (91) 8360-0506 - PARATUR - FUNCIONAL
+ 55 (91) 3223-8193 - PARATUR - FIXO
+ 55 (91) - 8842-8129 (Abrajet)
e-mail: paraturgecv@gmal.com
e-mail: benignasoares@gmail.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Emprego no turismo cresceu quase 27% neste semestre

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-PA) divulgaram no final da manhã desta quinta-feira, dia 11, no auditório do Centro Integrado de Governo –(CIG), em Belém, um diagnóstico sobre a geração de emprego formal e renda na cadeia produtiva do turismo. Esta é a primeira vez que Paratur e Dieese, que já são parceiros na realização de pesquisa de demanda turística do círio, se unem para efetivamente estudar a cadeia produtiva de turismo no aspecto da geração de renda.

A pesquisa faz um apanhado da flutuação dos postos de trabalho formais no Estado do Pará por setores de atividades econômicas do e aponta um saldo positivo neste primeiro semestre de 2011, quando foram admitidas 11.941 pessoas, o que segundo o economista Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese, representa um crescimento de 26,7% em relação ao primeiro semestre de 2010, quando foram admitidas 9.422 pessoas.

Se destaca nesse saldo positivo em termos novos postos de trabalho a área de alimentação, que admitiu só no 1º semestre deste ano 4.439 pessoas. Já o setor de transporte, segundo o Dieese e Paratur, admitiu 3.970 pessoas e o setor de alojamento 1.587. Sena explicou que outros setores que contribuíram para o crescimento dos postos de trabalhos no turismo foram os de auxiliar de transporte (627 pessoas admitidas), aluguel de transporte (615), cultura e lazer (572) e contratação em agências de viagens (131).
Ainda neste primeiro semestre de 2011, considerando a relação admitidos (11.941 pessoas) e demitidos (11.100 pessoas), o saldo positivo é de 841.

O secretário especial de produção do Governo do Pará, Sidney Rosa, participou da reunião de apresentação dos dados ao trade turístico, gestores públicos e turismo, imprensa e outros convidados. E informou que outras iniciativas de estudar o comportamento do mercado de trabalho estão sendo realizadas pelo governo, em áreas como a indústria, agropecuária. Garantiu que o turismo tem prioridade de investimentos e que é fundamental, na visão do governo, para elevação do PIB paraense. “O governador Simão Jatene confirmou, por essa importância, a criação da secretaria de Estado de Turismo ainda este ano. Turismo efetivamente neste governo passa a ser prioridade”. Garantiu Sidney Rosa.

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, avalia positivamente esse novo cenário e afirma que essas estatísticas vão ser “norteadoras de planejamento estratégico de políticas públicas voltadas ao setor”, a exemplo do Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que a Paratur iníciou este mês para garantir que além do crescimento quantitativo haja também qualidade na oferta de produtos e serviços turísticos.

O Plano garante investimentos que inicialmente somam cerca de 300 mil reais para qualificação de mais de 1300 pessoas que atuam na cadeia produtiva do turismo em diversos segmentos, totalizando 62 turmas, 31 modalidades de cursos, voltados à capital e mais 14 municípios. A primeira etapa dessa qualificação começa ainda este mês, resultado de parceria com a Escola de Governo do Estado (EGPA). A segunda etapa começa em 12 de setembro, nos demais 14 municípios, através de convênio com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), APRH (Associação dos Profissionais em Recursos Humanos), em parceria com as secretarias municipais de turismo, que vão apontar a demanda e o público da capacitação.
A análise foi feita pelo Dieese Pará e Paratur, que tiveram como fonte o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED/TEM.

TEXTO: BENIGNA SOARES – ASCOM PARATUR

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Plano Ver-o-Pará será lançado em outubro

Por: Benigna Soares (Ascom Paratur)

Ver-o-Pará é a denominação escolhida para o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, previsto para ser lançado na primeira semana de outubro pelo governador do Estado, Simão Jatene. A denominação foi apresentada na tarde desta quarta-feira, dia 10, durante reunião ordinária dos membros do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur), que envolve mais de 40 representantes do setor público, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor.

Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Fomentur, definiu a nomenclatura como um passo a mais na decisão do trade paraense de dar mais visibilidade à marca Pará, pouco conhecida no mercado turístico nacional e internacional onde a Amazônia tem um apelo comercial maior. Ele lembra que por isso o Estado criou o slogan Pará A Obra-Prima da Amazônia mas que está na hora de dar maior visibilidade ao Pará nesse contexto.

A pauta central do encontro do Fomentur, que ocorreu no auditório Carlos Rocque, na sede da Paratur, foi justamente a estratégia adotada pela empresa espanhola Chias Marketing, contratada pela Paratur, para atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará, lançado há mais de dez anos. A atualização foi iniciada pelas consultoras da empresa, Patrícia Servilha e Anete Ferreira, no início deste ano. Agora elas apontam ações emergenciais necessárias para o Plano, que está com a parte de diagnóstico em fase de conclusão, tendo em vista que Paratur e consultoria percorreram os seis pólos turísticos ouvindo as demandas dos principais agentes envolvidos na cadeia produtiva do turismo, entrevistando, aplicando questionários de pesquisa, entre outras ações.

Além de ouvir os segmentos turísticos a Chias Marketing também adotou como estratégia a aplicação de pesquisas de demanda turística, para que os visitantes pudessem avaliar o Pará e seus produtos. Outra pesquisa está sendo aplicada com apoio da Paratur junto aos agentes de viagens e operadores que comercializam o Pará nos mercados nacionais e internacionais. Patrícia Sevilha explica que é o resultado desse diagnóstico que vai dá as diretrizes do novo plano e definir as prioridades para o turismo.

Entre os participantes da assembleia do Fomentur estava o secretário de Ciência e Tecnologia, Alex Fiuza de Melo, para quem a união de esforços entre o poder público, a iniciativa privada e sociedade civil organizada são fundamentais para o resultado positivo das ações que estão sendo projetadas para o Estado. O empresário Francisco Rocha, agente de viagens, teve sua empresa, Travel In, citada como exemplo de persistência. Em 1991 iniciava suas atividades com seis funcionários. Hoje tem uma empresa com cerca de 30 funcionários, além de envolver a contração de mão de obra indireta e aquisição de produtos e serviços de vários segmentos. “Alguém que acreditou neste processo e investiu”. Elogiou Adenauer Góes.

Para elencar as ações emergenciais e outras que vão subsidiar o novo Plano as consultoras, acompanhadas da assessora institucional da Paratur, Conceição Silva da Silva, já visitaram cinco pólos turísticos do Pará, percorrendo diversos municípios. Na última semana os municípios visitados foram Santarém, Belterra, Oriximiná e Trombetas, no pólo Tapajós . Altamira, no pólo Xingu, também foi contemplado, assim como os municípios de Salvaterra, Soure e Ponta de Pedras, no Marajó. Ainda vão ser ouvidos os municípios de Cametá e Barcarena, no pólo Araguaia Tocantins.
– Ainda como resultado das estratégias emergenciais já indicadas pela consultoria a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) apresenta às 11h da manhã desta quinta-feira, dia 11, os indicadores da geração de emprego e renda na cadeia produtiva de turismo. Os números, que apontam um crescimento superior a 25% na geração de emprego formal e renda de janeiro a julho deste ano no turismo em relação ao mesmo período de 2010, também vão subsidiar investimentos no setor e elaboração de novas políticas públicas, a exemplo da qualificação de mão de obra.   A apresentação será feita pela Paratur e Dieese Pará, no auditório do CIG, na Avenida Nazaré, 871, bairro Nazaré.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Presidente da Paratur lamenta morte do colunista de turismo Fernando Castro Júnior



Por: Benigna Soares

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, recebeu com muita tristeza a notícia da morte, na manhã desta terça-feira, do colunista de turismo e advogado Fernando Castro Júnior.  Para Adenauer, Fernando vai deixar uma lacuna no jornalismo especializado paraense e também na gestão pública.
“O advogado e jornalista Fernando Castro Júnior escreveu de forma muito positiva seu nome na história do turismo paraense, quer como gestor público no exercício da diretoria da Paratur, quer como jornalista de turismo. Soube com rara perfeição compreender e externar a importância e o entendimento do turismo como atividade produtiva e como estratégia de melhoria de qualidade de vida”. Disse Adenauer, ao ser informado sobre a morte de Fernando, que há cinco dias estava internado no Hospital Porto Dias, em Belém. “A atividade turística sentirá sua falta”. Garante Adenauer, que toda semana procurava estar em sintonia com Fernando, que pra ele “exercia o papel de interlocutor das boas notícias sobre o turismo e sobre as ações da Paratur para toda a sociedade paraense”.
Familiares informaram que Fernando Castro faleceu às 6 horas da manhã desta terça-feira, dia 9, com uma infecção generalizada. O velório está ocorrendo no Recanto da Saudade, na Diogo Móia e o sepultamento será às 17 horas, também no Recanto da Saudade.
Fernando Vasconcelos Moreira Castro Júnior nasceu em 22 de dezembro de 1946. Casado com a também jornalista e colunista social Vera Castro, Fernando se destacou entre os jornalistas paraenses pelo gosto pelo turismo. Advogado, também foi servidor público do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Na Paratur foi Diretor de Marketing de 1991 a 1994.  Desde abril de 2007 estava no Conselho de Administração da Paratur.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fomentur vai avaliar ações para novo plano de turismo

Representantes do trade turístico se reúnem no próximo dia 10, às 15h, na Fiepa, em mais uma reunião ordinária do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).

A pauta principal do encontro será a avaliação do Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará que está sendo atualizado. As consultoras da empresa espanhola Chias Marketing, Patrícia Servilha e Anete Ferreira, responsáveis pela atualização do Plano, vão apontar proposição de ações emergenciais necessárias para o Plano, que deve ser lançado ainda este ano pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, e pelo governador Simão Jatene.

Para elencar as ações emergenciais e outras que vão subsidiar o novo Plano as consultoras, acompanhadas da assessora institucional da Paratur, Conceição Silva da Silva, já visitaram quatro dos seis pólos turísticos do Pará, percorrendo diversos municípios. Na última semana os municípios visitados foram Santarém, Belterra, Oriximiná e Trombetas, no pólo Tapajós . Altamira, no pólo Xingu, também foi contemplado.

Esta semana o roteiro envolve os municípios de Salvaterra, Soure e Ponta de Pedras, no Marajó. Ainda vão ser ouvidos os municípios de Cametá e Barcarena, no pólo Araguaia Tocantins.

A reunião do Fomentur vai ocorrer no auditório do 9ª andar da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), às 15h e será coordenada pelo presidente do Fórum e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes.

Paratur e Dieese apresentam indicadores do turismo paraense

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos  (DIEESE-PA) divulgam nesta quinta-feira, dia 11, estatísticas inéditas sobre a geração de emprego e renda a cadeia produtiva do turismo.  A ação  visa novas ferramentas de fortalecimento do turismo no Pará.

Sugestão de entrevista: Adenauer Góes (presidente da Paratur) e Roberto Sena (representande do Dieese-Pa)

 Local: CIG - Centro Integrado de Governo,a  Avenida Nazaré, 871, bairro Nazaré.

Hora: 11h 

Contato: (91) 3223-8193  / 8842-8129 (Ascom Paratur) 
Informações (91) 3225-0327 (NRQ)

Paratur apoiará Carimbó de Marapanim


Visando  fortalecimento do pólo turístico Amazônia Atlântica a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com outros órgão do Governo do Estado, vai apoiar a 7ª. Edição do Festival de Carimbó de Marapanim. O evento está previsto para ocorrer de 12 a 14 de novembro, naquele município. Oficinas de gastronomia, instalação performática, oficinas de audiovisuais e de comunicação em turismo, moda, entre outras estão previstas pela Paratur, que já conta com parceiros como o IAP, Curro Velho e Abrajet, além da Associação de Carimbo de Marapanim (Amatur). 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Firmada parceria entre Paratur e EGPA para qualificar profissionais na área do turismo

Segundo pesquisa recente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada),  a maior parte dos brasileiros atribui o desemprego à falta de qualificação ou experiência profissional.   A situação foi apontada por 23,7% das pessoas que se encontram nesta situação e foram pesquisadas em janeiro pelo IPEA.  Existem ainda outros fatores para o desemprego, como falta de trabalho na área de concorrência, processos seletivos complicados, salários baixos e até discriminação. Mas, nenhum é tão relevante quanto a falta de qualificação. Levando em consideração que o problema também atinge a cadeia do turismo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) lançou  nesta quarta-feira, dia 11, seu Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que inicia com um termo de cooperação assinado com  a EGPA – Escola de Governo do Estado do Pará.

Ruy Martini Filho, diretor presidente da Escola de Governo, destacou a importância da parceria no contexto dos investimentos do governo do Estado na qualificação. “A Escola de Governo é uma casa do conhecimento, onde refletimos que a capacitação não pode ser uma ação superficial. É impossível pensar em políticas públicas sem pensar    em quem está na ponta desse processo, os servidores”. Lembrou Rui, para quem é louvável a iniciativa da Paratur em firmar parcerias para que os servidores do turismo possam se aprimorar em conhecimentos na área em que atuam e em outras oferecidas pela EGPA.

Adenauer Góes, presidente da Paratur,  lembrou que “a partir da assinatura deste termo a qualificação vai depender única e exclusivamente do interesse dos servidores se profissionalizar”. Destacou ainda que na Paratur existem cerca de 150 servidores e que foram oferecidas 210 vagas em 10 turmas de agosto a dezembro deste ano.

Ruth Campos, coordenadora do Plano Emergencial de Qualificação, informou que o plano está em sua primeira fase e que ainda neste semestre será estendido para profissionais da cadeia produtiva do turismo, prevendo ações de qualificação a serem executadas no interior do Estado pela Paratur , através do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ). Os cursos oferecidos inicialmente ao servidores são nas áreas de contabilidade básica, francês básico, inglês básico, projetos sociais e captação de recursos, informática (word e excel), retenção de impostos, oratória, relações interpessoais no trabalho e gestão ambiental. A maioria das aulas vão ocorrer na EGPA e outras a Paratur.

O Plano Emergencial de Qualificação Profissional no Turismo  resulta de demandas levantadas junto às secretarias municipais de turismo, associação de bares e restaurantes, Sistema S, funcionários da Paratur, entre outros. A meta é contemplar mais de 1200 trabalhadores do turismo neste primeiro momento, entre servidores da Paratur e das áreas de segurança turística, marítimos e bilheteiros, aeroportuários, bares, restaurantes e similares, artesanato, hotelaria, entre outros somando um investimento de mais de 300 mil reais, além de investimentos de parceiros.

Para a servidora Adriana Vilhena esse investimento é primordial. "Inclusive em nossas reuniões com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, quando ele assumiu, reivindicamos investimentos em cursos de idiomas. Minha avaliação é que a escolha desses cursos (francês e inglês) foram muito importantes, que ele levou em consideração nossas necessidades". Disse Adriana, que além de formação na área de turismo trabalha diretamente com atendimento especializado ao turista.

Foto: Antônio Epifânio-Paratur

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Paratur lança Plano Emergencial de Qualificação Profissional no turismo

Será firmado às 10h desta quarta-feira, dia 3, um termo de cooperação técnica entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Escola de Governo  do Pará (EGPA), com o objetivo de garantir qualificação profissional dos servidores da Paratur. O termo, a ser assinado pelo presidente da Paratur,  Adenauer Góes,  pelo diretor presidente da EGPA, Rui Martini Filho faz parte do Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que a Paratur lança na ocasião para contemplar os servidores neste primeiro momento e na sequência profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo.

O Plano Emergencial de Qualificação Profissional no Turismo  resulta de demandas levantadas junto às secretarias municipais de turismo, associação de bares e restaurantes, Sistema S, funcionários da Paratur, entre outros.
Além de despertar o interesse dos profissionais da área para o turismo como fonte de trabalho, renda e crescimento econômico é uma resposta às expectativas dos turistas em relação à qualidade dos serviços prestados pelo setor.
A parceria entre a Escola de Governo e a Paratur será  entre agosto e dezembro deste ano e vai contemplar 210 vagas em 10 turmas . Os cursos oferecidos são: contabilidade básica, francês básico, inglês básico, projetos sociais e captação de recursos, informática (word e Excel), retenção de impostos, oratória, relações interpesoais no trabalho e gestão ambiental. A maioria das aulas vão ocorrer na EGPA e outras a Paratur.  
A assinatura do termo, que contará cm a presença de representantes da Associação dos Funcionários da Paratur (Asfpar), no Auditório Carlos Rocquele, da Paratur, na Praça Maestro Waldemar Henrique, S/N, bairro Reduto. Informações (91) 3223-8193 / 8842-8129 

BENIGNA SOARES - ASCOM PARATUR 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Paratur avalia pólos turísticos

Por: Benigna Soares-Paratur

Consultores da empresa espanhola Chias Marketing e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciaram neste fim de semana a segunda etapa do levantamento de dados para o novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. O levantamento foi iniciado no mês de março deste ano e consiste principalmente em um diálogo com os diferentes segmentos que formam o setor de turismo, a exemplo das entidades de classe e órgãos municipais responsáveis por políticas públicas para a área.

Nesta segunda etapa, que teve início no último dia 31 e segue até o dia 14, vão ser contemplados os pólos Tapajós, Marajó, Araguaia Tocantins e Xingu. Os dados complementam o levantamento feito nos pólos Belém, Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins nos últimos meses.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, explica que o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará foi lançado há dez anos e suas diretrizes precisam ser reavaliadas, algumas, inclusive não chegaram a ser executadas. O novo plano, segundo ele, será lançado ainda neste segundo semestre.

Avaliação - No pólo Tapajós vão ser avaliados os municípios de Santarém, Belterra e a Vila de Alter-do-Chão, além de Oriximiná e Porto Trombetas. Entre os dias 05 e 06 de agosto a consultoria vai passar por Altamira, no pólo Xingu. De 07 a 08 vai estar no pólo Marajó, nos municípios de Soure e Salvaterra. Também faz parte do levantamento Ponta de Pedras, no Marajó. Nos dias 12 e 13 a consultoria será nos municípios de Cametá e Barcarena, vinculados ao pólo Araguaia Tocantins.

Patrícia Sevilha, coordenadora da consultoria frente à Chias Marketing, reúne dia 10 em Belém com a Paratur para avaliação dos resultados da avaliação dos pólos turísticos, para que seja dado início ao fechamento dos dados, que subsidiarão o Plano. O novo plano, segundo ela, será lançado ainda neste segundo semestre. O resultado será apresentado, antecipadamente ao Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, Fomentur, dia 10 de agosto, às 15h, no auditório da Fiepa – Federação das Indústrias do Estado do Pará.

Turistas avaliam o Pará através de pesquisa da Paratur

Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aproveitam a grande movimentação de turistas neste veraneio para aplicar uma pesquisa de demanda que vai identificar qual o perfil dos turistas que visitam o Pará neste período do ano.  O levantamento vai subsidiar ações, programas e projetos da Paratur na área de fomento, divulgação, promoção e articulação do setor e ainda a atualização do Programa de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará.  Os pesquisadores, que nas últimas duas semanas já percorreram os municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Salinas e Conceição do Araguaia, que estão entre os mais procurados nestas férias, agora estão aplicando a pesquisa em Belém, tendo como ponto de referência a área de embarque do  Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.
Adenauer Góes, presidente da Paratur, explica que a pesquisa, por amostragem, vai envolver 800 turistas, sendo 360 em Belém, 160 em Santarém, 90 em Altamira, 90 em Marabá, 50 em Salinas e 50 em Conceição do Araguaia. Adenauer diz que a pesquisa é um ítem primordial para o novo Plano, tendo em vista que desde o lançamento, há dez anos, o documento que é referencial para o bom resultado das ações no setor, não foi atualizado e muitas ações que foram pensadas na ocasião não foram executadas.
Lialiane Obano, diretora de Fomento da Paratur, responsável pela coordenação da equipe de pesquisa ressalta a importância da opinião do turista para o Estado. Ela diz que é esse perfil que norteia a criação, por exemplo, de novos roteiros e avalia como cada destino está atendendo as demandas do turista.
“Acho que o Pará tem um potencial turístico imenso, uma culinária muito boa mas acho que precisa melhorar a segurança e o investimento na questão urbana”. Disse o físico de São Paulo, Leonardo Varuzza, no Pará pela terceira vez em turismo de negócios. Ele conta que teve um gasto total com a viagem de aproximadamente R$ 2 mil e considerou o gasto justo, tendo em vista que fechou negócios e ainda conseguiu fazer algumas atividades de lazer, como degustar a gastronomia da Estação das Docas.
Leonardo, enquanto aguardava seu vôo para São Paulo na sala de embarque respondeu perguntas da turismóloga da Paratur, Laélia Borges, sobre diversos aspectos do Pará, que para ele pode ser representada pela cor roxa, pela palavra tucupí, ter como símbolo o açaí e que “é muito melhor que Manaus”. Disse Leonardo que recomendaria o Pará a outros turistas “por que a estadia foi melhor que o esperado”.
Já o advogado Thiago Oliveira, que embarcava para Cuiabá, descreveu  como referência turística do Pará os recursos naturais e a hospitalidade do povo paraense. Após temporada de trabalho em Marabá, recomendou na pesquisa investimento em infraestrutura rodoviária, plano diretor para municípios do interior e a regionalização dos atrativos turísticos, para ele mais concentrados na capital.
Os dez pesquisadores da Paratur, que permanecem no aeroporto de Belém até sábado, de 8h às 14h, questionam dos turistas, entre outros itens, a origem, idade, motivação da viagem, como sobe do destino Pará, tempo de permanência, forma de receptivo que recebeu, destinos brasileiros mais procurados, e em especial os pontos positivos e negativos de fazer turismo no Pará, entre outros . Os dados da pesquisa de receptivo devem ser tabulados e divulgados ainda no mês de agosto. O novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará deve ser lançado até outubro, período em que a Paratur deve aplicar uma nova pesquisa de demanda, voltada aos turistas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. (Texto: Benigna Soares - Ascom Paratur.

SERVIÇO

Sugestão de entrevista: Adenauer Góes, - Presidente da Paratur
Contatos:             (91) 8842-8129       / 3223-8193  (Ascom Paratur)