quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Adenauer Góes é novo membro da Academia Brasileira de Eventos e homenageia pioneiro do turismo no Pará

 Por: Benigna Soares - ASCOM PARATUR 

Tomou posse na noite desta terça-feira, dia 23, na Academia Brasileira de Eventos, o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes. A solenidade ocorreu nesta terça-feira, dia 23, em São Paulo.  Adenauer e os novos membros que com ele tomaram posse foi eleito no início deste ano pelo Colegiado da academia.




ADENAUER ENTRE OS NOVOS ACADÊMICOS
(FOTO: MERCADO E EVENTOS)
"Para ingressar na Academia, os novos acadêmicos passaram por uma votação entre nosso colegiado. Muitos deles foram escolhidos por unanimidade", afirmou Marisa Canton, presidente da Academia Brasileira de Eventos.  
Os novos membros, além de Adenauer Góes (Paratur),  são Anita Pires (Abeoc), Antonio Dias (Royal Palm Plaza), Elza Tsumori (Ampro), Guido Tassini (Afida - Venezuela), Jorge Castex (AOCA - Argentina), Milton Zuanazzi e Sergio Pasqualin (Expo Center Norte).
“Fazer parte desta academia é um reconhecimento ao turismo do Estado do Pará”. Disse Adenauer, sobre a escolha da Academia, que completa cinco anos de atividade no Brasil.
A solenidade foi marcada por homenagens aqueles que se destacam no fortalecimento do turismo brasileiro, a exemplo do primeiro acadêmico da entidade, Álvaro Bezerra de Mello, que fundou os Hotéis Othon.  Álvaro faleceu no ano passado.
Beto Carreiro (João Batista Sérgio Murad), foi homenageado por  Anita Pires, presidente da Abeoc Nacional, que o escolheu como patrono. Também foi homenageado Walfrido dos Mares Guia, que recebeu a outorga da medalha de mérito acadêmico.  Foi ministro do Turismo no período de 2003 a 2007.  Adenauer Góes ocupa agora a cadeira 34. Tem como  patrono Joaquim Marques dos Reis, que escolheu em reconhecimento à contribuição que esse pioneiro do turismo paraense deixou ao Estado e ao Brasil.

MARQUES DOS REIS - Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim.  Aos  14 anos embarcou em Lisboa no navio Anselm para atravessar os mares em busca de um novo mundo. A chegada em Belém do Pará aconteceu em 26 de novembro de 1936.  Em meados de 1948, ingressou no jornalismo, na extinta Folha do Norte, à convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo. Por volta de 1954, Marques dos Reis passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte. 
Foi o idealizador da  Viagem da Primavera, que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, em 1960, fato que culminaria com o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia, lhe condecorando com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.  Após algumas viagens idênticas, recebeu uma notificação da Iata (órgão internacional que regulamenta o funcionamento das companhias aéreas), de que viagens desse porte deveriam ser feitas por uma agência de viagens. Assim, em 22 de agosto de 1962, nasceu a Lusotur, fazendo do Comendador um empresário do setor turístico. Marques dos Reis fundou ainda em 1973, o Equatorial Palace Hotel.  O Comendador faleceu em 28 de novembro de 2001, curiosamente, dois dias depois da data de sua chegada ao Brasil.

Adenauer Góes, em 2006, em outra iniciativa de homenagear Marques do Ries, deu a ele o nome do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pela Paratur em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet – Pará).
ACADEMIA -  Com as novas posses a Academia Brasileira de Eventos passa soma 36 acadêmicos. Em 2012 serão eleitos os quatro nomes que ainda faltam para preencher todas as vagas, segundo o estatuto da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário