quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Emprego no turismo cresceu quase 27% neste semestre

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-PA) divulgaram no final da manhã desta quinta-feira, dia 11, no auditório do Centro Integrado de Governo –(CIG), em Belém, um diagnóstico sobre a geração de emprego formal e renda na cadeia produtiva do turismo. Esta é a primeira vez que Paratur e Dieese, que já são parceiros na realização de pesquisa de demanda turística do círio, se unem para efetivamente estudar a cadeia produtiva de turismo no aspecto da geração de renda.

A pesquisa faz um apanhado da flutuação dos postos de trabalho formais no Estado do Pará por setores de atividades econômicas do e aponta um saldo positivo neste primeiro semestre de 2011, quando foram admitidas 11.941 pessoas, o que segundo o economista Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese, representa um crescimento de 26,7% em relação ao primeiro semestre de 2010, quando foram admitidas 9.422 pessoas.

Se destaca nesse saldo positivo em termos novos postos de trabalho a área de alimentação, que admitiu só no 1º semestre deste ano 4.439 pessoas. Já o setor de transporte, segundo o Dieese e Paratur, admitiu 3.970 pessoas e o setor de alojamento 1.587. Sena explicou que outros setores que contribuíram para o crescimento dos postos de trabalhos no turismo foram os de auxiliar de transporte (627 pessoas admitidas), aluguel de transporte (615), cultura e lazer (572) e contratação em agências de viagens (131).
Ainda neste primeiro semestre de 2011, considerando a relação admitidos (11.941 pessoas) e demitidos (11.100 pessoas), o saldo positivo é de 841.

O secretário especial de produção do Governo do Pará, Sidney Rosa, participou da reunião de apresentação dos dados ao trade turístico, gestores públicos e turismo, imprensa e outros convidados. E informou que outras iniciativas de estudar o comportamento do mercado de trabalho estão sendo realizadas pelo governo, em áreas como a indústria, agropecuária. Garantiu que o turismo tem prioridade de investimentos e que é fundamental, na visão do governo, para elevação do PIB paraense. “O governador Simão Jatene confirmou, por essa importância, a criação da secretaria de Estado de Turismo ainda este ano. Turismo efetivamente neste governo passa a ser prioridade”. Garantiu Sidney Rosa.

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, avalia positivamente esse novo cenário e afirma que essas estatísticas vão ser “norteadoras de planejamento estratégico de políticas públicas voltadas ao setor”, a exemplo do Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que a Paratur iníciou este mês para garantir que além do crescimento quantitativo haja também qualidade na oferta de produtos e serviços turísticos.

O Plano garante investimentos que inicialmente somam cerca de 300 mil reais para qualificação de mais de 1300 pessoas que atuam na cadeia produtiva do turismo em diversos segmentos, totalizando 62 turmas, 31 modalidades de cursos, voltados à capital e mais 14 municípios. A primeira etapa dessa qualificação começa ainda este mês, resultado de parceria com a Escola de Governo do Estado (EGPA). A segunda etapa começa em 12 de setembro, nos demais 14 municípios, através de convênio com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), APRH (Associação dos Profissionais em Recursos Humanos), em parceria com as secretarias municipais de turismo, que vão apontar a demanda e o público da capacitação.
A análise foi feita pelo Dieese Pará e Paratur, que tiveram como fonte o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED/TEM.

TEXTO: BENIGNA SOARES – ASCOM PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário