terça-feira, 1 de setembro de 2015

Conheça Bragança: a Pérola do Caeté

Foto: SETUR
Localizada no nordeste paraense, a 210 km de Belém, Bragança é conhecida como a Pérola do Caeté. Guardião de muitos rios e igarapés de água doce, o município, que desperta muitos olhares para a Região Turística Amazônia Atlântica, resulta da colonização européia, principalmente a francesa. Brangança é cortada por rios, mangues e igarapés. Transformada em município no século 18, ainda hoje preserva algumas construções históricas, como igrejas e casario. É procurada pelos turistas principalmente pela praia de Ajuruteua, uma típica vila de pescadores. Nos limites com os municípios de Augusto Corrêa e Viseu está a serra do Piriá, além de grutas e rios.

Construções Históricas

Foto: SETUR
Casa da Família Medeiros: em estilo português e assoalhada de acapu e pau-amarelo, a casa possui móveis antigos em madeira escura com tampos de mármore, cristais, cofre, caixa-forte, cadeira e espada pertencentes ao pai do primeiro proprietário, que foi o comandante da Guarda Nacional Antônio Fernandes de Medeiros. 

Casa dos Prefeitos: construída 1908 pelos intendentes de Bragança. 

Curro Velho: antigo matadouro municipal.

Mercado de Carne: construído em 1911, em estilo neoclássico. Em seu entorno funciona uma feira livre. 

Palácio Episcopal da Prelazia (Residência Episcopal): o prédio foi construído pelos padres italianos barnabitas e seus primeiros moradores foram europeus. 

Palácio da Intendência de Bragança: denominado Palacete Augusto Corrêa, o prédio possui piso da entrada todo em ladrilhos hidráulicos e a escadaria principal é em madeira acapu. Os alicerces, em pedra, foram feitos pelos portugueses. O prédio é uma cópia do Palácio de Bragança de Portugal. Foi inaugurado entre os anos de 1902 e 1903.

Vila Que Era: fundada por Álvaro de Souza em 1634, com o nome de Vila Souza de Caeté. Deu origem à sede municipal de Bragança. O monumento da Cruz de Malta é o marco da fundação deste município. Está à margem direita do rio Caeté. Acesso pela rodovia para Viseu, depois de cerca de 3 km, entra-se no ramal e percorrem-se 6 km em estrada não pavimentada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário