quarta-feira, 19 de março de 2014

Pará é destaque no diário Público de Portugal

Pará vira pauta do
Diário Português Público
Atendendo convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dois jornalistas portugueses participaram,  entre os dias 16 a 20 de janeiro deste ano, do Programa de Press Trip (viagem de familiarização de jornalistas especializados em turismo), organizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur).  A repórter Alexandra Prado e o fotógrafo Nelson Garrido, do  Diário Português Publico, durante a permanência no Pará, tiveram a oportunidade de registrar importantes aspectos da cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, segmentos fortes do turismo paraense.

Em Belém, por exemplo, conheceram o Complexo Ver-o-Peso, a ilha do Combú e se deliciaram com a gastronomia local.

A reportagem especial do Publico já pode ser conferida no site, e mostra aos cidadãos portugueses e de outros países, imagens que só a Amazônia paraense tem. No jornal eles relatam a experiência de tomar o tacacá e ficar com a boca dormente pelo jambú. A jornalista chega a dizer que o Estado é uma “despensa mágica”, se referindo a abundancia na gastronomia.

Dona Nena e sua  pequena fábrica
 de cacau orgânico
Gastronomia e ilha do Combú– Alimento típico paraense, e que não falta em muitas casas na hora do almoço, o açaí, também foi experimentado de forma sutil, mas depois da primeira “colherada” a jornalista diz que pôde saborear o fruto, mas com açúcar.

Dona Prazeres foi a personagem encontrada na ilha do Combú que trouxe a Alexandra um sabor tipicamente local, inhame frita (regionalmente conhecida como mandioca) com pirarucu. Mas também passearam pela Ilha e se sentiram pequenos perto de uma Samaumera.

“A Paris n’América” – Esse é o titulo dado pela jornalista portuguesa ao retratar a capital paraense na reportagem. Dando destaque a época que Belém viveu no auge da borracha, a conhecida “Belle Époque”. Muito da arquitetura paraense foi edificada sob a visão de Paris. Até os materiais vinham da França.O Parque Zoobotanico do Museu Paraense Emílio Goeldi, Mangual das Garças, Basílica de Nazaré, Theatro da Paz e o Complexo Feliz Lusitânia também foram citadas por Alexandra Coelho.

Vale ressaltar que a partir de junho, a Tap (Empresa de Transporte Aéreo de Portugal) começa a operar voos comerciais direto para Belém, partindo de Lisboa, “abrindo a porta” para a Europa.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que esteve em Portugal entre 12 e 16 deste mês, representando o  Pará na Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), elogiou a publicação.

“De excelente qualidade a reportagem da Alexandra Prado e do Nelson Garrido. É resultado dos investimentos que a Paratur vem fazendo na divulgação do nosso turismo. Só nos últimos três meses recebemos publicações que foram feitas na revista italiana Turismo & Attualità, na “Prestigieux Univers”, da França, no guia turístico “Stefan Loose Travel Handbücher ‘Brasilien’”, lançado em dezembro na Alemanha e premiado pela ITB, maior feira comercial e promocional de turismo daquele país, do guia turístico inglês “Rough Guides”, deste e de outros veículos de Portugal, entre outras publicações internacionais, que somam-se a publicações diárias nos veículos de comunicação do Brasil. O trabalho de divulgação é concomitante com o recebimento, no Pará, de jornalistas especializados em turismo e com a participação da Paratur nas feiras e eventos desses destinos visando a promoção, captação de eventos e aplicação de ferramentas de marketing e inteligência de mercado” visando a busca da liderança do Pará como destino prioritário em turismo na Amazônia.

Texto: Benigna Soares e Denilton Resque – Gerência de Comunicação da Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário