Pará vira pauta do Diário Português Público |
Em Belém, por exemplo, conheceram o Complexo Ver-o-Peso, a ilha do Combú
e se deliciaram com a gastronomia local.
A reportagem especial do Publico já pode ser conferida no site, e mostra
aos cidadãos portugueses e de outros países, imagens que só a Amazônia paraense
tem. No jornal eles relatam a experiência de tomar o tacacá e ficar com a boca
dormente pelo jambú. A jornalista chega a dizer que o Estado é uma “despensa
mágica”, se referindo a abundancia na gastronomia.
Dona Nena e sua pequena fábrica de cacau orgânico |
Dona Prazeres foi a personagem encontrada na ilha do Combú que trouxe a Alexandra um sabor tipicamente local, inhame frita (regionalmente conhecida como mandioca) com pirarucu. Mas também passearam pela Ilha e se sentiram pequenos perto de uma Samaumera.
“A Paris n’América” – Esse é o titulo dado pela jornalista portuguesa ao retratar a capital paraense na reportagem. Dando destaque a época que Belém viveu no auge da borracha, a conhecida “Belle Époque”. Muito da arquitetura paraense foi edificada sob a visão de Paris. Até os materiais vinham da França.O Parque Zoobotanico do Museu Paraense Emílio Goeldi, Mangual das Garças, Basílica de Nazaré, Theatro da Paz e o Complexo Feliz Lusitânia também foram citadas por Alexandra Coelho.
Vale ressaltar que a partir de junho, a Tap (Empresa de Transporte Aéreo
de Portugal) começa a operar voos comerciais direto para Belém, partindo de
Lisboa, “abrindo a porta” para a Europa.
O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que esteve em Portugal entre 12
e 16 deste mês, representando o Pará na
Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), elogiou a publicação.
“De
excelente qualidade a reportagem da Alexandra Prado e do Nelson Garrido. É
resultado dos investimentos que a Paratur vem fazendo na divulgação do nosso
turismo. Só nos últimos três meses recebemos publicações que foram feitas na
revista italiana Turismo & Attualità, na “Prestigieux Univers”, da França, no guia turístico “Stefan
Loose Travel Handbücher ‘Brasilien’”, lançado em dezembro na Alemanha
e premiado pela ITB, maior feira comercial e promocional de turismo daquele
país, do guia turístico inglês “Rough Guides”, deste e de outros veículos de
Portugal, entre outras publicações
internacionais, que somam-se a publicações diárias nos veículos de comunicação
do Brasil. O trabalho de divulgação é concomitante com o recebimento, no Pará,
de jornalistas especializados em turismo e com a participação da Paratur nas
feiras e eventos desses destinos visando a promoção, captação de eventos e
aplicação de ferramentas de marketing e inteligência de mercado” visando a
busca da liderança do Pará como destino prioritário em turismo na Amazônia.
Texto: Benigna Soares e Denilton Resque – Gerência de Comunicação da Paratur
Texto: Benigna Soares e Denilton Resque – Gerência de Comunicação da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário