quarta-feira, 19 de março de 2014

Prefeito de Paranaguá busca parcerias com áreas do turismo em Belém e Marajó

Prefeito Edison Kersten visita Belém e
 Soure em busca de parcerias para o turismo.
Desembarca em Belém na próxima sexta-feira, dia 21, uma comitiva do município de Paranaguá, no Paraná em busca de fechar parcerias e intercâmbio comercial e técnico voltados a área do turismo. Na região turística do Marajó a comitiva, que tem a frente o prefeito de Paranaguá, Edison Oliveira Kersten e o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierres Junior, o principal município a ser visitado é Soure, onde vão ser recebidos pelo prefeito local, João Luiz Melo, secretário de Turismo, Adolfo Maia, entre outras autoridades.

Paranaguá é hoje um dos municípios mais fortes na atividade turística na região sul do país, e a busca de parceria com o Pará tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da demanda turística e troca de experiências entre os dois estados, visando ainda o aperfeiçoamento das práticas comerciais e prestação de serviços turísticos ofertados pelos dois municípios

Soure, conhecida como “a capital do Marajó”, é um dos municípios prioritários elencados pelo Plano Ver-o-Pará, uma referência turística da região marajoara, que guarda a maior ilha fluvial e marítima do mundo.

A comitiva permanece no Marajó até o dia 23. Na segunda-feira, dia 24, às 10 horas, faz visita de cortesia ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, que vai apresentar ao prefeito o Plano Estratégico de Turismo do Pará (Plano Ver-o-Pará) e o catálogo de atração de agentes, operadores de turismo e mídias especializadas, que apresenta o Pará dividido em seis regiões turísticas (Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu e nos segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

Adolfo Maia Junior, secretário de Turismo de Soure, acredita que RO encontro tem muito a contribuir para o setor turístico do Marajó. “Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e sempre buscaremos, cada vez mais, melhorar o que já temos como presente da natureza. Soure sempre receberá com muito gosto visitas como estas que certamente deixarão bons frutos para a nossa população”. Explica Maia, parceiro da Paratur também no receptivo de jornalistas, profissionais de turismo e outros que incluem o Marajó em seus roteiros.

A comitiva do Paraná conta ainda com a diretora Dayane Pires e os consultores Marlene Novaes e Aldo Novaes. O grupo irá conhecer as praias da ilha, além de provar da culinária regional, prestigiar a arte da cerâmica marajoara feitas pelos ceramistas Ronaldo Guedes e Carlos Amaral, entender os beneficiamentos dos produtos feitos a partir do couro do búfalo marajoara, ouvir e dançar o carimbó marajoara, conhecer a organização dos artesãos locais através da Sociedade Marajoara de Arte (Soma), entre outros atrativos como as fazendas, igarapés, furos e mangues.

Texto: Benigna Soares (Paratur) com Dário Pedrosa - Prefeitura de Soure

Nenhum comentário:

Postar um comentário