quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

25 anos da AMUT

Nesta sexta-feira, dia 31,  uma solenidade vai marcar a celebração dos 25 anos de fundação da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT.  A entidade representa os municípios que integram a região Oeste do Pará e adjascentes.
A programação acontece  na Estação, na travessa 1° de março, 766, bairro Campina, às  20 horas.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cidade Modelo completa 82 anos

O município de Castanhal, que tem a sede conhecida como cidade modelo e foi criada em 28 de janeiro de 1932, acaba de completar 82 anos de fundação. A data foi comemorada com muita festa.

Círio de Castanhal
Castanhal integra a Região Metropolitana de Belém e localiza-se a 68 km de Belém, capital do Pará.  Sua denominação é inspirada no igarapé Castanheira, às margens do qual encontravam-se muitas árvores com essa denominação, típicas da Amazônia.

Município com vocação econômica para o comércio, Castanhal está em fase de grande expansão e desenvolvimento, com ampla geração de emprego e renda e é fonte de produtos e alimentos para cidades vizinhas. É também uma referência para o agronegócio. Realiza anualmente diversos leilões de gado e festa do peão boiadeiro.

A cidade possui uma das maiores obras arquitetônica da região, que é a catedral Santa Maria Mãe de Deus, e outras atrações históricas como o Monumento e a Praça Cristo Redentor que são pontos turísticos de Castanhal.

Outros lugares despertam o interesse de quem vai até Castanhal como a Praça do Estrela e a Vila do Apeú, onde acontece uma das maiores romarias do Pará em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. O evento acontece sempre no terceiro domingo de outubro.

Segundo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) Castanhal integra a região turística Amazônia Atlântica e guarda outras atrações, como o Camping Ibirapuera, assim como a Igreja Matriz de São José. O município  também serve como elo entre outros municípios, a exemplo de Capanema, Tracuateua, Bragança, Salinas, Marapanim e outros que levam para rotas oceânicas nas quais encontramos belas praias, como Marudá, em Maracanã, Crispim, em Marapanim, Ajuruteua, em Bragança e Atalaia, em Salinas.
Durante o ano acontecem eventos grandiosos na cidade como a Expofac (Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal), realizada no fim do mês de agosto ou inicio de setembro e é um mega- evento evangélico que dura 3 (três) dias.

 E em junho a cidade realiza as famosas festas juninas Forró do Didi, do Agricultor, do Ianetama, Agnaldo, entre outros.

Cultura  – A origem histórica de Castanhal está ligada aos índios Tupinambás, primeiros habitantes daquela região. Seu desenvolvimento começa com a passagem por ali da Estrada de Ferro Belém-Bragança, que levou um povoamento maior para o lugar, atraindo colonizadores do Ceará, especializados em cultivo da terra, na época contratados pelo governo Provincial. A Vila de Castanhal que deu origem ao município data de 15 de agosto de 1899, ganhando status de município em 28 de janeiro de 1932, a partir do Decreto-Lei No. 600, assinado por Magalhães Barata, então interventor federal. Com a criação de rodovias como a Belém Brasília Castanhal ganhou maior notoriedade, passando a ser importante rota e atraindo povoadores de regiões do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Texto: Benigna Soares e Carolinne Reis - GEC Paratur
Imagem: Prefeitura de Castanhal

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Paratur fortalece presença do destino Pará na Europa com participação na Fitur

Segundo o Ministério do Turismo (MTUR) a Espanha ocupa, desde 2011, a nona posição entre os países que mais enviam turistas ao Brasil. Em 2011, por exemplo, vieram 190.392 visitantes. Em 2012 o fluxo total chegou a 180.406 turistas.  Uma boa parte destes visitantes escolheram a Amazônia como destino. O Pará recebeu em 2011, por exemplo, 63.770 turistas internacionais, desse total 12,9% vieram dos EUA, 8,9% da Argentina e 8,2% do Japão. Mas, o fluxo da Europa também foi alto, com 3% vieram da Espanha, 9,8% da França, 8,9% da Itália, 6% da Alemanha e 42,3% de outros países. Segundo a gerência de Inteligência de Mercado da Paratur, em 2013 o fluxo total de turistas estrangeiros ao Pará chegou a 78.574 visitantes, dos quais um grande percentual veio da Espanha. 

O interesse dos europeus pela Amazônia é principalmente a busca por atrativos naturais e culturais, os dois mais fortes segmentos do Pará, que carrega consigo o slogan “A Obra-Prima da Amazônia”.

A participação do Pará este mês na Feira Internacional de Turismo da Espanha (Fitur) só confirmou as expectativas de que é cada vez maior esse interesse do mercado europeu pelos  produtos turísticos paraenses. O Pará foi representado no evento, que aconteceu de 22 a 26 deste mês em Madri, pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que retornou da mais importante feira de turismo da Espanha com um saldo de mais de 150 atendimentos diretos aos  agentes de viagens, operadores, representantes institucionais, de companhias aéreas, hoteleiros, realizadores de eventos, imprensa especializada, entre outros que podem contribuir com o incremento de fluxo turístico da Europa para o Brasil e que buscaram essas possibilidades no estande brasileiro no evento.

De acordo com Carlos Figueira, gerente de Promoção Nacional e Internacional da Paratur, que representou o Pará no evento, entre as empresas que se interessaram imediatamente pelos produtos paraenses estavam a Interpass – Agencia de Viagens e Turismo (Lisboa-Portugal), a Amarelo Viajes.com e Viajes a Brasil.com (operadora espanhola), a Flytour (operadora brasileira e proprietária da marca American Experess no Brasil), Viagens Abreu, SA (operadora em Portugal, Brasil, Espanha, U.S.A. e Angola), Gales Diseno de Viajes (operadora mexicana), Itaparica Tour Operator (Salvador, Santa Catarina, Argentina e Chile). O Pará também  despertou interesse de empresas brasileiras que querem investir no Pará como opção de turismo interno, a exemplo da BWT Operadora de Turismo, de Curitiba, o Ariaú Amazon Towers, hotel de Selva do Amazonas e a Bahiatravel, operadora turística de Salvador.

Veículos de comunicação especializados em turismo também  buscaram pautas positivas sobre os principais seguimentos turísticos do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Entre os que já colocaram o Pará na pauta estão a Revista Brasil Vox, que circula na Espanha e em Portugal, o Polaris Tourist Guide, da Italia, o Turisbox, site de informações turísticas da  Espanha, o  Across Luxury Travel & Safaris, de Portugal e o Jornal das Viagens, de Portugal.

Ariane Mathne Bastos, gerente de Captação de Eventos da Paratur, que também representou o Pará no estande do Brasil na Fitur informa que segundo a organização do evento a feira contou com a participação este ano de 120 mil visitantes e 9 mil empresas expositoras de 165 países.

Segundo a equipe da Paratur também avançaram na Espanha as articulações institucionais com empresas como a diretoria da TAP naquele pai e do próprio escritório brasileiro de turismo que representa lá a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), responsável, assim como a Paratur, pela  promoção do turismo brasileiro.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur,  acrescenta que a expectativa para 2014  é de que esse interesse do europeu pelo Pará seja ainda maior, tendo em vista a inauguração do vôo direto de Lisboa para Belém em junho deste ano e a participação do Pará em outras feiras de turismo, em Portugal, França, Alemanha entre outros países.

“Nosso objetivo é promover o turismo paraense na Europa, Estados Unidos e América de forma é alcançarmos, até 2020, a liderança enquanto destino prioritário na Amazônia. A Fitur nos deu um resultado excelente e vamos para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com uma estratégia ainda maior, levando inclusive fortes empresários do setor para somar conosco nessa missão”. Diz Marcelo Mendes.
A BTL acontece de a de março em Lisboa e deve receber um público de 12 a 16 de março e deve receber um público de 65 mil participantes.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur 


Gastronomia & Turismo

Articulação entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Instituto Paulo Martins vai garantir um espaço especial ao 12º. Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense no diário português Público e suplemento Fugas, que dedica a edição do mês de maio ao Pará. O jornal enviou, à convite da Paratur, uma equipe à Belém de 16 a 20 deste mês. O turismo e a culinária são os “pratos principais” da reportagem assinada por Alexandra Prado Coelho. O Público é um dos mais importantes jornais noticiosos de Portugal e da Europa.
A programação do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense acontece em Belém de 01 de maio a 01 de junho e vai promover troca de experiências entre chefs locais e convidados de outros estados do Brasil, entre os quais  Alex Atala, Janaína e Jefferson Rueda.  

sábado, 25 de janeiro de 2014

Destino Pará chama atenção em Madri

Luiz Mór, vice presidente Executivo da TAP com
Ariane Mathne e Carlos Figueira, da Paratur
A natureza e a cultura, em especial a gastronomia paraense, são alguns dos segmentos do turismo do Pará que mais despertam a atenção do público europeu durante a participação da Paratur  na Feira Internacional de Turismo  de Madri (Fitur), evento que teve início na capital espanhola no último dia 22 e segue até este domingo, dia 26.

Representam a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) na feira a gerente de Captação de Eventos, Ariane Mathne e o gerente de Promoção, Carlos Figueira, que entre os empresários que receberam no estande do Brasil esteve Luiz Mór, vice presidente Executivo da TAP.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, informa que a participação do Pará na Fitur faz parte das estratégias de marketing, promoção e divulgação do destino Pará no mercado europeu, de onde fortes investidores tem se voltado ao Pará, a exemplo da companhia aérea TAP, que em junho deste ano inaugura um vôo direto ligando Belém a Lisboa.

Ariane Mathne interagindo com os visitantes do estande
da  Embratur ao presentear fitinhas que simbolizam
o Círio de Nossa Senhora de Nazaré
A Paratur integra o evento em um estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e representa lá o turismo do Pará com os segmentos cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
A equipe está também participando de reuniões com o trade europeu  promovendo o roteiro Pará 8 dias e 7 noites, em que apresentam opção de visitas em Belém, Marajó e no Tapajós. Mas, também divulgam opções de turismo nas regiões Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.


Desde a abertura, no dia 22, a feira era aberta exclusivamente aos profissionais de turismo mas este sábado foi aberta ao consumidor final, que lotou durante todo o dia os corredores do Ifema, em Madri.  O Brasil se destaca no evento com danças folclóricas da Amazônia, samba, futebol e espaço virtual que reproduz os estádios das 12 cidades da Copa de 2014.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur 
Foto: Divulgação 

Pará vai receber mais de 1 milhão de turistas em 2014 e arrecadar quase R$ 700 milhões

Autoridades do turismo, tecnologia, promoção e aviação na coletiva
O Pará, além de ter liderado em 2013 na Região Norte a geração de postos de trabalho e movimentação de passageiros em aeroportos, também traz excelentes expectativas quanto ao fluxo de turistas nacionais e internacionais para este ano. O Estado, que carrega o slogan A Obra-Prima da Amazônia, tem como expectativa receber  1.073.202 turistas (um milhão, setenta e três mil, duzentos e dois turistas), 10,18% a mais que em 2013 quando recebeu 974.052.  A meta é receber 983.235 mil turistas do Brasil e 89.967 internacionais. Estes e outros números foram apresentados ao trade paraense na última sexta-feira pelo secretário de Turismo do Pará, Adenauer, Góes, pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, e pelo supervisor do Escritório Regional Pará do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena.

Roberto Sena, do Dieese e Admilson Alcântara da Setur,
apresentaram os indicadores do turismo em 2013.
Parceria do Dieese com Paratur já dura 14 anos
Os números apresentados resultam de um trabalho conjunto da Setur, Paratur e Dieese, com o saldo das principais atividades relacionadas diretamente e indiretamente ao turismo paraense em 2013 com análise comparativa de resultados de 2012, além de expectativas para 2014.

Adenauer Góes, titular da Setur, afirmou que os dados atendem demanda do próprio mercado, que a cada ano está mais exigente de organização e os números representam motivação para os investidores. Adenauer anunciou também que desde o ano passado trabalha um projeto de ordenamento de dados do turismo junto à Sefa capaz de demonstrar a contribuição desse setor para a arrecadação fiscal do Estado.

“Mantemos esta sintonia com a Paratur há 14 anos e desde 2011 com a Setur, pesquisando e apresentando os dados estatísticos do turismo. Começamos timidamente com dados do Círio e hoje estamos mais preparados”. Afirmou Roberto Sena, ao anunciar que o Pará teve um saldo de 29.616 postos de trabalho em 2013, com 395.941 admissões contra 366.325 desligamentos. Este saldo foi superior aos apresentados por Rondônia (-3221), Roraima (41), Acre (1.833), Amapá (3.156), Tocantins (6.547) e Amazonas (24.346).  Em toda a Região Norte foram 980.419 admissões contra 918.101 desligamentos e um saldo total de 62.318 postos de trabalho.

Sena demonstrou também a trajetória do emprego formal nas atividades do turismo no Pará em 2013 quando foram admitidos 26.856 trabalhadores e desligados 26.825, com um saldo de 31 admissões, mas explicou que é característico da atividade turística a contratação informal de prestadores de serviços.

De acordo com Sena os segmentos de cultura e lazer foram os que mais contribuíram com a geração formal de empregos, com saldo de 187 postos, seguidos pelas agências de viagens, que geraram 31 postos de trabalho.

Daniel Nardin, secretário de Comunicação do Pará,  Marcelo
 Mendes, presidente da Paratur e Roberto Sena,  supervisor do Dieese-Pa
Parceria do Dieese com Paratur já dura 14 anos
Receita - Também é muito otimista a expectativa de geração de receita com o turismo em 2014 quando o Pará deve arrecadar  com o turismo interno R$ 600.936.172,00 (Seiscentos milhões, novecentos e trinta e seis mil, cento e setenta e dois reais) que representa 10,50% a mais que em 2013. Com o fluxo de turistas internacionais a meta é arrecadar R$ 52.462.351,00 (Cinquenta e dois milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil, trezentos e cinquenta e um reais), 14,60% a mais que no ano passado. Desta forma, o saldo total deverá ser de R$ 653.398.523,00  (Seiscentos e cinquenta e três milhões, trezentos e noventa e oito mil, quinhentos e vinte e três reais), 10,82% a mais que em 2013 quando a arrecadação não chegou a 600 milhões.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, afirma que os números são importantes para que a Paratur possa trabalhar estratégias de marketing, promoção e divulgação do turismo do Pará e que um diferencial nestes balizadores de resultados é a análise quantitativa da passagem de cruzeiros marítimos pelo Pará. “Na temporada 2012/2013 foram 46.464 mil visitantes, oriundos de países como a Itália, Alemanha, EUA, França, Japão e Inglaterra, com poder aquisitivo atraente tendo em vista realizarem gastos em euro e dólar”.  Explica Marcelo, ao informar que a Paratur em 2014 tem estratégias de marketing mais fortes e bem direcionadas aos mercados europeus e americanos.

“Vamos participar de no mínimo 12 feiras nacionais e internacionais e realizaremos aqui em Belém, em maio, mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), uma vitrine para o turismo na Amazônia e do Brasil”. Adianta Marcelo Mendes, ao lembrar que as expectativas do trade paraense devem ser ainda maiores com a chegada dos vôos internacionais Belém/Miami, da TAM em fevereiro e Belém/Lisboa, da TAP em junho. A Fita está confirmada para acontecer de 21 a 23 de maio, na Estação das Docas e vai priorizar a qualificação profissional do setor.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Fotos: Divulgação Paratur

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pará na Espanha



Ariane Mathne (gerente de Captação de Eventos),
Roy Taylor(diretor da Folha de Turismo e Mercado e Eventos)
 e Carlos Figueira (gerente de Promoção).
 
Durante a participação do Pará na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que começou em Madri (Espanha), no último dia 22 e segue até o dia 26, a gerente de Captação de Eventos da Paratur, Ariane Mathne e o gerente de Promoção, Carlos Figueira, entregaram a Roy Taylor, diretor da Folha de Turismo e Mercado e Eventos, o Guia Belém do Pará. Ariane e Carlos representam no evento, em estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) o turismo do Pará a partir dos segmentos cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Também estão participando de reuniões com o trade europeu  promovendo o roteiro Pará 8 dias e 7 noites, em que apresentam opção de visitas em Belém, Marajó e no Tapajós. Roy Taylor levou à Espanha uma edição especial do jornal Mercado e Eventos que contempla o Pará em idioma espanhol.


Texto: Benigna Soares

Pará é tema do programa “50 por 1” da Record Nacional

Começam nesta sexta-feira, dia 24, em Belém, as gravações do programa “50 por 1”, apresentado por Álvaro Garnero na TV Record Nacional. O gancho principal da pauta são as águas do Brasil e alguns blocos vão ser dedicas especialmente às águas do Pará, especialmente de Belém, Ilha do Combu e Marajó.  A temática vai estar associada também à cultura, natureza e ao cotidiano dos ribeirinhos paraenses.

As águas e encantos do Marajó na pauta do programa  50 por 1, 
apresentado por Alvaro Garneiro na Rede 
 Record 
 em todo o 
território nacional e em mais de 150 países, 
 através  
da 
Record Internacional,  Record News e Europa News.
Esta sexta temporada do “50 por 1” vem exibindo matérias que focam nas águas brasileiras e nas pessoas que têm suas histórias relacionadas à elas, desde pescadores e surfistas até donos de pousadas e hotéis. Álvaro Garnero, com a produção de Parris Bittencourt, irá mostrar as belezas e espetáculos das águas do Pará e as culturas que foram nascendo de suas influências.

Todo o trabalho terá apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Turismo de Soure, entre outros parceiros e começa com a degustação de iguarias paraenses do restaurante “Saldosa Maloca” à beira das águas da Ilha do Combú. Logo após, também na ilha, irão conhecer o chocolate artesanal feito pela dona Isete Santos, que consegue manter 100% do cacau no resultado final do doce.

O programa também irá mostrar os encantos da Ilha do Marajó. Irá apresentar para o Brasil exclusividades da culinária paraense, a exemplo do “Queijo de Búfula”. O “50 por 1” também vai exibir uma pescaria no mangue, onde o objetivo é encontrar caranguejos e turú. A atração vai acompanhar a história de Fábio Vitelli, figura local que ganha a vida como moto-táxi, além de apresentar a “Luta Marajoara”, seguida de uma apresentação de Carimbó à beira da praia.


Também irão gravar a rotina do 8º Batalhão da Polícia Montada em Búfalos, grupamento ligado à Polícia Militar do Pará, única no mundo com essa estrutura de usar búfalos como montaria. Também vão conhecer a instituição “Caruanas do Marajó Cultura e Ecologia”,  da pajé Zeneida Lima.
         

Entre os cinco últimos episódios do 50 por 1 estão  Volta ao Mundo em 80 Dias (2011) e as Cidades Olímpicas (2012). As gravações no Pará começam dia 24 e serão concluídas no dia 27 de janeiro. A estréia está prevista para a segunda quinzena de outubro deste ano pela Rede Record em todo o território nacional e em mais de 150 países, através da Record Internacional,  Record News e Europa News.

A série que inicia sua sexta temporada já teve a oportunidade de viajar o mundo algumas vezes e trazer para a TV brasileira um conteúdo exclusivo sobre turismo, experiência, gastronomia, hotelaria, aventura, cultura, história e o melhor de mais de 70 países, visitados nestes últimos cinco anos. Foram quase 200 episódios, exibidos semanalmente aos sábados à meia noite, atingindo média de mais de 5 pontos de IBOPE a cada episódio.  A exemplo - em 2012, a 5ª temporada da série alcançou 21,2 milhões de domicílios e 41,6 milhões de telespectadores brasileiros.
Com o apoio do Ministério do Turismo, a série vai mostrar um espetáculo que nunca foi visto na TV brasileira: o grande espetáculo das águas do Brasil. Serão 22 programas através dos nossos rios, nosso mar, nossas cachoeiras e nossas lagoas. E, nesses 22 programas, o 50 por 1 vai revelar também a vida dos brasileiros que vivem perto da água, às margens da água ou que se sustentam através dela: populações ribeirinhas, caiçaras, pescadores, cozinheiros, donos de pousada e hotéis, surfistas, barqueiros, gente que vai surpreender, divertir e informar.

No roteiro o rio São Francisco, rio Amazonas, as ilhas de Fernando de Noronha, Abrolhos e Marajó e as praias de Santa Catarina. 
Texto: Laura Sampaio e Benigna Soares - GEC Paratur 

OS Pará 2000 recebe visita da direção da Paratur

Franklin Vasconcelos e Gabriela Landé, da OS Pará 2000 com
Marcelo Mendes e Jacqueline Alves, da Paratur
.
O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes e a diretora de Marketing, Jacqueline Alves, foram recebidos, na quarta-feira, 22, na Estação das Docas, pela presidente da OS Pará 2000, Gabriela Landé e pelo diretor financeiro Franklin Vasconcelos, durante visita de fortalecimento da parceria entre as duas instituições que se dá nas ações de receptivos à navios estrangeiros e à imprensa especializada, entre outras áreas.
Na ocasião, foi destacada a participação do Parque Mangal das Garças, que a partir desta atual gestão, passou a integrar a rota de visitação dos turistas estrangeiros oriundos dos navios de cruzeiros. 
Na oportunidade, também foi anunciada, pela equipe da Paratur, a realização da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que ocorrerá de 21 a 23 de maio, na Estação das Docas, em Belém. 

Fonte: Ascom Pará 2000

Convite - Coletiva de Imprensa Balanço do Turismo no Pará 2013


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Atração de Investidores

Reunião com equipe da Paratur e da SEICOM (Secretaria de Estados de
 Indústria,  Comércio e Mineração) sobre o novo Guia do Investidor.
Parceria entre a diretoria de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e representantes da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) tem como objetivo atrair investidores de várias áreas ao Pará. O assunto foi pauta de encontro entre Marcelo Mendes, presidente da Paratur, com Lucélia Gester, coordenadora de atração de investimentos da Seicom, Murilo Chaves, gerente de Estudo de Mercado e Augusto César Anunciação, coordenador de marketing também da SEICOM. O encontro aconteceu na última segunda-feira dia 20. A parceria começa na prática com um curso de qualificação, oferecido pela SEICOM, no próximo dia 27 para funcionários da Gerência de Inteligência de Mercado da Paratur sobre o Guia do Investidor do Pará. No dia 31 é a vez dos funcionários da gerência de Comunicação da Paratur que trabalham diretamente nos Postos de Informações Turísticas (PIT´s) da Paratur. O objetivo da qualificação, que também será oferecida aos servidores das gerências de Captação de Eventos e Promoção Nacional e Internacional, é prepará-los para abordagens à investidores em potencial, seja no Pará ou durante as feiras e eventos que a equipe da Paratur participa mensalmente no Brasil e no exterior.

Como primeiro resultado da parceria já ficou confirmada também a presença da SEICOM em dois importantes eventos com a Paratur, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece no final de fevereiro em Lisboa, Portugal e a e na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que a Paratur realiza em Belém de 05 a 07 de Maio.

“Quando você tem um estado como o Pará fazendo investimentos como os que vêm sendo feitos na área do turismo e em outras frentes o resultado é despertarmos a atenção de grandes investidores. O Pará está à frente de alguns estados em diversas áreas quanto a esses investimentos. Nossa parceria com a SEICOM visa fortalecer, por exemplo, áreas como a de turismo de negócios e inteligência de mercado.”, afirmou Marcelo Mendes, presidente da Paratur.

Jacqueline Alves, diretora de marketing da Paratur e Lucélia Gester também discutiram projeto em torno do aproveitamento dos vôos internacionais Belém-Miami, da TAM, Belém-Lisboa, da TAP, que começam a operar em fevereiro e junho deste ano respectivamente. A idéia é aliar a expertise da Paratur na área promocional de marketing turístico com a inteligência de mercado da SEICOM na área de captação de investidores e garantir, por exemplo, maior fluxo turístico e também ampliar a relação de importação e exportação do Pará com os Estados Unidos e países da Europa.

O primeiro curso de qualificação dos funcionários da Paratur será dia 27, às 9 horas da manha na sede da SEICOM.

Informações (91) 8895-5733 Gerência de Comunicação da Paratur 

Navio americano com 1.200 turistas confirmados para Belém


Já esta confirmado para chegar em Belém no próximo dia 21 de fevereiro o navio Maasdam com 1.200 turistas, oriundos dos Estados Unidos.  Este é o terceiro navio a passar por Belém desde o início do ano. O primeiro cruzeiro foi o Club Med2 com 300 turistas, oriundos da França, que aportou em Belém no dia 16 de janeiro.


Na última segunda feira, dia 20, Belém recebeu o navio inglês, Silver Spirit com 430 turistas, que partiram da Inglaterra. O grupo foi recebido em Belém, com show de carimbo do grupo Mistura Regional, cheiro do Pará e fitinhas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e outros mimos da equipe da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e OS Pará 2000, na Estação das Docas. Os turistas do Silver Spirit percorreram os principais pontos turísticos de Belém, como Estação das Docas, Complexo Ver-o-Peso, Feliz Lusitânia, Pólo Joalheiro, Santuário Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Museu Paraense Emílio Goeldi.


Na chegada, sendo recepcionados com os mimos do Pará

Turistas se encantam e entram na dança




A Blumar é a operadora terrestre  responsável por fazer esse contato das visitas pelos pontos turísticos de todas as cidades por onde o navio passa. “Dos muitos portos que já conheço, o de Belém é o melhor, pois oferece uma estrutura aconchegante aos turistas e é muito bonito", elogia Natália Telayna, a supervisora de operações da empresa Blumar.
O receptivo de navios cruzeiros em Belém envolve excelente estrutura, com diversos ônibus, barcos, guias bilíngües, além da equipe especializada da Paratur, Belémtur, OS Pará 2000, CDP, Policia Fluvial, CIPTUR, entre outros. De Belém o navio inglês Silver Spirit seguiu para Recife, Salvador, Búzios, Parati, de onde segue para o Uruguai.


Na foto,  Jackeline Alves, gerente de marketing da Paratur e Natália Telayna, supervisora da operação dos navios cruzeiros, da empresa Blumar



Segundo a Diretora de MKT da Paratur, Jackline Alves, “O Pará está cada vez mas estruturado para o receptivo de navios cruzeiros”. Informa ainda que durante a temporada 2013-2014 que  teve início em outubro  e segue até o próximo mês de agosto, totaliza cerca de 18 mil turistas com a passagem pelo Pará de 33 navios por Belém e Tapajós.


Texto: Benigna Soares e Carolinne Reis - GEC Paratur


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Soure comemora 155 anos com festa no Marajó


Soure encanta os turistas pelas belezas naturais.
Tem o búfalo como atrativos e fonte de renda 
O município de Soure, no Marajó, celebrou nesta segunda-feira, dia 20,  seus 155 anos de fundação. Carinhosamente conhecida como a capital do Marajó, Soure é bastante procurada por turistas do mundo todo, especialmentepor suas  trilhas no mangue, a praia do Pesqueiro, artesanatos feito com couro de búfalo e a cerâmica marajoara. É de lá que vem o famoso “queijo do Marajó”, principal ingrediente da maioria das receitas típicas paraenses.
 As comemorações pelo aniversário de Soure vêm acontecendo desde sábado passado com a realização do “Show Gospel” e a apresentação de um grupo de pagode. No domingo o “Grupo Manda Vitrola” e o grupo de carimbo “Ecomarajoara” também participaram das festas.
Nesta segunda-feira o grupo “Ecomarajoara” se apresenta novamente, e logo após, será inaugurado um Museu Fotográfico que conta um pouco da história do município. 
Toda a programação de shows será realizada na orla da cidade.

Como Chegar: Terminal Hidroviário de Belém – Portão 15 – Gapão 10 CDP
                          (91) 3242-1570

                          Terminal Hidroviário de Icoaraci
                          (91) 3246-7452

Conheça a Região Turística do Marajó em www.paraturismo.pa.gov.br 


Texto: Laura Sampaio – GEC Paratur

Pará na Espanha

O Pará é um dos estados brasileiros que está sendo divulgado na FITUR - Feira Internacional de Turismo, que acontece de 22 a 26 em Madri (Espanha) com participação estimada de 200 mil pessoas, entre agentes de viagens, operadores, mídia especializada, e público consumidor direto.  A Espanha está entre os países da Europa que mais emitem turistas ao Brasil.  A promoção do Pará será feita pelas gerências de Promoção e de Captação de Eventos da Paratur, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Produtos do Ver-o-Peso e chocolate artesanal da ilha do Combu encantam portugueses



Nelson, Alexandra e Thiago Castanho
durante entrevista  sobre a cadeia produtiva da mandioca



A rotina do complexo Ver-o-Peso e o cotidiano de moradores que produzem chocolate na ilha do Combu encantaram a jornalista Alexandra Coelho e o repórter fotográfico Nelson Garrido, do diário português Público. Em Belém desde o último dia 16, a convite da Paratur, buscam histórias, relatos e principalmente conhecimentos sobre o Pará. O conteúdo, que enfoca principalmente a gastronomia, será publicado em maio no jornal e também no suplemento de viagens Fugas, que dedicará um espaço especial para a gastronomia paraense.

No último sábado, no Ver-o-Peso, foram guiados pelos diversos setores de ervas, frutos, peixes e outros pelo chef paraense Thiago Castanho, que falou também da cadeia produtiva da mandioca, matéria prima da farinha, ingrediente típico da gastronomia do paraense.

O feirante Davi Furtado vende farinha
 há cerca de 50 anos e  foi personagem
de Nelson Garrido que capturou excelentes imagens do Ver-o-Peso
Um personagem histórico do Ver-o-Peso, Davi Furtado, relatou sua relação com a maior feira aberta da América latina, onde trabalha há cerca de cinqüenta anos. O artesanato, biojóias e variedades de peixes e frutos encontrados no Ver-o-Peso encantaram os jornalistas, que também fizeram uma visita à Praça Batista Campos, onde conheceram a mostra de produtos orgânicos e degustaram o chocolate produzido artesanalmente na ilha do Combu.

Mas, foi na própria ilha do Combu que os portugueses puderam conhecer a história de  dona Isete Santos Costa,  que vem ganhando notoriedade na mídia mundial com por sua técnica de produzir chocolate. Ainda na ilha, apreciaram a gastronomia típica do lugar, hoje refúgio de muitos turistas que buscam tranquilidade em contato com a flora e fauna da Amazônia. O almoço, na Saldosa Maloca, incluiu suco de cacau e taperebá, isca de pirarucu, macaxeira frita e tucunaré, arroz de jambu, entre outros sabores.


Ainda no local, guiados por Prazeres dos Santos, proprietária da Saldosa Maloca, fizeram uma pequena trilha, onde viram samaumeiras, árvores de buriti, seringueiras, cacaueiros, entre outras espécies da flora Amazônica.

“Achei a experiência muito válida. É muito interessante poder apresentar na prática aos nossos visitantes formadores de opinião nossos produtos turísticos. Nossa expectativa é que o resultado dessa busca de conhecimentos dê ampla visibilidade ao Pará na Europa”. Afirmou a turismóloga da Paratur, Diene Oliveira, que acompanhou a equipe na visitação.
Alexandra aprende mais sobre o
cacau com Prazeres dos Santos





História do Turismo -  A equipe de jornalistas portugueses aproveitou o domingo para buscar outras histórias, como a da presença da comunidade portuguesa no Pará.  Entre os personagens, João Marques dos Reis, filho do Comendador Joaquim Marques dos Reis, pioneiro no turismo e no jornalismo paraense.






Cacau está sendo cultuvado na ilha do Combu

Nelson Garrido captura imagem de Isete à beira do rio
 Texto: Benigna Soares
 Fotos: Diene Oliveira