Autoridades do turismo, tecnologia, promoção e aviação na coletiva |
O Pará, além de ter liderado em 2013 na Região Norte a geração de postos de trabalho e movimentação de passageiros em aeroportos, também traz excelentes expectativas quanto ao fluxo de turistas nacionais e internacionais para este ano. O Estado, que carrega o slogan A Obra-Prima da Amazônia, tem como expectativa receber 1.073.202 turistas (um milhão, setenta e três mil, duzentos e dois turistas), 10,18% a mais que em 2013 quando recebeu 974.052. A meta é receber 983.235 mil turistas do Brasil e 89.967 internacionais. Estes e outros números foram apresentados ao trade paraense na última sexta-feira pelo secretário de Turismo do Pará, Adenauer, Góes, pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, e pelo supervisor do Escritório Regional Pará do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena.
Roberto Sena, do Dieese e Admilson Alcântara da Setur, apresentaram os indicadores do turismo em 2013. Parceria do Dieese com Paratur já dura 14 anos |
Os números apresentados resultam de um trabalho conjunto da Setur, Paratur e Dieese, com o saldo das principais atividades relacionadas diretamente e indiretamente ao turismo paraense em 2013 com análise comparativa de resultados de 2012, além de expectativas para 2014.
Adenauer Góes, titular da Setur, afirmou que os dados atendem demanda do próprio mercado, que a cada ano está mais exigente de organização e os números representam motivação para os investidores. Adenauer anunciou também que desde o ano passado trabalha um projeto de ordenamento de dados do turismo junto à Sefa capaz de demonstrar a contribuição desse setor para a arrecadação fiscal do Estado.
“Mantemos esta sintonia com a Paratur há 14 anos e desde 2011 com a Setur, pesquisando e apresentando os dados estatísticos do turismo. Começamos timidamente com dados do Círio e hoje estamos mais preparados”. Afirmou Roberto Sena, ao anunciar que o Pará teve um saldo de 29.616 postos de trabalho em 2013, com 395.941 admissões contra 366.325 desligamentos. Este saldo foi superior aos apresentados por Rondônia (-3221), Roraima (41), Acre (1.833), Amapá (3.156), Tocantins (6.547) e Amazonas (24.346). Em toda a Região Norte foram 980.419 admissões contra 918.101 desligamentos e um saldo total de 62.318 postos de trabalho.
Sena demonstrou também a trajetória do emprego formal nas atividades do turismo no Pará em 2013 quando foram admitidos 26.856 trabalhadores e desligados 26.825, com um saldo de 31 admissões, mas explicou que é característico da atividade turística a contratação informal de prestadores de serviços.
De acordo com Sena os segmentos de cultura e lazer foram os que mais contribuíram com a geração formal de empregos, com saldo de 187 postos, seguidos pelas agências de viagens, que geraram 31 postos de trabalho.
Daniel Nardin, secretário de Comunicação do Pará, Marcelo Mendes, presidente da Paratur e Roberto Sena, supervisor do Dieese-PaParceria do Dieese com Paratur já dura 14 anos |
Receita - Também é muito otimista a expectativa de geração de receita com o turismo em 2014 quando o Pará deve arrecadar com o turismo interno R$ 600.936.172,00 (Seiscentos milhões, novecentos e trinta e seis mil, cento e setenta e dois reais) que representa 10,50% a mais que em 2013. Com o fluxo de turistas internacionais a meta é arrecadar R$ 52.462.351,00 (Cinquenta e dois milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil, trezentos e cinquenta e um reais), 14,60% a mais que no ano passado. Desta forma, o saldo total deverá ser de R$ 653.398.523,00 (Seiscentos e cinquenta e três milhões, trezentos e noventa e oito mil, quinhentos e vinte e três reais), 10,82% a mais que em 2013 quando a arrecadação não chegou a 600 milhões.
Marcelo Mendes, presidente da Paratur, afirma que os números são importantes para que a Paratur possa trabalhar estratégias de marketing, promoção e divulgação do turismo do Pará e que um diferencial nestes balizadores de resultados é a análise quantitativa da passagem de cruzeiros marítimos pelo Pará. “Na temporada 2012/2013 foram 46.464 mil visitantes, oriundos de países como a Itália, Alemanha, EUA, França, Japão e Inglaterra, com poder aquisitivo atraente tendo em vista realizarem gastos em euro e dólar”. Explica Marcelo, ao informar que a Paratur em 2014 tem estratégias de marketing mais fortes e bem direcionadas aos mercados europeus e americanos.
“Vamos participar de no mínimo 12 feiras nacionais e internacionais e realizaremos aqui em Belém, em maio, mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), uma vitrine para o turismo na Amazônia e do Brasil”. Adianta Marcelo Mendes, ao lembrar que as expectativas do trade paraense devem ser ainda maiores com a chegada dos vôos internacionais Belém/Miami, da TAM em fevereiro e Belém/Lisboa, da TAP em junho. A Fita está confirmada para acontecer de 21 a 23 de maio, na Estação das Docas e vai priorizar a qualificação profissional do setor.
Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Fotos: Divulgação Paratur
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