quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pará começa a alinhavar parcerias com Belarus, a antiga Bielo-Rússia


O governador Simão Jatene recebeu, no início da noite desta terça-feira (21), na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Estado, a visita do embaixador de Belarus no Brasil, Leonid Krupets. Durante o encontro, o diplomata, que veio ao Pará, entre outros compromissos, para conhecer a XI Feira da Indústria do Pará (Fipa) – a ser aberta nesta quarta-feira (22), apresentou ao governador as potencialidades, a economia e as necessidades daquela nação.

Depois, foi a vez de Simão Jatene expor sobre diferentes aspectos do Estado do Pará. Ao final da audiência, também acompanhada pelos secretários Especial de Produção, Sidney Rosa; e de Estado de Saúde, Helio Franco; e pelas adjuntas da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, Maria Amélia Enríquez; e de Agricultura, Eliana Zacca, ficou definida para esta quarta-feira uma intensa agenda de reuniões entre o embaixador e representantes do setor produtivo do Pará, que serão acompanhadas pelos secretários de Estado.

“A minha visita é um reconhecimento ao seu Estado, considerado um dos maiores e mais desenvolvidos do Norte do Brasil, e, também, uma forma de encontrar contatos e pontos em comum entre o Pará e Belarus”, destacou, no início do encontro, o embaixador. Em seguida, fez um breve apanhado sobre a história e economia de Belarus. O país, um dos que se formaram após a extinção da antiga União Soviética, fica no centro-leste europeu e tem uma população total um pouco maior do que a do Estado do Pará, cerca de 9,5 milhões de habitantes.

Segundo o embaixador, Belarus tem um parque industrial muito desenvolvido, com destaque para as áreas petroquímica, de construção de equipamentos agrícolas e de processamento de couro. Cerca de 30% de todo o cloreto de potássio utilizado no mundo, por exemplo, são fabricados em Belarus. Além disso, o país também produz, por ano, uma média de 60 milhões de toneladas de óleo diesel, sendo a maior parte exportada para os países da Europa. “Em Belarus também temos grandes siderúrgicas e como vocês são grandes produtores de minério de ferro, certamente poderemos encontrar formas de trabalhar juntos”, frisou.

O governador Simão Jatene manifestou, desde já, o interesse do Estado do Pará em estabelecer parcerias com aquele país, sobretudo no que se refere ao setor de processamento de couro – uma vez que o Pará possui um dos maiores rebanhos do país, com cerca de 20 milhões de cabeças bovinas, e de produção de fertilizantes, outro ponto forte do parque industrial de Belarus, e que é fundamental ao desenvolvimento da agricultura de qualquer país.

“De forma rápida, percebemos que algumas características da economia do seu país podem ter uma forte complementariedade com o Estado do Pará. O couro é um bom exemplo disso. Temos um rebanho gigantesco, mas uma indústria ainda incipiente no sentido da agregação de valor. Chegar ao estágio do couro acabado, para nós, já seria um grande passo. Além disso, a nossa agricultura apresenta um leque de oportunidades de negócios muito grande a ser explorado, por exemplo. Hoje, temos cerca de 30 milhões de hectares de área antropizada, mas, desses, apenas 1,5 milhões são dedicados à agricultura. Isso nos mostra o quanto é possível avançar no agronegócio sem precisar avançar sobre a floresta”, explicou.

Ao final da reunião, o representante de Belarus presenteou o governador com alguns catálogos sobre a produção e economia daquele país, a que Simão Jatene retribuiu entregando ao embaixador kits com DVDs produzidos sobre as edições do show Terruá Pará, explicando se tratar de um material referente à música e cultura paraense. O governador também determinou que, durante esta quarta-feira, o embaixador e comitiva fossem acompanhados pelos secretários de Estado em reuniões com o setor produtivo do Pará, na intenção de começar a alinhavar uma aproximação entre empresários e produtores paraenses com os bielo-russos. 


Texto:
Elck Oliveira - Secom

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=126725
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário