quinta-feira, 23 de maio de 2013

Soure recebe apresentação da Ópera ‘O Contrato de Casamento’

Ópera de Rossini será a primeira a ser encenada em Soure / Foto: Marivaldo Pascoal

O município de Soure,  localizado na região turística do Marajó , recebe pela primeira vez apresentação da Ópera ‘O Contrato de Casamento’ do compositor Italiano Gioachino Antonio Rossini.  O evento acontece  no Ginásio Poliesportivo,  do município de Soure  nesta sexta-feira, 24 de maio com entrada franca.

 A iniciativa faz parte das atividades do Projeto Multicampiartes 2013, da Diretoria de Apoio à Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal do Pará .
O espetáculo tem a duração de 60 minutos e mostra de modo cômico a relação entre os costumes tradicionais da Europa e os novos costumes da América. “Através da música e do teatro, o autor consegue mostrar os diferentes costumes entre o velho e o novo mundo”, explica  Leonardo Coelho de Souza, diretor do DAC.

Fazem parte do elenco os professores Dione Colares, Jefferson Luz, Antonio Wilson, Ione Carvalho, Nilberto Viana e Milton Montes, todos da Escola de Música da UFPA, além de ex-alunos da Escola. Esta apresentação traz como convidado especial o pianista paraense Paulo José Campos de Melo e a direção cênica é do americano Bill Ferreira.

Trama
O enredo envolve o negociante canadense Slook, que viaja até a Inglaterra para conhecer a futura esposa, encomendada para Tobias Milque, por meio de uma carta e uma nota promissória. As confusões começam quando os criados de Tobias Milque contam a sua filha Fanny que ela será oferecida como esposa. Mas a jovem está apaixonada por Edward Milford. O casal resolve ameaçar Slook para desistir da negociação.

A ópera estreou em Belém no ano de 2009 e em dezembro de 2011 foi a vez do Campus do Guamá receber o espetáculo. Já em 2013, o espetáculo irá se estender, mais uma vez, ao interior do Estado, atendendo à proposta da UFPA, que é levar a ópera aos diversos municípios onde a Instituição está presente.

Praia do Pesqueiro, em Soure na Ilha do Marajó/Foto: Ray Nonato
Marajó
O município de Soure, juntamente com Salvaterra e Ponta de Pedras, é responsável pelo principal fluxo turístico daquela região.  Segundo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) , Soure, conhecido como a ‘Pérola do Marajó’,  é um dos municípios que atraem milhares de turistas por sua natureza exótica,  com praias de rio , igarapés  de águas límpidas e geladas, entre os quais, Praia do  Pesqueiro,  banhada pelo oceano atlântico,  possui  dunas que se espalham em quase toda sua extensão. A Praia de Araruna, situada próxima a uma região de mangue , onde atrai milhares de turistas. Praia da Barra Velha,  de uma beleza exuberante e vegetação de manguezais de grande porte. Igarapé do Café,  e a enseada do Tombo do Jutaí, um balneário  e ancoradouro para pequenas embarcações de pesca.

Na Vila do Pesqueiro o ponto forte é a pesca, o artesanato e a venda de medicamentos naturais como a andiroba. No Bairro Novo, o visitante pode conhecer o Curtume, onde são fabricados objetos com couro do búfalo,  sapatos e  bolsas.

A Capela de São Sebastião, que remete ao século XIX, construída em maio de 1988  está anexada ao convento das Irmãs da Divina Graça. A Casa da Cultura abriga uma importante coleção de literatura da região e o Centro de Artesanato expõem produtos feitos a partir da cerâmica marajoara – bolsas, bonecas de tururi  e cestarias em talas.

Para quem aprecia frutos e iguarias do Pará, indicamos ainda em Soure o   Mercado Municipal, com uma arquitetura moderna, oferece ainda  uma variedade de alimentos e produtos regionais, tapioquinha  passada na manteiga e coberta com queijo do Marajó, além da típica comida marajoara.

Serviço
Apresentação Ópera O Contrato de Casamento será nesta sexta-feira(24) a partir das 20h, no ginásio Poliesportivo de Soure, com entrada franca.
Informações com a  Coordenadoria de Imprensa e Informação da Assessoria de Comunicação da UFPA pelos telefones: 3201.7463 / 3201 8039 / 8272.1100

  Leia matéria na íntegra clique aqui


Texto: Tâmara Monteiro e Benigna Soares - GEC  Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário