segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alemães se encantam com Belém


Mathias Muenklin, mestre em engenharia, se encantou com Belém
Pela primeira vez na capital paraense, o alemão Mathias Muenklin, mestre em engenharia, estava entre os 1.200 turistas que desembarcaram em Belém do navio Aida, no último sábado, dia 15. “A cidade de Belém é um lugar instigante e mágico, onde tudo é muito vivo, com cores vibrantes, cheiros exóticos, pessoas transitando sem parar. Tudo muito bom de se ver. O Ver-o-Peso e o Museu Goeldi foram os lugares que mais gostei”. disse entusiasmado o visitante.

A chegada do Aida no porto de Icoaraci, distrito de Belém, aconteceu por volta das 7h da manhã de sábado.  Segundo João Ribeiro, diretor geral da Amazon Icomining Service, operadora de turismo responsável pelo receptivo, foram envolvidos diretamente na operação do receptivo cerca de 200 profissionais, 27 ônibus turísticos, 30 guias de turismo, seis embarcações e oito supervisores para o conforto, segurança dos turistas. Ele enalteceu o apoio do Governo do Estado, realizado por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), responsável pela articulação de outros órgãos do Estado, como a  Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), Grupamento Fluvial do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, equipamentos turísticos gerenciados pelo Estado, entre outros.

  Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur e João Ribeiro,
da Amazon Icomining Service celebram parceria entre Governo
e iniciativa privada para receber navios em terras paraenses
O gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, diz que são cada vez mais freqüentes os navios que passam por Belém e por Santarém, na região turística do Tapajós.   “A propaganda boca a boca ainda é muito eficaz e com um trabalho de integração, o Governo do Pará e o povo paraense só tem a ganhar com a passagem desses navios. Por conta disso, o Governo do Estado por meio da Paratur (Companhia paraense de Turismo) e Setur (Secretaria de Estado de Turismo), se empenha cada vez mais para dar a esse visitante, estrutura para que ele volte trazendo outros”.  disse Carlos Filgueira, ao reforçar que as expectativas para 2013 são de investimentos na promoção do Pará junto a mercados emissores de turistas.

 Professor  alemão Frank Bend e esposa 
A maioria dos turistas que desembarcaram do Aida visitaram Belém pela primeira vez. Todos se mostraram maravilhados. “A cidade é muito interessante, fiquei encantando com tudo, principalmente com o complexo do Ver-o-Peso, onde há um fluxo muito grande de pessoas, frutas e verduras”. Disse o matemático e físico, Frank Bend, após concluir o principal trajeto programado para o city tour em Belém, que envolveu, entre outros espaços, Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Museu Paraense Emílio Goeldi, Pólo Joalheiro, Mangal das Garças,Basílica Santuário de Nazaré, e Estação das Docas.

Após o passeio, os turistas almoçaram no restaurante do hotel Beira Rio, na avenida Bernardo Sayão, no bairro do Guamá, em Belém, que ofereceu aos visitantes um cardápio variado de comidas e frutas tropicais, tudo com o maior padrão de qualidade e atendimento. E para finalizar o dia de visitação na cidade, os turistas fizeram um river tour até a comunidade de Boa Vista do Acará, onde realizaram passeio ecológico e trilhas.

De Belém o Ainda segue para a região turística do Tapajós, passando por Santarém. Retorna a Belém,   com novos turistas que embarcam em outras cidades amazônicas, nos dias 26 e 27 de dezembro. Iniciada em outubro deste ano, a temporada de navios cruzeiros que irão passar por Belém encerra em maio de 2013, quando mais de 20 mil turistas devem ter passado pelo Pará através de cruzeiros de diversos países.


Texto: Tâmara Monteiro e Benigna Soares - GEC - Paratur
Fotos: Tâmara Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário