Chega em Belém às 7 horas da manhã deste sábado, dia 15, oriundo da Alemanha, o navio cruzeiro Aida, com 1.200 turistas à bordo. O desembarque será no Porto de Icoaraci.
Segundo João Ribeiro, diretor geral da Amazon Icomining Service, operadora de turismo responsável pelo receptivo, cerca de 200 profissionais vão estar envolvidos diretamente na operação, que contará com 27 ônibus turísticos, 30 guias de turismo, seis embarcações, oito supervisores entre outros.
“Nossos profissionais vão atuar em vários ponto de Belém para garantir a tranqüilidade e a satisfação dos turistas que vão desembarcar em Icoaraci e seguir para o city tour nos principais pontos turísticos da cidade, entre eles: Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Museu Paraense Emílio Goeldi, Pólo Joalheiro, Mangal das Garças,Basílica Santuário de Nazaré, e Estação das Docas”. Explica o empresário, que conta com apoio do Governo do Estado para o receptivo.
Do mês de outubro até esta semana o Pará já recebeu sete navios cruzeiros, oriundos da Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. As passagens dos navios começaram durante o Círio, no dia 13, no momento da Romaria Fluvial, quando o alemão Amadea passou por Belém com 600 turistas, abrindo a temporada 2012/2013. Em novembro passaram o alemão Aida, com 1.200 passageiros, o americano Silver Cloud, com 250, novamente o Aida, retornando de outros destinos pelo Pará, com 1.200, e o Silver Cloud, com 250. No último dia 8 chegou em Santarém, com 800 turistas da Inglaterra o Prinsedam, que na volta passará por Belém.
Na última quinta-feira, dia 13, Belém recebeu o Prinsedam, vindo de Santarém, na região turística do Tapajós, onde os visitantes ficaram encantados com a bela vila de Alter-do-Chão.
APOIO GOVERNAMENTAL - Neste sábado, dia 15, passa pela capital paraense o Aida, vindo da Alemanha com mais 1.200 turistas. Seu retorno de outros destinos amazônicos ocorre nos dias 26 e 27 deste mês, com pernoite em Belém.
Socorro Costa, presidente da Paratur, afirma que os cruzeiros representam divisas para o Pará e que é meta da Paratur ampliar a captação desse segmento nos principais países emissores, a exemplo da Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, onde anualmente a Paratur participa de feiras e eventos promocionais do turismo.
O Governo do Estado oferece apoio ao receptivo dos turistas na área de receptivo de cruzeiros, ofertado pela Companhia Paraense de Turismo Paratur, que em sintonia com a operadora de turismo Amazon Icomining Service, especializada nesse tipo de receptivo, articula ações de segurança turística, através da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) e do Comando de Policiamento Fluvial.
Na rota dos turistas alemães, neste sábado, estão espaços como a orla de Icoarací, Estação das Docas, complexos Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Museu Paraense Emílio Goeldi e Basílica de Nazaré. Alguns também visitam comunidades ribeirinhas quilombolas no município do Acará, onde realizam trilhas ecológicas. Ao meio dia participam de um almoço típicamente paraense no restaurante do Hotel Beira Rio, na avenida Bernardo Sayão.
Segundo João Ribeiro a partir do mês de janeiro de 2013 novos navios devem passar por Belém e Santarém, totalizando 9 navios. A temporada só termina em maio, quando o estado deve ter recebido mais de 20 mil turistas desse segmento.
Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário