Na pauta da reunião estiveram assuntos como a visita de avaliação dos técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Pará, os processos de articulação entre a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e da Companhia Paraense de Turismo com as demais secretarias estaduais e organismos de outras esferas, a participação do Pará em eventos relacionados ao turismo em outros estados, questões pertinentes à infraestrutura turística e qualificação de profissionais da área no estado, além da apresentação da etapa de implementação do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Tursismo do Pará.
O titular da SETUR, Adenauer Góes, falou sobre o primeiro ano da implantação da Secretaria de Turismo, comemorado no último dia 11, fazendo um breve relato dos avanços no desenvolvimento turístico do Pará, a partir da criação da Secretaria. Socorro Costa, presidente da Paratur, aproveitou para falar sobre as estratégias de promoção e divulgação do Pará no Brasil e exterior, com destaque para a participação em feiras como Braztoa, em São Paulo, Abav, no Rio de Janeiro e Gramado, no Rio Grande do Sul, todos neste segundo semestre.
Adenauer relembrou a visita dos técnicos da Missão de Análise do Bid ao Marajó, Santarém e Belém para avaliar o estágio de desenvolvimento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Pará (PRODETUR-PA). O Secretário informou que agora aguarda os resultados da avaliação dos técnicos. Os recursos somam um total de US 44 milhões, conforme carta consulta apresentada, e devem priorizar investimentos na região do Marajó, Tapajós e Belém. Os investimentos contemplam, além da infra-estrutura, produtos turísticos, comercialização, fortalecimento institucional e gestão ambiental, dentro das atividades do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDIT), do Prodetur, que além de fortalecer o turismo no Pará permitirá executar com seriedade e responsabilidade a missão de divulgar, promover e aprimorar as ferramentas de inteligência de marketing que já se encontram em fase de execução.
“Trata-se de um momento importante para o Turismo do Pará, quando o Governo do Estado, por meio da a Paratur e a Setur assume o compromisso de fortalecer a atividade turística como ação capaz de promover o desenvolvimento socioeconômico, gerar emprego, renda e qualidade de vida à população local e também quem visita o estado”, afirmou Adenauer Góes.
O Secretário também lembrou os processos de articulação com organismos da esfera estadual como o termo de cooperação técnica entre a SETUR e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para atuação conjunta com vistas à orientação ao fomento de novas práticas para a concepção e formatação de produtos turísticos no estado do Pará. Outra articulação lembrada foi a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), que visa a reclassificação da atividade hoteleira no estado.
Representantes da empresa de consultoria Chias marketing apresentaram o andamento da segunda etapa da implementação do Ver-o-Pará, que corresponde ao desenvolvimento de estratégias de divulgação dos produtos turísticos do estado, segundo diversas pesquisas aplicadas para identificar a oferta turística do Estado e subsidiar o Plano.
Um dos assuntos mais debatidos entre os participantes do Fórum foi a questão da qualificação, tido como um grande desafio do Governo do Estado, do trade local e das entidades envolvidas com o recebimento desse fluxo, que deve gerar uma receita superior a 400 milhões de reais. Para responder aos questionamentos, o titular da SETUR informou que através do PEQTUR estão sendo oferecodos diversos cursos de qualificação aos trabalhadores de diversos setores do turismo. “Gastronomia, hotelaria, receptivo, policiamento turístico, taxistas e moto taxistas, guias de turismo e outros já foram contemplados”, afirmou. “Um exemplo disso é um convênio firmado com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), com objetivo de oferecer curso de inglês a taxistas que atuam em cooperativas que atuam no Aeroporto de Val-de-Cans e Profissionais da Infraero. O projeto integra o projeto Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem, que visa ações de qualificação profissional contribuindo para tornar o destino Pará mais competitivo, com identidade própria e referência em qualidade na prestação de serviços”, concluiu.
PEQTUR - Seguindo direcionamentos do Plano Ver-o-Pará e estima qualificar mais de 10.500 pessoas até 2015 que atuam direta e indiretamente com o turismo. Em 2011 beneficiou mais de 1.500 trabalhadores em 2012 vão ser mais 2.600.
Texto e fotos: Fabrício Coleny – Gerência de Comunicação da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário