As inscrições para a segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” foram prorrogadas, atendendo a inúmeros pedidos de profissionais de todo o país. A justificativa é que muitos deles ainda não publicaram suas matérias e outros ainda estão com viagens marcadas para o início do ano que vem, quando poderão visitar o Pará e para compor seu material e assim participar do prêmio. “Com esta prorrogação, vamos contemplar mais profissionais que nos solicitaram a oportunidade de também participar do prêmio”, justifica Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR).
Com a prorrogação, a nova data limite para inscrições é o dia 15 de maio de 2013, e a entrega da premiação prevista para o mês de junho. As categorias do prêmio são: jornalismo impresso, on-line, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.
O concurso objetiva premiar as melhores matérias jornalísticas que divulguem o Pará como destino turístico. Idealizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o prêmio foi criado visando atrair a atenção da mídia nacional e internacional para o turismo do Pará, considerado a Obra-Prima da Amazônia.
Podem concorrer ao Prêmio, trabalhos jornalísticos veiculados no período de 1º de janeiro de 2012 a 15 de maio de 2013, no Brasil e em outros países, por meio de jornais, revistas, rádio, emissoras de televisão e sites de notícias, de acordo com a categoria. Os critérios de avaliação obedecem aspectos como qualidade editorial, recursos, criatividade, inovação, estratégia utilizada, serviços e pesquisas de interesse do público-alvo, além da adequação ao tema que deve estar em sintonia com o Plano Ver-o-Pará.
SEGMENTOS – As peças devem destacar os principais segmentos elencados pelo Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará): natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, encontrados nos 144 municípios que integram as seis regiões turísticas do Estado (Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu). O enfoque deve contemplar a promoção de roteiros ou produtos, projetos, ações e demais aspectos turísticos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento, ou promover eventos de relevante importância para o desenvolvimento do turismo no Pará.
Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará, assim como Socorro Costa, presidente da Paratur, apostam no II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” como o evento que vai marcar o lançamento do novo material promocional do Estado, agora totalmente adequado às exigências do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará. A nova marca turística, inspirada em grafismos marajoaras, tapajônicos e araguaias, combinados com a cor e características dos derivados do açaí dará o tom do material, associado ao slogan Pará, a obra-prima da Amazônia.
A diretora Regional Norte da Abrajet Pará, Benigna Soares, informa que as matérias devem abordar um ou mais produtos turísticos presentes nos municípios considerados prioritários pelo Ver-o-Pará, conforme o regulamento disponível em www.premiodejornalismo.blogspot.com.br onde também está cópia do Plano. Ela afirma que o prêmio é uma forma de estimular os profissionais de comunicação a divulgar positivamente o Pará, que tem boas notícias a apresentar ao mundo, muitas delas inspiradas na cultura, natureza, gastronomia e no cotidiano do povo paraense, um dos mais cativantes e hospitaleiros do mundo.
HOMENAGEADO - O Prêmio de Jornalismo em Turismo é uma homenagem ao Comendador Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes para o turismo no Brasil e Portugal. Ele nasceu em Portugal, na Vilar Torpim. Aos 14 anos, já em Lisboa, embarcou no navio Anselmo para atravessar os mares em busca de um novo mundo. A chegada em Belém do Pará aconteceu em 26 de novembro de 1936. Em meados de 1948, ingressou no jornalismo, na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo. Por volta de 1954, Marques dos Reis passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte. Foi pioneiro também no turismo, organizando a primeira viagem de turismo entre Belém e Lisboa, ação que lhe rendeu homenagens do governo brasileiro e de Portugal.
INSCRIÇÕES - As inscrições podem ser realizadas na Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Informações, regulamento, notícias e ficha de inscrição estão disponíveis no blog do prêmio (http://premiodejornalismo.blogspot.com.br/) Os trabalhos devem ser entregues na Gerência de Comunicação da Paratur, na Praça Maestro Waldemar Henrique, S/N, no bairro do Reduto. O CEP para documentos postais é o 66.010-040 em Belém-Pará-Brasil.
INFORMAÇÕES:
Gerência de Comunicação
Companhia Paraense de Turismo - Paratur
Site: http://www.paraturismo.pa.gov.br/
Blog: http://www.turismoparaense.blogspot.com
Twitter: @PARATUR_PA
Facebook: www.facebook.com/paratur
E-MAIL: turismoparaense@gmail.com
Tel.: +55 (91) 3212-0575 (Informações Turísticas)
Cel.: +55 (91) 8842-8129
Texto e fotos: Fabricio Coleny - Gerência de Comunicação - Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário