Servidores da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estão participando de um curso de turismo internacional. Fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre a Setur, Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), a qualificação, iniciada nesta segunda-feira, dia 26, tem como objetivo capacitar os técnicos da SETUR, PARATUR, SEBRAE e UFPA nessa área que envolve ações diretas e indiretas relacionadas ao turismo internacional.
As aulas estão sendo ministrada pelas docentes catedráticas da Universidade de Coimbra, Doutora Fernanda Cravidão, que é coordenadora do doutorado de turismo, cultura e lazer da Faculdade de Letras da UC e pela professora Maria Helena Coelho, da UFPA.
Neste primeiro módulo foram disponibilizadas 30 vagas. “Neste primeiro momento vamos atender as demandas da Setur, Paratur e Sebrae e UFPA, atendente profissionais que atuam diretamente com a prática do turismo internacional, focando em especial a execução de roteiros turísticos internacionais. Mas, em continuidade à parceria firmada com a Universidade de Coimbra, beneficiaremos outros profissionais”. Diz o secretário Adenauer Góes, da Setur.
O curso, idealizado pela Diretoria de Produtos Turísticos da Setur, é dividido em três módulos e acontece, de 14h às 18h, no Instituto de Ciências Sociais da UFPA, onde segue até o próximo dia 30.
O curso será dividido em 3 módulos e será ministrado entre os dia 26/11 ao dia 30/11, na UFPA, de 14h às 18h, no Instituto de Ciências Sociais e aplicadas da própria Universidade, no Campus Universitário do Guamá, Avenida Augusto Corrêa nº 1, Bairro do Guamá.
QUALIFICAÇÃO - O Pará deve fechar 2012 com um fluxo turístico de 1 milhão de visitantes oriundos de diversos países do Mundo. Só os navios cruzeiros devem contribuir, na temporada 2012 a 2013 com mais de 20 mil turistas. O inglês é o idioma mais falado por esses turistas, embora muitos sejam de procedência alemã, francesa, japonesa, e de outros lugares. O grande desafio do Governo do Estado, do trade local e das entidades envolvidas com o recebimento desse fluxo, que deve gerar uma receita superior a 400 milhões de reais, é principalmente com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos a esses visitantes. De olho nessa demanda a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), através do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTUR) vem oferecendo diversos cursos de qualificação aos trabalhadores de diversos setores do turismo. Gastronomia, hotelaria, receptivo, policiamento turístico, taxistas e moto taxistas, guias de turismo e outros já foram contemplados.
Trabalhadores da Setur e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que atuam direta e indiretamente nessa área, também estão sendo contemplados com os cursos, a exemplo da qualificação em inglês que está sendo oferecida pela Setur na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) desde o último dia 5. O primeiro módulo segue até o dia 09 de janeiro de 2013. Já o segundo módulo começa dia 14 de janeiro e acontece até 14 de abril de 2013, com aulas de segunda à quarta-feira, das 15h às 16h30.
O foco principal do curso é a conversação, exercício que dá ao servidor, a possibilidade de aprimorar o atendimento aos turistas.
“O curso de inglês objetiva qualificar os servidores públicos para que eles possam aprimorar o atendimento tanto dos turistas quanto a relação com instituições externas com as quais o Governo do Estado tem parceria”, explica o gerente de Qualificação Profissional da Setur, Jean Barbosa.
A oferta do curso é uma ação fruto da parceria entre SETUR, EGPA e PARATUR, que o idealizaram em 2011 através de Termo de Cooperação Técnica, extensivo também a outras instituições de qualificação profissional, como Instituto Vitória Régia, Sebrae Pará, Abrasel, Seduc, entre outros.
TAXISTAS - Através do PEQTUR a Setur também assina, no próximo dia 4, convênio com o CCBEU ( Centro Cultural Brasil Estados Unidos), com objetivo de oferecer curso de inglês a taxistas que atuam em cooperativas que atuam no Aeroporto de Val-de-Cans. Profissionais da Infraero também vão ser contemplados com a qualificação. O projeto integra o projeto Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem, que visa ações de qualificação profissional contribuindo para tornar o destino Pará mais competitivo, com identidade própria e referência em qualidade na prestação de serviços nos segmentos natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
O PEQTUR segue direcionamentos do Plano Ver-o-Pará e estima qualificar mais de 10.500 pessoas até 2015 que atuam direta e indiretamente com o turismo. Em 2011 beneficiou mais de 1.500 trabalhadores em 2012 vão ser mais 2.600.
SUGESTÃO DE ENTREVISTA:
Professora Doutora Fernanda Cravidão, da Universidade de Coimbra-Portugal , de 8h às 18h, na UFPA.
Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará - de 8h às 16h - na Setur
Contatos: Cel.: +55 (91) 8842 - 8129 / 8895-5733
Texto: Benigna Soares – GEC Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário