segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Pará será apresentado como obra prima da Amazônia em vários países e estados neste segundo semestre
Como parte da estratégia de tornar o Pará o destino turístico líder na Amazônia até 2020 a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) confirma sua participação em diversos eventos de turismo nacionais e internacionais ainda neste segundo semestre. Segunda a presidente da Paratur, Socorro Costa, a iniciativa visa promover a nova marca turística do Estado, associada ao slogan Pará, a obra-prima da Amazônia, buscando captar fluxo nos principais mercados emissivos indicados pelo Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará).
No Brasil, a Paratur confirmou participação no 38° Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 20 a 21 de setembro em São Paulo, na Feira de Turismo das Américas (ABAV 2012) que acontece de 24 a 26 de outubro no Rio de Janeiro, e no 24º. Festival de Turismo de Gramado (Festuris), de 22 a 25 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
A estratégia da Paratur, que com a criação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) passou por uma reestruturação em sua missão ganhando novas áreas de atuação, é intensificar a captação de fluxo turístico, estimado para 2012 em cerca de um milhão de visitantes. Para isso, tem alvo certo: operadores, agentes de viagens e organizadores de pequenos, médios e grandes eventos. A nova estratégia, segundo Socorro Costa, foi iniciada em junho durante a VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que deu ao Pará uma projeção de gerar, até junho de 2014, cerca de US$ 60 milhões a partir do turismo.
Quanto aos eventos internacionais a Paratur levará o turismo paraense a eventos como o TOP Resa (Salon Professionnel du Tourisme et des Voyages), que acontece de 18 a 21 de setembro em Paris, na França, à FIT 2012 (Feria Internacional de Turismo da América Latina), de 03 a 06 de novembro em Buenos Aires, Argentina, e Feira Internacional del Turismo y los Viajes, de 09 a 11, de novembro, em Santiago, no Chile.
A participação do Pará em eventos nacionais e internacionais é um dos pontos fundamentais da missão da Paratur, que com a criação da Setur agora é responsável diretamente pelas ações de marketing, promoção e divulgação do turismo paraense nos mercados regional, nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, papel semelhante ao do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Nessa nova estrutura a Diretoria de Marketing da Paratur trabalha através da Gerência de Comunicação, Gerência de Promoção Nacional e Internacional, gerência de Inteligência de Mercado e Gerência de Captação de Eventos, com corpo técnico profissional especializado nas referidas áreas.
Assim como na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), a Paratur nestes eventos, vai priorizar a promoção dos segmentos do turismo de natureza e cultura das seis regiões turísticas do estado: Belém,Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Toacantins e Xingu. Um dos produtos mais explorados nos estandes da Paratur é o Círio de Nazaré, por ser o que mais atrai turistas ao Pará, com cerca de dois milhões de romeiros e 70 mil turistas só na edição do ano passado). Os segmentos a serem comercializados, com diretriz do Plano Ver-o-Pará, são o de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
Texto: Benigna Soares (Paratur) com dados do IPHAN Pará
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