segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Setur realiza pesquisa turística na Agropec em Paragominas

 Equipe da Setur aplicando pesquisa de demanda turística na Agropec  
Iniciada no último dia 11, em Paragominas, a 46ª Exposição Estadual dos Produtos do Campo (Agropec), recebeu visitantes e expositores de vários estados brasileiros. O evento, que prosseguiu até domingo (19), no parque de exposições de Paragominas, nordeste do estado, foi cenário ideal para que a equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) aplicasse uma pesquisa sobre o perfil e a demanda turística naquela região. A pesquisa, que iniciou no primeiro dia da Agropec, foi executada pela Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Estatísticas (CEPE), ligada à Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur.

“A pesquisa faz parte de todo um planejamento do Governo do Estado para levantar o perfil e a demanda turística para o Estado. O levantamento vai ser realizado em diversos municípios durante a realização de grandes eventos, como o Círio, em Belém, Sairé, Santarém, Marujada, em Bragança, Festival de Carimbó, em Marapanim”. Explica Admilson Alcântara, coordenador da CEPE/Setur. Segundo ele, a exemplo de Paragominas, a pesquisa vai levantar o perfil do turista, a origem, sexo, idade, comportamento de viagem e transporte utilizado, intenção de voltar ou não ao Pará, grau de satisfação com o destino, entre outras informações.
Estande da Emater onde Setur divulgou o turismo no Pará

Admilson explicou ainda que em Paragominas oito profissionais aplicaram os 400 formulários durante os cinco dias da pesquisa. A professora da Universidade Rural da Amazônia (UFRA), Alessandra Epifânio Rodrigues, ministrou uma palestra na Agropec sobre a importância do controle de qualidade do leite na segurança alimentar e fez questão de responder a pesquisa, segundo ela por entender a importância de se avaliar Paragominas como destino turístico.

Lançamento do Turismo Verde 
PROMOÇÃO - Durante os cinco dias de feira a equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)   também distribuiu material com informações turísticas do Pará, destacando as seis regiões turísticas (Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu) e os cinco segmentos (cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios), associadas à nova marca turísticas do Pará e ao slogan “A obra prima da Amazônia”. A distribuição aconteceu no estande da Emater, onde, segundo o engenheiro agrônomo Roberto Vieira, passaram cerca de 200 pessoas por noite. Na ocasião houve o lançamento, no dia 15, do Programa Municípios Verdes, que vai contemplar 12 municípios paraenses, a começar por Paragominas, com ações voltadas ao desenvolvimento, fomento, promoção e divulgação de ações de turismo sustentável.

 Organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, a Agropec, é uma das maiores feiras do setor na região, com espaço para o entretenimento, leilões, rodeios, exposições, julgamentos e geração de recursos. A programação contou ainda com shows artísticos, entre eles da banda Calypso e os sertanejos João Bosco e Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário