Não há palavras para definir o momento em que a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passa pelas ruas de Belém do Pará abençoando milhares de devotos que, em silêncio, fazem uma oração em agradecimento ou clamam por uma interseção divina.
Lágrimas, aplausos, fogos e chuva de papel picado complementam a maior procissão católica da América Latina e uma das mais belas festas religiosas do mundo, que em 2004, obteve o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela grandiosidade e importância religiosa.
Realizado no segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré reúne todos os anos mais de dois milhões de romeiros que chegam de todos os cantos do mundo para louvar a imagem da Santa. Tradição de dois séculos, o Círio de Nazaré tem início na Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha, e segue até a Praça Santuário, no bairro de Nazaré, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica exposta para adoração dos fiéis durante 15 dias.
São 3,6 quilômetros de procissão em que a berlinda da Santa, acompanhada por treze carros de promesseiros, percorre as principais ruas de Belém e recebe várias homenagens por onde passa.
A grande procissão do Círio é o momento maior da quadra nazarena, que envolve ainda outras peregrinações, entre as quais se destacam a Romaria Fluvial, a Trasladação e o Recírio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário