quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Operadores de turismo e agentes de viagem participam de viagem técnica em Belém

Um grupo formado por dez agentes de viagem, dois operadores de turismo, um técnico da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e um representante do Ministério do Turismo (MTur) participam, entre os dias 12 e 16 de agosto, da segunda fase do projeto Caravana Brasil Nacional, em Belém. A ação é uma iniciativa da Braztoa em parceria com o MTur, que conta com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

A segunda fase do projeto, também chamada de Viagem Técnica, é composta por visitas técnicas aos empreendimentos e atrativos do destino em questão, além do Encontro de Conhecimento e Encontro de Avaliação. No primeiro encontro, o destino tem a oportunidade de apresentar para os operadores e agentes os atrativos que não foram possíveis de conhecer durante a realização da visita técnica. A ação será realizada em parceria com a Belemtur.

O Encontro de Avaliação é um momento que conta com a presença dos fornecedores e instituições locais convidadas do destino, na qual é feita uma avaliação pelos agentes e operadores da Caravana. Eles avaliam a oferta apresentada pelo destino, a precificação, a demanda existente e potencial, as relações comerciais e outras coisas que surgirem na discussão. A discussão é conduzida pela Braztoa e também se constitui em uma forma do grupo apontar o que eles viram de positivo e sugerir melhorias ao destino, se for o caso.

Entre os atrativos visitados pelos empresários do setor turístico estão Estação das Docas, passeio fluvial a Ilha dos Papagaios, Teatro da Paz, Pólo Joalheiro, Basílica de Nazaré, Museu Paraense Emílio Goeldi, produção cerâmica em Icoaraci, Mercado do Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Casa das Onze Janelas, Jardim Botânico Rodrigues Alves, Ilha de Mosqueiro e hotéis da capital.

Além disso, os operadores e agentes também participarão da Bolsa de Negócios, que ocorre durante a 5ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), na próxima sexta-feira (13), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Projeto - O Caravana Brasil Nacional é uma iniciativa que visa o crescimento e o desenvolvimento do mercado turístico nacional. Seu objetivo principal é apoiar a comercialização e estimular a ampliação e a diversificação da oferta de produtos turísticos nacionais.

Entre as principais ações estão as caravanas aos destinos turísticos selecionados em que acontecem visitas técnicas aos empreendimentos e atrativos. Durante a viagem são realizados ainda encontros entre fornecedores e representantes institucionais locais e os agentes e operadores participantes da caravana. Os encontros servem tanto a apresentação do destino e o estreitamento das relações comerciais quanto a apresentação da avaliação dos participantes da viagem em relação ao destino.

Outra ação de grande relevância é a realização de uma capacitação durante a viagem precursora. Na ocasião são apresentados ao destino conceitos de turismo e hospitalidade dentre outros, bem como instruções no que se refere à elaboração de tarifários e à adequação dos produtos ofertados para a comercialização junto ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário