quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FITA 2010 é aberta oficialmente no Hangar

A quinta edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) foi aberta oficialmente, na manhã desta quinta-feira (12), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Este ano, a feira que prossegue até o domingo (15), tem como tema “O Turismo é negócio na Amazônia”

O evento contou com a presença de várias autoridades como a governadora do Estado do Pará, Ana Júlia; do presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Luiz Souto, da representante do Comitê de Turismo da Guiana Francesa, Lydia Brito; do diretor geral da Fundação de Turismo no Suriname, Armand Li-A-Young; do coordenador de Turismo de Belém, Wady Khayat; e da diretora-superintendente do Sebrae-Pa, Cleide Rodrigues.

De acordo com o presidente da Paratur, Luiz Souto, a FITA é um momento ímpar da atividade turística no norte do Brasil. “A feira promove o intercâmbio cultural e fortalece a identidade dos amazônidas, constituindo-se também numa oportunidade de negócios aos nossos empreendedores”, afirmou em seu discurso de abertura. Ele também destacou a programação técnico-científica de palestras e mesas redondas, a Bolsa de Negócios envolvendo 26 operadores de turismo do Brasil e do exterior, bem como o Festival Gastronômico Paraense, que é a grande novidade desta edição do evento.

Segundo a governadora, Ana Júlia, a iniciativa foi muito oportuna e mostrará aos presentes ao evento o quão diversificada é a culinária paraense. “Eu achei a idéia fantástica. O Pará tem uma culinária muito rica, de pratos originais e de grande diversidade. Então, com o Festival Gastronômico estamos valorizando uma das coisas mais importantes do nosso estado”, afirmou.

O titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Wady Khayat, defendeu a importância de parceria no setor para o crescimento da atividade. “A FITA é um grande marco de desenvolvimento de ações de trabalho e de negócios na atividade turística. O turismo é uma das melhores fontes para geração de emprego e renda à população amazônica”, afirmou.

Para a diretora-superintendente do Sebrae-Pa, Cleide Rodrigues, a FITA é um evento consolidado e de grande importância para o crescimento econômico da região amazônica. “É a chance de integração entre os estados e países da Pan-Amazônia. É uma possibilidade para a região traçar estratégias claras que conduzirão o processo de desenvolvimento da atividade turística no território”, declarou.

Nesta sexta-feira (13), a programação da FITA terá a mesa redonda “Turismo de Base Comunitária: Risco ou Oportunidades?”, reunindo como debatedores o coordenador de Infra-estrutura, Transporte, Comunicação e Turismo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Donald Sinclair; Gabriela Fontoura da Estação Gabiraba e o professor mestre da Universidade Federal do Pará (UFPa), Hugo Serra. No período da tarde, Daniela Soares do Nascimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apresenta a palestra “Estratégias para Negócios Sustentáveis na Amazônia”.

Além disso, o o vice-presidente da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape-SP) ministra a palestra “Turismo Acessível: Inclusão de Pessoas com Deficiências na Atividade Turística”, enquanto que o professor mestre Sérgio Salvati, também da Avape-SP, dará o curso “Qualificação para Pessoas com Deficiência – PCD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário