terça-feira, 10 de agosto de 2010

Negócios em turismo é foco de debates e palestras da FITA 2010

Em sua quinta edição, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) terá como tema “Turismo é negócios na Amazônia”. O objetivo principal é proporcionar o debate entre investidores, empresários e executivos do setor, além de apresentar as oportunidades e fomentar a realização de negócios no Estado ligados à atividade turística. O evento realizado pela Paratur e Hangar, ocorre entre os dias 12 e 15 de agosto, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Para promover a troca de experiência e conhecimento entre profissionais, acadêmicos e estudantes de Turismo e Administração de Empresas, a programação da FITA 2010 inclui uma extensa lista de palestras e mesas redondas, reunindo alguns dos maiores especialistas do país. A primeira delas ocorre logo após a abertura oficial do evento, na manhã do dia 12, ministrada pelo professor e PhD da Universidade de São Paulo, José Dornelas, que falará sobre “Planos de Negócios que dão certo”.

Dornelas é um dos mais requisitados conferencistas sobre o tema no país. Graduado pela USP São Carlos, com mestrado e doutorado também pela USP, fez seu pós-doutorado nos EUA, no Centro de Empreendedorismo do Babson College, considerada a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. É autor de diversos livros como o best-seller nacional “Empreendedorismo, transformando idéias em negócios” e “Empreendedorismo Corporativo”, finalista do Prêmio Jabuti. Com sua larga experiência prestou consultoria para empresas do porte de Ambev, Bradesco, Braskem, Gerdau, HP, IBM, Microsoft, Nestlé, Telefônica, Unibanco, Vale, entre outras.

Na manhã da sexta-feira (13), haverá a mesa redonda “Turismo de Base Comunitária: Risco ou Oportunidades?”, reunindo como debatedores o coordenador de Infra-estrutura, Transporte, Comunicação e Turismo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Donald Sinclair; Gabriela Fontoura da Estação Gabiraba e o professor mestre da Universidade Federal do Pará (UFPa), Hugo Serra. No período da tarde, Daniela Soares do Nascimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apresenta a palestra “Estratégias para Negócios Sustentáveis na Amazônia”.

Proteção e inclusão social – Além de voltada para a realização de negócios, a programação da FITA 2010 também reúne palestras e debates relacionados à temática social. Logo no dia 12, no período da tarde, Valéria Borelli do Grupo de Ação Regional das Américas (Gara) falará sobre “Responsabilidade Social & Sustentabilidade no Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo”.
Já no dia seguinte, sexta-feira (13), o vice-presidente da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape-SP) ministra a palestra “Turismo Acessível: Inclusão de Pessoas com Deficiências na Atividade Turística”, enquanto que o professor mestre Sérgio Salvati, também da Avape-SP, dará o curso “Qualificação para Pessoas com Deficiência – PCD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário