segunda-feira, 28 de junho de 2010

Paratur promove seminários e vistorias turísticas em Bragança e Tracuateua

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promove seminários de sensibilização sobre o Cadastur e o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) para representantes de órgãos públicos, secretarias municipais, ONGs, Associação Comercial e membros do trade, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, nos municípios de Bragança e Tracuateua, no pólo turístico Amazônia Atlântica. Além disso, técnicos da Companhia realizam vistorias junto aos empreendimentos dos prestadores de serviço turísticos.

A ação, realizada de forma contínua pelo Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur em parceria com o Ministério do Turismo, engloba a realização de duas palestras. A primeira delas ministrada aos presentes, “Cadastur”, busca promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.

Já a palestra “Responsabilidade social e Sustentabilidade no Turismo”, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar gestores públicos e privados, trabalhadores da cadeia produtiva do turismo e comunidade sobre a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

O Cadastur é o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo, realizado pelo MTur. O cadastro possui validade de dois anos, sendo gratuito e obrigatório para os seguintes prestadores de serviços turísticos: agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, meios de hospedagem, guias de turismo, parques temáticos e acampamentos turísticos.

O programa Turismo Sustentável & Infância (TSI) foi lançado em novembro de 2004, durante o I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, no qual o MTur afirmou compromisso para a proteção de crianças e adolescentes do Brasil. No Pará, a Paratur é parceira do Programa TSI.

Resultados – Em 2010, a Paratur promoveu seminários e vistorias em Salinópolis, Barcarena, Abaetetuba, Cametá e Tomé-Açu. Ao todo, os técnicos da Companhia fizeram 67 vistorias técnicas de empreendimentos e 14 seminários de sensibilização, atingindo um público de 482 participantes.

Ainda este ano, estão previstas seminários e vistorias nos municípios de Altamira, Santarém, Tucuruí, São Félix do Xingu, Tucumã, Marabá, Itupiranga e Parauapebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário