sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paratur participa de seminário sobre turismo sustentável na Amazônia

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) participa do Seminário de Apresentação da Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Sustentável para a Amazônia Legal Brasileira, nos próximos dias 21 e 22 de junho, no Hotel Líder, em Manaus, Amazonas. O órgão de turismo do Pará será representado pelo presidente Luiz Souto e pela turismóloga Rita Moreira.

Durante o evento serão apresentados os resultados dos estudos realizados em parceria pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Turismo (MTur), com a finalização da primeira fase do Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur).

Na programação do seminário, secretários e dirigentes estaduais de turismo, membros do trade, representantes de ONGs e instituições de ensino superior poderão conhecer o Estudo de Mercado do Turismo Sustentável na Amazônia e o Diagnóstico da Demanda e da Oferta Turística da Amazônia, ambos elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre os assuntos abordados estarão a conjuntura do turismo no mundo, Brasil e Amazônia; os impactos positivos e pontos negativos pelo desenvolvimento do turismo nos estados; planejamento turístico e ambiental; políticas públicas; infraestrutura; capacitação; divulgação; etc.

Retrospectiva – Desde sua criação, como principais resultados do Proecotur estão a elaboração do Plano de Desenvolvimento Ecoturístico para o pólo Tapajós; elaboração das estratégias de ecoturismo para os pólos Belém, Amazônia Atlântica e Marajó; construção do Terminal Fluvial Turístico em Santarém; construção do Centro de Interpretação Ecoturístico (Ciecotur) em Santarém; construção do Terminal Fluvial Turístico em Alter do Chão/Santarém; construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Alter do Chão/Santarém; elaboração de Estudos de Criação de Unidade de Conservação Estadual de Cachoeira Porteira; elaboração de Estudos de Criação de Unidades de Conservação Estadual de Monte Alegre; elaboração de Estudos de Criação de Unidades de Conservação Estadual de Alter do Chão.

Em maio de 2004, foram realizados cursos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, promovido pelo MMA, cujo objetivo foi dar as condições necessárias para o adequado gerenciamento de resíduos sólidos além de subsidiar a elaboração dos Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PGIRS, reunindo um total de 33 participantes.

O Proecotur também foi responsável pela realização de oficinas de sensibilização para o Ecoturismo nos pólos Tapajós, Marajó, Belém e Amazônia Atlântica, alcançando cerca de 100 participantes. Os mesmos pólos receberam, em maio de 2005, os cursos de Qualidade no Atendimento aos Visitantes, Noções Básicas de Condução de Visitantes em Áreas Naturais, e Planejamento e Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos, atingindo um total de 272 participantes tanto dos municípios-sede dos cursos como dos municípios que integram os respectivos pólos.

Além disso, o programa recebeu em novembro de 2005, uma Missão Espanhola formada por Alejandro Muñoz, Aurélio Centelhas e Mercedes Velasco, consultores do Governo da Espanha, com o objetivo de implantar projeto de desenvolvimento ecoturístico nos municípios de Ponta de Pedras, Soure e Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário