sábado, 19 de setembro de 2015

Botos Cor-de-Rosa e Tucuxi travam batalha no lado profano da Festa do Çairé

Boto Cor-de-Rosa / Foto: Resize
Beleza, criatividade, música, gingado, coreografia e sedução. Esses são os temperos das apresentações dos botos Cor-de-Rosa e Tucuxi, na noite deste sábado (19), a partir das 21h, no terceiro dia do Çairé 2015, em Alter do Chão, município de Santarém. O Festival dos Botos representa o lado profano da festividade.

Atual campeão, o boto Cor-de-Rosa será o primeiro a se apresentar. A agremiação levará para o Lago dos Botos o tema "Carimbó, a extravagância do Çairé". Mais de 600 brincantes, ao som do carimbó, vão contar a história do ritmo que está incorporado ao DNA paraense. Em setembro de 2014, o carimbó tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Boto Tucuxi /  Foto: Ronaldo Ferreira
O Tucuxi terá duas horas e meia para apresentar o tema "Encanto da Amazônia". Personagens amazônicos e lendas vão incorporar a apresentação. O boto busca acabar com uma possível sucessão de vitória do rival. Todo trabalho já foi finalizado, e as alegorias já foram levadas dos galpões dos botos para a área de concentração do Çairódromo.

O pano de fundo da apresentação das duas agremiações é a lenda do Boto, a mais famosa da Amazônia. O ponto alto é quando o animal se transforma em homem para seduzir a cabocla mais bonita da vila e à engravida, após uma noite de amor. Sedução e muita sensualidade são os pontos fortes desse momento.

Leia mais: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário