sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ilha do Marajó: Praias exuberantes que preservam paisagens quase intocadas

Localizado na foz do rio Amazonas, o Marajó é o maior arquipélago fluviomarinho do mundo. A região é composta por dezenas de municípios e vilarejos, vastos campos, floresta úmida, mangues, igarapés e grandes fazendas de criação de búfalos e laticínios derivados. As praias são uma experiência única no Marajó, pelas suas águas doces com diversas formas, tamanhos, e localidades.
Praia Grande e o Igarapé Caraparú - Salvaterra - Ilha do Marajó
(Foto: Sole Travel via Flickr)
SALVATERRA: É o município porta de entrada para a Ilha do Marajó. Conhecida como “princesinha do Marajó”, Salvaterra possui varias vilas e comunidades vizinhas que oferecem atrativos turísticos naturais em meio a Amazônia. Pela facilidade de acesso, é uma dos municípios mais frequentados por turistas.

- Praia Grande: A praia grande é a mais frequentada de Salvaterra por se localizar bem no centro do município, e divide espaço com um igarapé de águas geladas chamado Caraparú. Possui uma ótima infra-estrutura de bares e restaurantes.
Praia de Joanes
(Foto: Laure & Fred via Flickr)
- Praia de Joanes: A vila de Joanes fica aproximadamente 17k m do centro de Salvaterra. A praia de Joanes é tranquila e repleta de restaurantes e bares que servem em barracas de palhas espalhadas entre coqueiros que oferecem sombra e suporte para redes. É um destino muito procurado por turistas para conhecer também as ruínas de antigas igrejas deixadas pelos jesuítas durante a colonização da Amazônia no século XVII.

- Praia do Pescador: Esta praia localiza-se em uma comunidade de pescadores e oferece a oportunidade de almoçar um peixe que será capturado e assado na hora nos restaurantes rústicos do local. Na margem das águas concentram-se uma grande de quantidade de barcos pesqueiros e oferece uma bela vista do pôr-do-sol.

- Praia de Água Boa: Localizada a 14 km do centro de Salvaterra, a praia de Água Boa é formada por uma areia fina e banhada pela baía do Marajó, e com uma boa estrutura de quiosques e restaurantes que servem pratos a base de peixes, camarão e caranguejo.

COMO CHEGAR
- Via Fluvial: Partindo do Terminal Hidroviário de Belém até o porto de Camará em Salvaterra. A viagem dura em média 3 horas. 
- Via Fluvial com carro: Partindo do Trapiche de Icoaraci, em Ferry Boats, para o porto de Camará em Salvaterra. A viagem dura em média 3 horas.

Praia do Pesqueiro - Soure
(Foto: Geraldo Ramos)
SOURE: Conhecida como a “Pérola do Marajó”, Soure está separada de Salvaterra pelo rio Paracauari. Oferece opções para todos os gostos, com praias de águas doce e salgadas, campos naturais e uma fauna riquíssima, com destaque para os búfalos. Soure é reconhecida como a “capital do búfalo”, onde é comum encontrá-los pelas ruas da cidade sendo utilizados como meio de transporte ao lado dos carros, motos e bicicletas.

- Praia do Pesqueiro: É a praia mais conhecida de Soure. São cerca de 4 km de areia repleta de barracas cobertas de folhas secas de palmeira e coqueiros, árvores que são marca registrada do lugar. A praia também possui diversas dunas espalhadas e a possibilidade de cavalgar em búfalos que descansam tranquilamente pela areia. As águas variam entre doce e salobra conforme a época do ano. 

Praia da Barra Velha - Soure
(Foto: Jean Barbosa
- Praia da Barra Velha: É a praia mais próxima do centro de Soure, porém a mais escondida e sossegada. Seu acesso é feito através de uma trilha sobre uma ponte de madeira em meio aos manguezais e igarapés. É uma excelente opção para banhistas de espírito aventureiro. 

Outras praias de Soure
• Praia do Araruna 
• Garrote ou Mata-fome.

COMO CHEGAR
- Via Fluvial: Partindo de Salvaterra em balsas ou pequenas embarcações para a sede municipal de Soure. A travessia dura em média 10 minutos.

PONTA DE PEDRAS: Ponta de Pedras é mais um dos municípios que formam o arquipélago do Marajó, fica apenas 44 km de Belém, aproximadamente 3 horas e meia em embarcações. Antes de receber este nome, o município era chamado de Mangabeira por causa da praia de mesmo nome, onde se instalaram os padres mercedários, no ano de 1700 para catequizar os índios Muaná. Ponta de Pedras abriga ainda as ruínas de um antigo latifúndio com casas e senzalas do período da escravidão colonial.

Praia da Mangabeira - Ponta de Pedras
(Foto: Jean Barbosa)
- Praia da Mangabeira: Localiza-se a 10 km da sede municipal, na vila de Mangabeira. A praia é banhada pela Baía do Marajó, e possui vegetação de coqueiros e palmeiras. A orla é bem estruturada com chuveiros públicos e barracas padronizadas.

- Praia Grande: Nesta praia está localizada a Unidade Comunitária de Beneficiamento de Fibras Vegetais. Lá, é utilizado a casca do coco para a fabricação de assentos de couro de automóveis.

COMO CHEGAR:
- Via Fluvial: Partindo de Belém, nos portos localizados na Rua Siqueira Mendes através do Rio Marajó-Açu, tendo como desembarque em Ponta de Pedras em um píer flutuante. A viagem dura em média 3 horas e meia.

Conheça também as praia de Araguaia-Tocantins e Amazônia Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário