quarta-feira, 8 de julho de 2015

Bragança completa 402 anos

Bragança
(Foto: Sidney Oliveira- Agência Pará)
Bragança, localizada no nordeste paraense, a 210 quilômetros de Belém, é conhecido como a Pérola do Caeté. Guardião de muitos rios e igarapés de água doce, o município, que desperta muitos olhares para a Região Turística Amazônia Atlântica, resulta da colonização européia, principalmente a francesa. Sua fundação data de 1613. Completa hoje, dia 08 de julho, 402 anos.

Bragança é o maior polo pesqueiro do Pará. De lá sai a maior parte da exportação de peixes e caranguejos que abastecem não só o estado mas também a região nordeste do país. Tamanhos pescados influenciam na culinária exótica, que é um dos atrativos do município, pratos a base de peixes, mariscos e farinha de mandioca, são os que mais agradam paladares de visitantes.

Manifestações da Marujada
(Foto:  Fabrício Coleny)
Banhada pelo oceano Atlântico, e pelos rios Caeté e rio Cereja, Bragança oferece diversas opções de praias de águas salgadas ou salobras e dezenas de igarapés que cortam o município. Uma das mais belas e conhecidas praias é a praia de Ajuruteua, a 36km do centro de Bragança. 

O município possui ainda uma rica reserva ambiental onde vivem cerca de 40 mil espécies de pássaros, entre eles guarás, maçaricos e garças e uma rica arquitetura com influência da colonização européia, principalmente francesa, nos casarões, igrejas e coretos, 

É em Bragança também que encontramos uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada. Uma manifestação cultural que expressa a devoção a São Benedito, padroeiro da cidade, que por ocasião do evento reúne todos os anos no mês de dezembro mais de 200 mil pessoas.

Durante a festa, os bragantinos apresentam danças nos ritmos de xote, retumbão, boi-bumbá, como forma de expressar a devoção a São Benedito. A Marujada tem em suas origens, profundas ligações com a presença dos antigos escravos negros na região.

Quem for visitar a cidade, encontra aconchego e segurança, além de infra-estrutura como pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.
Praia de Ajuruteua
(Foto: Sidney Oliveira)

O que visitar em Bragança?
- Praia do Grilo
- Praia de Ajuruteua
- Praia do Boiçucanga
- Catedral Nossa Senhora do Rosário, 
- Palácio Episcopal da Catedral Nossa Senhora do Rosário, 
- Igreja de São Benedito, 
- Instituto de Santa Teresinha, 
- Forte do Caeté, 
- Palacete Augusto Corrêa, 
- Mercado de Carne, 
- Sociedade Beneficente Artística Bragantina, 
- Casa da Cultura, 
- Coreto Pavilhão 
Senador Antônio Lemos.


Como chegar?


Bragança fica a 210 Km de Belém. O acesso é pelas rodovias federal BR-316 e estadual PA-242. A viagem leva em média quatro horas de ônibus ou até 1 hora de carro particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário