segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Música paraense será destaque no Réveillon do Pará na Estação das Docas

Cerca de 60 mil pessoas escolheram a Estação das Docas
para a virada do ano de 2014
A música paraense será a grande estrela do tradicional Réveillon do Pará, às margens da Baía do Guajará, na Estação das Docas, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000, que gerencia a Estação. Carimbó, samba e a mistura de ritmos latinos vão animar a noite de 31 de dezembro no complexo turístico. A programação, que se iniciará às 21h, tem entrada franca, e prosseguirá até às 4 horas do dia 1º de janeiro. 

Dois palcos serão montados – um na orla, entre os Armazéns 1 e 2, e outro no anfiteatro São Pedro Nolasco, para receber as atrações musicais Theo Pérola Negra, Banda Alternativa, Bateria da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, Banda Fruta Quente e Janaína Reis.

Em 2014, cerca de 60 mil pessoas escolheram a Estação das Docas para a virada do ano. “Pensamos em uma programação diversificada, com várias atrações da nossa terra para animar esta noite especial. Queremos oferecer às famílias paraenses um momento agradável, para confraternização com conforto e segurança. Além disso, quem for ao complexo poderá contemplar a tradicional queima de fogos na Baía do Guajará”, contou a presidente da Organização Social Pará 2000, Gabriela Landé.

O Réveillon do Pará é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000.

- Programação

Palco 1 – recuo na orla entre os armazéns 1 e 2

21 h – música eletrônica

22 h – Theo Pérola Negra

23h30 – Pinduca

0h40 – Banda Fruta Quente

Palco 2 – Anfiteatro São Pedro Nolasco

21 h – Banda Alternativa

23h30 – Janaína Reis

0h40 – Bateria Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná

Leia Mais

Terminal Hidroviário de Belém espera movimento maior no fim do ano

A estimativa para o feriado do natal e reveillon é de
um aumento de 25% no fluxo do Terminal Hidroviário
A movimentação de passageiros no Terminal Hidroviário do Porto de Belém Luiz Rebelo Neto começou a se intensificar para as festividades de fim de ano. Neste mês, o aumento no movimento foi de 15% em relação ao mês de novembro. A estimativa é que, nas datas que antecedem os feriados de Natal e Ano Novo, o aumento seja de 25% em relação ao fluxo normal – algo em torno de 60 mil passageiros. Esta é a primeira vez em que o novo terminal, inaugurado em maio deste ano, recebe as demandas de Natal e do reveillón. 

Segundo o gerente administrativo do terminal, Axel Sanches, o período é o terceiro mais movimentado do ano, perdendo somente para as férias de julho e para o Círio de Nazaré, em outubro. “Temos estudo e relato de estatística de registros de partidas e chegadas e de visitantes à estrutura do terminal. Observamos que em julho e no Círio, temos a maior concentração de fluxo, em torno de 60% de aumento da média normal mensal do terminal, que fica em torno de 50 mil passageiros por mês. Em julho chegamos a 85 mil passageiros, e no Círio a 70 mil”, diz.

Infraestrutura – O Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto é climatizado, tem sistema de som e vigilância, com câmeras e telas que mostram os horários de chegada e saída das embarcações. Oferece ainda um moderno sistema de embarque e desembarque, com equipamentos de segurança, como esteira com scanner para bagagens, portal de detector de metais e sala de revista.

Os passageiros podem contar também com internet sem fio, com sinal wi-fi do Navegapará, e um guarda volumes, que funciona de 6h às 18h. É possível ainda dispor da praça de alimentação e de dois flutuantes com rampas articuladas, para facilitar o embarque e desembarque de passageiros.

Festividade de São Benedito reúne 40 mil em Bragança

As festividades de São Benedito, conhecido como o
 "Santo Preto", foram marcadas por danças, louvores
e procissão pelas ruas estreitas de Bragança
O principal dia da festividade de São Benedito, em Bragança, foi marcado por danças, louvores e procissão com o santo preto pelas ruas estreitas da cidade. A programação oficial da festa começou por volta das 7h da última sexta-feira, 26, com uma missa na igreja de São Benedito, seguida de apresentação de danças e um leilão na barraca da Marujada. Às 16h, um cortejo reunindo cerca de 40 mil pessoas lotou o centro histórico do município.

Por onde passava, o andor com o santo era homenageado por devotos e centenas de marujos, formando um mar em vermelho e branco com o tradicional traje da Marujada. Na procissão, não faltaram demonstrações de fé e devoção pelo santo preto.

Segundo o presidente da Irmandade da Marujada, João Batista Pinheiro, a festa mais uma vez superou as expectativas da organização. “O aumento de marujos na procissão e a ampliação do numero de visitantes a cada ano mostram o quanto a Festividade de São Benedito tem crescido e se tornado ao longo dos anos um dos maiores eventos turístico-religiosos do Estado. Um fato que nos alegra e enche de orgulho, pois só reafirma a força dessa tradição popular”, destacou.

Após a procissão, a festa ainda seguiu por toda a noite com apresentação de danças e o tradicional abraço de marujos ao redor da igreja.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Bragança tem noite de música e confraternização

O município de Bragança, no nordeste paraense, recebeu na noite do último domingo, 21, o Concerto de Natal do projeto Natal D’Água, organizado pelo Núcleo de Articulação e Cidadania do governo do Estado. 

O espetáculo foi apresentado na Praça da Marujada, e reuniu coral e orquestra em um palco montado ao lado da Igreja de São Benedito, um dos pontos turísticos da cidade. 

No repertório da noite, canções natalinas e clássicos da música popular e erudita, executados sob a regência no maestro Tinoco Costa, com direção artística da cantora Patrícia Oliveira.


No feriado de Natal aproveite para conhecer Belém, uma capital rica em calor humano

O verde abraça a capital paraense, banhada pela Baía do Guajará

Imensa, senhora de si, a cidade convida para um passeio pelas ruas com famosos túneis verdes que fazem Belém ser conhecida como a Cidade das Mangueiras.

Batizada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Belém é cidade de gente hospitaleira e
beleza única. É também porta de entrada da região amazônica e parada obrigatória para quem quer
conhecer o norte do Brasil.

Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 1616, época em que foi construído, no encontro dos rios Pará e Guamá, o Forte do Presépio. Recentemente restaurado pelo Governo do Estado, é um dos locais que o turista não pode deixar de visitar.

LEIA MAIS:

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Voos domésticos registram alta de 6,7% em novembro, aponta Abear

No mês de novembro, a demanda por transporte aéreo doméstico registrou alta de 6,7% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). De acordo com o documento, a oferta chegou ao terceiro mês de expansão por parte das companhias aéreas, com 4,2% superior se comparada a novembro de 2013.

Como a demanda cresceu com uma velocidade superior a oferta, houve aumento da eficiência operacional. O fator de aproveitamento ficou em 81,31%, com aprimoramento de 1,9% sobre o mesmo mês do ano passado. A melhora do indicador foi registrada em todos os meses desse ano até agora. No total, foram 6,9 milhões de passageiros transportados pelas associadas ABEAR em voos domésticos em novembro, 4,2% acima do desempenho de 2013. 

No segmento doméstico, a Tam ficou com a maior parcela com - 38,78% de market share; a Gol - 36,38%; Azul- 16,50% e Avianca 8,33%. Nos 11 meses de 2014, o setor aéreo teve uma ligeira ampliação da oferta em relação ao mesmo período de 2013, com 0,4%. Já a demanda tem uma expansão de 5,6%. O fator de aproveitamento consolidado é de 79,78%, com elevação de 3,92%

Internacional 

O segmento internacional teve uma pequena aceleração em relação ao último mês, crescendo 4,6% sobre novembro de 2013. A oferta foi igualmente ampliada para atender à sazonalidade do setor, avançando 3,4%. O fator de aproveitamento nos voos internacionais foi de 80,63%, 0,9% sobre o ano anterior. 

Assim como segmento domestica, a Tam obteve a maior parcela de mercado nas operações internacionais, com 84,02% de participação. Em seguida está a Gol, com 15,89%. A Avianca respondeu por 0,09% do mercado. As associadas Abear embarcaram 406 mil passageiros em voos internacionais no mês, alta de 7,7% sobre 2013.

Feliz Natal!

Show parafolclórico “Tradições Amazônicas”, nesta sexta (19), na Estação

Repassada de geração para geração, a sabedoria popular do povo amazônico possibilita que uma mesma historia possa ser contada de varias formas sem perder sua essência e tradição. A preservação da cultura inspira o espetáculo folclórico “Tradições Amazônicas”, do Grupo Mapinguari. O grupo é atração do projeto Pôr-do-Som desta sexta-feira (19). A apresentação inicia a partir das 18h, na orla do Armazém 3, na Estação das Docas. A entrada é gratuita.

O Grupo de Tradições Amazônicas Mapinguari foi criado no bairro de São Brás. Formado por cerca de 40 pessoas, o grupo vai apresentar um espetáculo dedicado as danças tradicionais da região, tais como Carimbó, Obaluaê, Pretinhas de Angola, além das lendas amazônicas da Iara e da Vitória-régia.

Leia Mais em Estação das Docas

Teatrinho do Mangal apresenta espetáculo de Natal


Para celebrar uma das datas mais esperadas do ano, o Natal, o Teatrinho do Mangal apresenta o espetáculo “O Galo de Belém” com a Cia dos Notáveis Clowns. A programação será neste domingo, 21, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação no Mangal das Garças, a partir de 10h30, com entrada livre.

O texto de Aluísio Freitas conta a história do galo que anuncia a chegada de Cristo e corre o risco de parar na panela para alimentar José, Maria e o menino Jesus que ainda vai nascer. Abrigados na Estalagem de Belém, cedida por um casal atrapalhado, mas de bom coração, o galo falante faz de tudo para não virar a janta. A história contada pelos atores Adhara Belo, João Guilherme Ribeiro, Artur Neves e Luciano Lira utiliza-se da linguagem dos palhaços para se desenvolver. “A história é contada pelos palhaços dentro do espetáculo. Além da linguagem dos clowns, também trabalhamos nesta apresentação com a manipulação de bonecos que representam José e Maria”, explica Adhara Belo.

Leia Mais em Agência Pará

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Estação das Docas tem programação especial de Natal

Para anunciar a chegada do Natal, a Estação das Docas preparou uma programação especial com apresentações de Corais e também a encenação de um espetáculo teatral. A programação é realizada de 18 a 23, em vários horários, nos Armazéns 1 e 2 do complexo. A entrada é gratuita.

Na programação, de 18 a 23, os corais líricos Cordeirinho de Deus, Coral Timbres da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), Coral Ministério Público, Coral Celebração, Coral da Assembleia de Deus Templo Jardim das Toncianas, Gran Coral Metropolitano de Belém e Coral IDE. No repertório canções da época, tais como “Boas festas”, “Oh, bela noite”, “Alegria de Natal”, entre outras.

No dia 20 de dezembro será realizado o projeto Pôr-do-Sol especial de Natal. O espetáculo apresentado será “A pastorinha filha de Sion”. A encenação inicia às 17h30 no Anfiteatro São Pedro Nolasco.


Veja a programação em Estacão das Docas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Natal Solidário!

A Secretária de Estado de Turismo está aceitando doações de fraudas descartáveis para sua campanha de Natal Solidário. As doações devem ser entregues na COGP, na sede da Setur.


Campanha de Natal do projeto Bom de Escola Bom de Bola

A Associação Recreativa São Paulo F.C, de Ananindeua, realiza até o dia 24 deste mês o projeto solidário “Bom de Escola, Bom de Bola” visando arrecadar fundos para a compra de bolas de futebol ou futsal, caneleiras, meiões, shorts, coletes e chuteiras para o uso das crianças durante as atividades esportivas. 

O projeto, que já ganhou o troféu ORM de Melhor Projeto Social da CMA (Câmara Municipal de Ananindeua), desenvolve metodologias de esporte e contribui para a formação do cidadão crítico e participativo por meio da educação física a fim de favorecer comunidades carentes.

Coordenado pelo técnico de Gestão em Turismo da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Newton Rodrigues, a campanha conta também com o apoio da Associação de Funcionários da Paratur (Asfpar).Com várias ações já realizadas, o projeto “Bom de Escola, Bom de Bola” está em clima de natal, motivo da arrecadação de apoio para a compra de material esportivo a ser doado às crianças e adolescentes que atende em Ananindeua. 

As doações devem ser a partir de R$ 5,00 e entregues à coordenação do projeto até o dia 24/12/2014 no campo de futebol do Curitiba, em Águas Lindas, Ananindeua.

Maiores informações: 98728-2859/ 98352-3245 - Newton Rodrigues (coordenador) 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Turismo paraense ganha primeira turma de empreendedores

A primeira turma do turismo paraense a receber o certificado
do curso de empreendedorismo do Empretec
Motivados, determinados, alegres e dispostos a fazer algo para mudar o cenário do turismo no Pará, com atitudes que possam fazer a diferença no mercado. Esse é o perfil da primeira turma de empretecos do turismo paraense que recebeu o certificado de conclusão do melhor curso de empreendedorismo do mundo, o Empretec, realizado entre os dias 1 a 6 deste mês, no auditório da Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Pará (ABAV-PA), em Belém do Pará.

A metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolver as características do comportamento de empreendedor foi aplicada por consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) a uma turma de agentes de viagens e parceiros da ABAV-PA, incluindo o portal Prazer em Viajar.

Foram seis dias intensos de seminário e uma carga horária de 60h que os aspirantes a empretecos tiveram que cumprir. Nem as poucas horas de sono ou o cansaço fizeram com que a turma desistisse das tarefas solicitadas pelos consultores do Sebrae, Cláudio Brito e Agostinho Nunes, além da treinee, Karina Menezes.

“O seminário cumpriu plenamente seus objetivos. Inicialmente a turma estava desmotivada, mas entendeu a mensagem e fez um belo Empretec, com oportunidades de crescer e se destacar não só no mercado de turismo, mas em qualquer área”, disse o consultor Cláudio Brito.

Para superar os limites e desafios, descobrindo os pontos fracos e fortes, a turma esteve atenta ao conteúdo que, entre outros temas, trabalhou a busca de oportunidade e iniciativa, persistência, exigência de qualidade e eficiência e independência e autoconfiança.

Festival do Caranguejo deve reunir 30 mil em São Caetano

As apresentações dos tradicionais bois de máscaras também
serão atrações do 35º Festival de Caranguejo
(Foto: Geraldo Ramos/Paratur)
Considerada uma das principais manifestações de valorização da gastronomia e da cultura local, o 35º Festival do Caranguejo de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Estado, deverá reunir, neste final de semana, cerca de 30 mil pessoas. Este ano, além da tradicional degustação de diversas iguarias feitas com o crustáceo, o evento contará com uma ampla programação cultural, com apresentações dos tradicionais bois de máscara do município, e de atrações locais e nacionais, entre elas, a banda cearense Caviar com Rapadura. A abertura do festival será na noite desta sexta-feira, 12.

A programação, que se estende até o domingo, 14, na área do Bosque Raimundo Rodrigues, deverá gerar cerca de milempregos diretos e indiretos, de acordo com a prefeitura de São Caetano. “Para nós, é a principal oportunidade de movimentar e aquecer a economia. Nosso trabalho tem sido nesse sentido, de aproveitar o festival para divulgar a cultura e fomentar esses dois setores essenciais, trazendo cada vez mais pessoas para a cidade. Por isso, além das atrações locais, estamos trazendo gente de fora, como a banda Caviar com Rapadura”, pontua.

Para a diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, o festival tem grande potencial turístico, atraindo, a cada ano, um número maior de pessoas vinda dos municípios próximos e também da capital. Isso se dá pela facilidade de acesso ao município, feito por estrada. "O bom estado das rodovias da região são um dos fatores que também acabam se tornando um atrativo, e esse público do próprio estado é um nicho importante a ser explorado, pois é ele que ajuda a incrementar a renda do município. Um turista que vá, mesmo que não se hospede, consome no local, conhece a cultura e pode voltar outras vezes. Por isso a importância desse evento”, observa.

O munícipio de São Caetano possui uma área de justa marítima
com a maior reserva de manguezal do nordeste do estado do Pará
(Foto: Álvaro Grego/Paratur)
De Belém a São Caetano, de carro, a viagem leva em torno de uma hora e meia pela BR-316 até Santa Izabel do Pará, entrando, em seguida, na PA-140. O município fica a cerca de 100 km da capital, em uma área de justa marítima, com a maior reserva de manguezais do nordeste do estado. Antes de São Caetano, a mesma estrada dá acesso aos municípios de Santo Antônio do Tauá e a entrada de Vigia de Nazaré. De ônibus ou de van, pelo mesmo trajeto, o tempo é praticamente o mesmo, e a passagem varia entre R$ 13 e R$ 17.

Serviço: O 35º Festival do Caranguejo de São Caetano de Odivelas. De 12 a 14 de dezembro, na área do Bosque Municipal Raimundo Rodrigues.

Sexta-feira, 12
20h – Abertura oficial
20h30 – Apresentação das candidatas a Rainha do festival
21h – Boi Tinga e Bois Mascote
22h – Show com as bandas Rodrigues e Milícia Odivelense
23h – Show com Jorginho e Banda Segunda Via
00h30 – Baile da Saudade com a Aparelhagem Pop Saudade

Sábado, 13
21h – Apresentação de shows com grupos culturais
22h – Show com a Aparelhagem Mega Príncipe
23h - Show com banda local
00h30 – Show com a banda nacional Caviar com Rapadura
3h – Show com a Aparelhagem Mega Príncipe

Domingo, 14
10h – Abertura da área do boque para o tradicional Almoço no Festival
12h – Apresentação de Grupos Culturais
14h – Bingo do festival
15h – Banda Senta peia
16h – Grupo Os Latinos
18h – Banda local
19h – Aparelhagem Mega Príncipe
20h – Concurso Rainha do Festival
21h – Aparelhagem Mega Príncipe

Turismo do Pará na Bahia

O Correio da Bahia publicou no último domingo, dia 7, uma reportagem especial sobre o turismo no Pará em que destaca Belém como “a joia da Baia do Guajará, um excesso de cores, sabores e natureza”.

Na reportagem, ilustrada com fotos turísticas do banco de imagens da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) o jornalista Victor Villarpando afirma que “o visual de Joelma (Calypso) e Gaby Amarantos é apenas parte da cultura exuberante da capital paraense. Ela é a joia da Baía do Guajará, formada pelo encontro de três rios enormes: Guamá, Moju e Acará. Os corredores verdes fizeram-na ganhar a fama de Cidade das Mangueiras". Diz o jornalista.

O texto é uma verdadeira poesia em homenagem antecipada a Belém, que no próximo dia 12 de janeiro completa 399 anos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estação das Docas recebe shows da Virada Cultural Belém neste sábado

Complexo turístico, a Estação das Docas é espaço certo para a cultura paraense. Neste sábado (13), o público tem uma ótima opção: a primeira edição da Virada Cultural Belém. Vários artistas do Estado vão mostrar sua música no palco do Anfiteatro São Pedro Nolasco. Os shows iniciam a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Valorizar os artistas paraenses foi a opção da Senda Produções, que montou uma programação reunindo várias linguagens, dando oportunidade não somente para nomes já conhecidos entre o público, mas também para quem está se lançando agora. “Tentamos reunir o máximo de artistas e grupos – e, mesmo assim, muita gente boa ficou de fora. Isso só demonstra a força da cena cultural paraense”, completa Narjara Oliveira, coordenadora geral de produção da Virada.

A Virada Cultural Belém vai ocupar mais de 20 espaços na capital paraense reunindo mais de 100 artistas das mais variadas linguagens, como música, teatro, literatura, cinema e artes visuais, além de 15 workshops e atividades de formação. Na Estação das Docas, no Anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco, a partir de 19h, haverá shows de Delcley Machado, Luê, Arthur Espíndola, Dona Onete e Félix Robatto, sempre com a participação de outros artistas, como Alba Maria, Júnior Soares, Juliana Sinimbú, Pio Lobato e Mestre Vieira. Na Feira do Açaí, a partir de uma hora da manhã, tem festa com os DJs Black Soul Samba e apresentação dos grupos Lauvaite Penoso e Sancari, com uma alvorada de carimbó no amanhecer.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Turismo em Santarém

Praia de Alter-do-Chão em Santarém
O município de Santarém, na região turística do Tapajós, recebeu cerca de 235 mil turistas em 2014, responsáveis por uma geração de receita de R$ 140 milhões. Os dados são da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que ao longo do ano realizou no município diversos cursos através do PEQTUR – Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo. 

O fluxo total de turistas ao Pará em 2014 foi superior a 1 milhão de visitantes e a receita geral é de mais de R$ 711 milhões.

Os produtos e atrativos turísticos de Santarém estão na lista de prioritários na lista de ações de promoção, divulgação e marketing realizadas ao longo do ano em nível nacional e internacional pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Entre as principais recomendações constam o fenômeno do encontro das águas do rio Tapajós com as do rio Amazonas, bem na frente da sede municipal.

A vila de Alter-do-Chão, onde acontece o ritual do Çairé, no mês de setembro, também é um dos principais produtos turísticos de Santarém.

Turismo na Praça

O projeto Turismo na Praça  acontece no próximo domingo na
Praça da República 
Acontece no próximo domingo, dia 14, na Praça da República em Belém, a segunda edição do projeto “Turismo na Praça”. O evento começa às 08 horas com uma programação variada que inclui city tour por Belém, comercialização de pacotes de viagens para o Brasil e exterior, campanha de conscientização voltada à preservação dos pontos turísticos e doações para Campanha de Natal Solidário.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV/PA) com apoio promocional da Paratur e Abrajet Pará.  Durante a programação será lançada a campanha de valorização do agente de viagem: agente.com.você, que possui como objetivo divulgar a importância do apoio de um agente de viagens associado à ABAV, aproveitando assim para oferecer seus serviços e produtos para os visitantes. O estande também irá aceitar doações de alimentos não pericíveis e brinquedos para a Campanha de Natal Solidário da ABAV/PA.


Pesquisa registra maior intenção de viagem do ano

Se depender dos turistas brasileiros, os principais destinos do país estarão mais movimentados no período da alta temporada. Isso porque cerca de 34,2% dos entrevistados em pesquisa mensal do Ministério do Turismo (MTur) manifestou intenção de viajar nos próximos seis meses. O dado, de novembro, é o maior índice registrado ao longo de 2014 e supera o percentual referente ao mesmo período do ano passado, de 32,1%.

Segundo a Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, entre os que manifestaram intenção de viajar, 79,6% já optaram por destinos brasileiros. A região Nordeste continua sendo a mais procurada pelos viajantes (46%), seguida das cidades do Sudeste (25,8%), do Sul (17,5%), Norte (7,8%) e Centro-Oeste (2,9%). Além disso, mais da metade (54,1%) desses turistas preferem se deslocar a esses destinos de avião, enquanto 28,1% optam pelo automóvel e 14,7% de ônibus.

Para o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, “esta disposição para viajar coincide com o período de férias e também com as festas de final do ano, quando boa parte dos brasileiros procura descanso e também visitar parentes e amigos, além de curtir destinos de sol e mar”, explicou Lummertz.

O movimento nos principais aeroportos do país deve ser grande. Em dezembro, são esperados cerca de 20 milhões de passageiros, um fluxo 7% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Para a alta temporada, as maiores companhias aéreas do Brasil anunciaram novos voos entre dezembro deste ano e fevereiro de 2015, com origem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


Polo Joalheiro do Pará lança coleção de joias sustentáveis marcadas pela inovação

A nova coleção de joias em ouro e prata do Polo Joalheiro do Pará é uma linha de produtos que tem como marca a sustentabilidade, a inovação e o design com identidade cultural. As joias integram a mostra “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria” e estão expostas para comercialização no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL) até o dia 31 de dezembro, no horário de funcionamento do local. A entrada é franca.
Pesquisador e ourives Paulo Tavares, coordenador técnico da exposição
"Metal-Morfose: A Transformação da Matéria". Foto: Carlos Sodré/Agência Pará
O público que visitar a exposição poderá conhecer de perto o resultado de técnicas inovadoras de ourivesaria, que conferem colorido único às 44 joias da coleção, que tem como diferencial o respeito ao meio ambiente. Criada a partir de processos resultantes da reciclagem do metal nobre, a mostra tem coordenação técnica de Paulo Tavares, mestre ourives e pesquisador do Polo Joalheiro do Pará.
As joias da exposição foram criadas por Lídia Abrahim, Mônica Matos, Marcilene Rodrigues, Nilma Arraes e Argemiro Muñoz, com produção e ourivesaria de Ednaldo Pereira, Paulo Tavares, Amajoia, Amazon Art, Yemara, Silabrasila, Joiartmiro, Moa-Arãn e Mônica Matos Joias da Amazônia.
Com preços que variam entre R$ 60 e R$ 2.350, os colares, braceletes, pingentes, prendedores de gravata, brincos e anéis comunicam a cultura amazônica revelando uma alquimia de cores, brilhos e formas. Cores dos Minerais, Grafismo, Asas de Metal, Verão Marajoara, Sinal de Pureza, Conexões, Celtic e Vestígio são temáticas da nova coleção.
As joias artesanais têm coloração diferenciada e design autoral, inspirado na natureza, em elementos da fauna e da flora, passando por representações da cultura amazônica e do próprio processo de manipulação e coloração do metal.
A matéria-prima das joias da nova coleção é de origem mineral e foi obtida por meio de técnica inovadora que tem como base a reciclagem do metal. Para colorir as joias, Paulo Tavares associou à tecnologia outra inovação desenvolvida no âmbito do Programa Polo Joalheiro do Pará: a “incrustação paraense”, também conhecida como incrustação a frio, onde cores especiais são obtidas em um processo que substitui a esmaltação e utiliza resíduos da lapidação de gemas minerais ou de produtos orgânicos.
A ambientação é da designer Bárbara Müller e destaca tubos de ensaio e carvão vegetal. Elementos de origem mineral e orgânica, como casca de ovo, hidróxido de ferro e metassilicato de cobre, integram o ambiente e representam as diversas fases de composição da matéria-prima das joias, com seus processos de reciclagem e coloração do metal.
O lançamento da nova coleção ocorreu no final do mês de novembro, durante o “III Workshop de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Gemas e Joias”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários (Sebrae), com apoio da Seicom e do Igama.   
A exposição “Metal-Morfose” é uma realização do Governo do Pará, por meio da  Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o espaço e o programa.   
Serviço: “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria”, exposição de joias em ouro e prata do Polo Joalheiro do Pará. Na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto, até 31 de dezembro, no horário de funcionamento do espaço: de terça a sábado, das 09h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca. No dia 25 de dezembro, o Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas) será fechado ao público. Mais informações com o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama no e-mailndto.igama@gmail.com.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Virada Cultural de Belém reunirá mais de 100 artistas em 20 espaços

Dona Onete é uma das atrações da Virada Cultural
na Estação das Docas
Entre os próximos dias 13 e 14, Belém recebe intensa programação cultural, em mais de 24 horas. Na Virada Cultural, mais de 100 artistas de música, teatro, literatura, cinema e artes visuais se apresentarão em cerca de 20 espaços, com entrada franca. Além das apresentações, haverá ainda 15 workshops e atividades de formação. O evento é promovido pela Senda Produções e tem patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

A programação da Virada Cultural de Belém foi idealizada para valorizar artistas paraenses novatos e também para reverenciar nomes conhecidos do grande público. “Tentamos reunir o máximo de artistas e grupos – e, mesmo assim, muita gente boa ficou de fora. Isso só demonstra a força da cena cultural paraense”, completa Narjara Oliveira, coordenadora geral de produção.

A Virada Cultural de Belém terá dois palcos principais, na Estação das Docas e na Praça da Bandeira, com shows a partir de 18h. Na Praça da Bandeira, a programação será aberta com o grupo Les Rita Pavone, Delinquentes, Molho Negro, Camila Honda e The Tump. O Cronistas da Rua lança seu novo videoclipe, “Mestres de Capoeira”, produzido pela TV Cultura, com direção de Roger Elarrat, e, logo em seguida, quem sobe ao palco é o rapper Emicida (SP). Na sequência, vêm a dupla Strobo com MG Calibre e Manoel Cordeiro e a romântica Gina Lobrista. 

Na Estação das Docas, no Anfiteatro do Forte São Pedro Nolasco, a partir de 19h, haverá shows de Delcley Machado (com participações de Andréia Pinheiro, Alba Maria, Joelma Kláudia e Renata Del Pinho), Luê (com participação de Júnior Soares), Arthur Espíndola (com participações de Creuza Gomes, Mariza Black e Larissa Leite), Dona Onete (com participações de Juliana Sinimbú e Natália Matos) e Félix Robatto (com participações de Pio Lobato e Mestre Vieira). Na Feira do Açaí, a partir de 1 hora da manhã, haverá festa com os DJs da Black Soul Samba e apresentação dos grupos Lauvaite Penoso e Sancari, com uma alvorada de carimbó no amanhecer.

Serviço: Banpará apresenta Virada Cultural de Belém 2014. Entre os dias 13 e 14 de dezembro, com mais de 24 horas de programação gratuita, em diversos espaços da cidade. Patrocínio: Banpará. Realização: Senda Produções. Apoio: Governo do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Instituto de Artes do Pará (IAP), Cultura Rede de Comunicação, Pacto pela Vida/ Prefeitura de Belém e TV Liberal. Parceria: AmpliCriativa. Programação completa e informações no site www.viradaculturalbelem.com.br.

Designer do Polo Joalheiro é classificada para o concurso AuDITIONS Brasil

Brenda Lopes, integrante do Programa Polo Joalheiro
A designer de joias Brenda Lopes, integrante do Programa Polo Joalheiro do Pará, e quatro alunas do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) são autoras de projetos selecionados entre os 100 melhores, na etapa classificatória da 11ª edição do AuDITIONS Brasil 2014/2015 - o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela mineradora de ouro AngloGold Ashanti. A lista “Top 100” foi divulgada na segunda-feira (1º).

O tema desta edição do concurso é “Recombinações”, e aborda ideias, elementos ou conceitos que se juntam para criar novos conceitos e perpetuar a lógica da inovação, representativa da atualidade. Foram enviados 905 projetos de todas as regiões do Brasil. O Pará participou com 46 inscrições.

As universitárias Hanna Condurú Rezende, Yasmim Cascaes Campelo, Thaise Daria Farias e Isabella Brito criaram seus projetos sob a coordenação de Rosângela Gouvêa, designer de joias e chefe do Departamento de Design Industrial e professora do Curso de Design da Uepa, que preparou uma turma especialmente para participar do concurso.

Para Brenda Lopes, a conquista é válida e gratificante, por ser uma forma de exportar o design realizado no Pará. “Levo comigo não só a minha criatividade, mas também esse compromisso de consolidar e valorizar as raízes da região. Para a carreira, é um salto muito grande estar entre os 100”, destacou a designer, que se formou em 2012, pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), e tem participado de workshops e mostras, como a exposição “Joias de Nazaré 2014” e a mostra da "Coleção de Acessórios de Moda 2014" inspirada na cultura alimentar amazônica, lançada no mês de maio, promovidas pelo Polo Joalheiro. Brenda, que atualmente tem 25 anos, já foi premiada em 2012 pelo “Top Student”, concedido pelo Iesam.

Balanço do Turismo do Pará

A promoção do Pará no Brasil e exterior realizada pela Paratur assegurou bons
resultados ao turismo paraense entre 2011 e 2014.
São animadores os dados preliminares da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) sobre o aumento do fluxo turístico nacional e internacional ao Pará nos últimos quatro anos. Em 2011 vieram 777.004 visitantes, sendo 713.234 do próprio Brasil e 63.770 do exterior. Este ano foram 984.131 do Brasil e 101.989 do exterior, totalizando 1.086.120. 

A receita gerada com o fluxo de 2011 foi de R$ 380 milhões e em 2014 mais de R$ 711 milhões. Quando somados os fluxos nacionais e internacionais dos últimos quatro anos chega-se a uma receita superior a R$ 2 bilhões com a visita dos mais de 3 milhões e 700 mil visitantes.

São resultados obtidos, principalmente, pela execução, pela Paratur e Setur das ações previstas nos seis macroprogramas e 70 projetos do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo), lançado em 2011 pelo governador Simão Jatene.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Contação de história é atração do primeiro domingo de dezembro no Mangal

Apresentações teatrais e contações de histórias para o
público infantil em domingos alternados no Mangal das Garças
O hábito de se reunir para ouvir e contar histórias tem sido resgatado no Teatrinho do Mangal. O projeto promove apresentações teatrais e contações para o público infantil em domingos alternados no parque. Neste domingo, 7, o Teatrinho apresenta a contação “A Lua solitária”, com Paulo Nascimento. Com entrada franca, a programação inicia às 10h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação.
Baseado no espetáculo “Ora noite, ora dia”, do grupo In Bust Teatro com Bonecos, o enredo conta a história da criação das estrelas, a partir da fábula do amor proibido entre o sol e a lua. A narração é também um convite para que as pessoas contemplem a lua e narrem as suas histórias. “Conto histórias para que outras pessoas contem as suas também. É esta a mensagem central da apresentação”, diz Paulo Nascimento.
Além da contação, a programação conta com um momento de interação com a natureza e educação ambiental: o Ecozoo. Na ocasião, o público do Mangal poderá conhecer de perto mais uma das espécies que habitam o parque: a iguana. O projeto permite ao visitante aprender mais sobre a vida do réptil, seus hábitos alimentares, curiosidades e comportamento.
O Teatrinho do Mangal é realizado pelo governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Pará 2000, organização social que administra o parque ambiental. Confira a programação completa no site:www.mangaldasgarcas.com.br.
Serviço: Teatrinho do Mangal – Paulo Nascimento em “A Lua solitária”. Neste domingo, 7, a partir das 10h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, no Mangal das Garças (Passagem Carneiro da Rocha, s/n, Cidade Velha). Informações: (91) 3212.5525. Entrada gratuita.
Texto: Camila Barros/Organização Social Pará 2000

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Turismo do Marajó

Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur
 com Aniello Gentile, do Hotel Casarão da Amazônia
Investimentos diversos apontam uma nova realidade para o turismo no Marajó. Além de inaugurar o novo Terminal Hidroviário de Belém “Luiz Rebelo Neto”, o Governo do Estado está em vias de concluir a licitação para melhorar o transporte turístico fluvial até o arquipélago. O Marajó também está na lista de prioridade de investimentos dos US$ 44 milhões pleiteados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a serem investidos nos pólos Belém, Marajó e Tapajós. Resultantes de um acordo de financiamento junto ao BID, US$ 6,6 milhões serão destinados ao Polo Belém, US$ 15,4 milhões ao polo Tapajós e US$ 22 milhões ao polo Marajó, com prioridade de investimentos em infra estrutura.

O Governo Estado também está investindo em melhorias portuárias nos principais municípios marajoaras, a exemplo de Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras

Confiante nos resultados desses investimentos o empresário Aniello Gentile, do Hotel Casarão da Amazônia, esteve na Paratur na última quarta-feira, dia 2, apresentando proposta de fomento ao turismo em Soure. O hotel oferta 10 apartamentos e um total de 34 leitos na sede do hotel e no grande Chalé. As diárias são apartir de R$ 164, já com café da manhã incluído.

O empresário, de origem italiana, garantiu ao gerente de Promoção que fará investimentos para atrair e fidelizar turistas por que acredita na mudança positiva e crescimento do turismo no Marajó.

Estação das Docas recebe mostra internacional de jazz “Jacofest”

O Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas, será palco, nos dias 6 e 7 de dezembro, para a segunda edição do “Jacofest - Jazz da Amazônia Contemporânea Festival”, que reunirá artistas nacionais e internacionais do gênero. Entre as atrações estão os Índios Ka’apor (MA), Banda Isca de Polícia (SP) e Djmso klack-son (FRA). A programação que é gratuita inicia a partir das 19h.

O Jacofest traz, pela primeira vez, a Belém o grupo musical Djmso Ke Klack-Son da Guiana Francesa, que toca mistura sonoridades africanas, com pitadas de carimbó e ritmos ímpares de nossa Amazônia ameríndia. De São Paulo, vem a Banda Isca de Policia (herdeiros do som de Itamar Assunção), com sua formação original, dos tempos do ‘Vanguarda Paulista’, com Paulo Lepetit (baixo), Vange Milet e Suzana Pinto (vocais), Jean Trad Jr.(guitarra) e Marco Costa (bateria). A mostra tem ainda o trio do baixista Rafael Lima Project, Bangue Cametaense, Banda Ultranova, Cumbuca Jazz, e Leleco Jazz Sexteto.

Leia mais em Estação das Docas

Frutos do Pará foi destaque em encontro nacional de gemas e joias

Confira imagens da apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, que foi atração da programação cultural do “III Workshop de Integração de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Gemas e Joias”, realizado no Espaço São José Liberto nos dias 24 e 25 de novembro. O encontro foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). As fotos foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Anderson Silva. 

A apresentação do “Frutos do Pará” mostrou aos participantes do encontro nacional, na noite do dia 24 de novembro, criações típicas do folclore amazônico e criações próprias, representada nas músicas, coreografias e temáticas das danças. Para abrir o espetáculo, os músicos e dançarinos mostraram o tradicional carimbó, com música e coreografia especialmente criadas pelos integrantes em homenagem a uma das iguaria mais conhecidas da região, o "tacacá". 

Na sequência, foram mostradas aos participantes do evento, as coreografias do Coco e da Desfeiteira. Criada pelos escravos para falar mal de seus senhores, a Desfeiteira se utiliza das cantigas de dança de roda como forma de camuflar, na letra e nos movimentos, o desabafo dos escravos, que “desfeitavam” dos seus senhores.

Leia Mais em São José Liberto 

Estação das Docas recebe mostra internacional de jazz “Jacofest”

Imagem: Geraldo Ramos
O Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas, será palco, nos dias 6 e 7 de dezembro, para a segunda edição do “Jacofest - Jazz da Amazônia Contemporânea Festival”, que reunirá artistas nacionais e internacionais do gênero. Entre as atrações estão os Índios Ka’apor (MA), Banda Isca de Polícia (SP) e Djmso klack-son (FRA). A programação que é gratuita inicia a partir das 19h.
O Jacofest traz, pela primeira vez, a Belém o grupo musical Djmso Ke Klack-Son da Guiana Francesa, que toca mistura sonoridades africanas, com pitadas de carimbó e ritmos ímpares de nossa Amazônia ameríndia. De São Paulo, vem a Banda Isca de Policia (herdeiros do som de Itamar Assunção), com sua formação original, dos tempos do ‘Vanguarda Paulista’, com Paulo Lepetit (baixo), Vange Milet e Suzana Pinto (vocais), Jean Trad Jr.(guitarra) e Marco Costa (bateria). A mostra tem ainda o trio do baixista Rafael Lima Project, Bangue Cametaense, Banda Ultranova, Cumbuca Jazz, e Leleco Jazz Sexteto.
Idealizado em 2012 pelo instrumentista Rafael Lima, o Jacofest trouxe ao palco do Anfiteatro da Estação artistas como trombonista Bocato (SP) e do pianista Omar Sosa (Cuba). “Nosso principal objetivo é, cada vez mais, agregar um número maior de pessoas em torno de uma mostra de música internacional, que, em sua essência, prima pela boa qualidade musical, entendendo que jazz passa pela diversidade cultural do nosso imenso Pará, do nosso país de dimensões continentais e vai além de nossas fronteiras”, explica Rafael Lima.
O Jacofest 2014 tem patrocínio do Ministério da Cultura, através do Programa Amazonia Cultural, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Confira a programação:
Dia 06/12 (sábado): 19h - Índios Ka’apor (MA)/ Banda Ultranova / Leleco Jazz Quinteto / Alcides Neves / Rafael Lima/ Walter Freitas (SP) / Djmso klack-son (Cayena/ FR)
Dia 07/12 (domingo): 19h - Bangue Cametaense / Cumbuca Jazz/ Mini Paulo Medeiros Quinteto / Banda Isca de Polícia (SP)


Serviço:
“Jacofest - Jazz da Amazônia Contemporânea Festival”
Dias 6 e 7 de dezembro, às 19h, no Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, s/nº - Campina).
Informações: (91) 3212.5525


Entrada gratuita

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Belém é sede do seminário Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto do Turismo

O Ministério do Turismo (MTUR) realiza em dezembro a segunda etapa do ciclo de debates sobre “Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto do Turismo”.

O tema será abordado pelo PRONATEC TURISMO SOCIAL, (modalidade de qualificação profissional que auxilia jovens egressos do projeto VIRAVIDA do SESI). 

Em Belém, o evento acontece na próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 14hs no Auditório Albano Franco, da FIEPA, Localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, N°1588, Bairro Nazaré.

O evento conta com apoio e participação de diversos parceiros, a exemplo de órgãos públicos, do SESI, Governo do Pará, entre outros. Visa fomentar ações de sensibilização para a prevenção da exploração infanto-juvenil por meio de seminários/palestras nas cidades não sedes da Copa sobre “Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto do Turismo”.
As palestras serão gratuitas e acontecerão em mais 10 capitais brasileiras. Nesses encontros o coordenador-geral de Proteção à infância do MTUR, Adelino Neto, apresenta a campanha “Proteja o Brasil”, que estimula a população para prevenir e denunciar possíveis abusos e violações dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do Disque 100. 

A campanha também está presente na internet, com um aplicativo pelo Google Play Store. Gestores públicos, líderes comunitários e professores que participam do encontro podem ter acesso ao manual do multiplicador.

Turismo faturou 3,7% a mais entre julho a setembro

A hotelaria foi o segmento que teve o maior aumento médio de faturamento no terceiro trimestre deste ano. Os meios de hospedagem avançaram 7,2% em relação ao período de julho a setembro do ano passado, quase o dobro do crescimento médio dos sete setores pesquisados pelo Ministério do Turismo (3,7%). Os números são do Boletim de Desempenho Econômico do Ministério do Turismo, feito em parceria com Fundação Getúlio Vargas. Foram ouvidos 553 empresas que empregam 77,8 mil pessoas e faturaram R$ 8,8 bilhões no trimestre.

Os empresários atribuíram o aquecimento dos negócios ao aumento da demanda por hospedagem de brasileiros, responsáveis por 83% da ocupação de leitos nos três meses avaliados. O impacto positivo foi influenciado pelos últimos 13 dias da realização da Copa do Mundo. As perspectivas para o último trimestre do ano também são de expansão, devido ao aquecimento do mercado doméstico de viagens no período de férias e festas de fim de ano.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os números confirmam os bons resultados do turismo em 2014. “A realização da Copa no país e a visibilidade que o Brasil alcançou com o evento foram essenciais para o bom resultado”, lembra o ministro Lages. Os números do estudo também são confirmados pela Sondagem do Consumidor, estudo do Ministério do Turismo que mediu a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses, tendo como base o mês de outubro. Foi a maior intenção de viagem do ano, com 31,6% dos entrevistados confirmando o desejo de viajar.

O turismo receptivo foi outro segmento que apresentou um aumento médio no faturamento de 6,6%, seguido pelas agências de viagem com 5%. De forma geral, os empresários do setor destacaram que entre os fatores responsáveis desempenho das empresas estão a maior divulgação dos atrativos e roteiros, e também pelos investimentos feitos. Já como limitadores do aumento no faturamento estão questões como os custos operacionais e o acirramento da competição.

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, realizado pela FGV, avalia empreendimentos de sete segmentos do setor de turismo: meios de hospedagem, turismo receptivo, agências de viagens, transporte aéreo, organizadores de eventos, parques e atrações turísticas, e operadores de turismo.

Companhia Independente de Polícia Turística completa 18 anos

Criada no ano de 1996, dentro do projeto de Divisão de Policiamento Especializado da Polícia Militar, a Companhia Independente de Policiamento Turístico do Pará (Ciptur) completa 18 anos na próxima quarta-feira, 3. Para celebrar a data, a companhia preparou uma programação especial que inclui solenidade e entrega de medalhas e comendas aos policiais que se destacaram no grupamento.

Com um efetivo de 100 policiais, a companhia de policiamento especializada em turismo é formada por policiais militares criteriosamente selecionados, com um perfil para atender visitantes do Estado. Além das rondas ostensivas pelos pontos turísticos de Belém, a Ciptur atua em três pontos de atendimentos fixos no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, Estação das Docas e Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).

Segundo o major Henrique Pereira, comandante da Ciptur, desde que foi criada, a companhia faz a segurança preventiva e ostensiva nos principais pontos turísticos de Belém, com policiais devidamente capacitados. “A formação e capacitação dos policiais militares que atuam na companhia, incluindo habilidades em línguas estrangeiras, sempre fizeram parte dos princípios da Ciptur”, destaca.

A solenidade comemorativa ocorre na próxima quarta-feira, 3, às 9h, no auditório da Estação Business, na Estação das Docas. Ao todo, onze praças receberão as homenagens concedidas pelo Comando da Polícia Militar.


Por Adison Ferrera/ Secretaria de Estado de Comunicação

Projeto “Sabor do Veropa” é lançado na Estação das Docas

Os cheiros e sabores do Ver-o-Peso - a maior feira da América Latina – inspiram o projeto “Sabor do Veropa”, que será lançado nesta terça-feira (2), às 9h, na Estação das Docas. O lançamento contará com a presença do chef de cozinha e apresentador da TV Record Edu Guedes.

Um concurso cultural foi lançado dentro de um dos programas de maior audiência na grade da Record Belém: o Balanço Geral. Os telespectadores enviaram cartas com receitas que utilizam ingredientes típicos da culinária paraense e fáceis de ser encontrados no Mercado Ver-o-Peso. O ganhador do concurso irá cozinhar sua receita junto com o Edu Guedes em sua visita a Belém.

Lei Mais em Estação das Docas

Encontro PanHotéis em Belém é destaque no JP

A cobertura da segunda edição do Encontro PanHotéis, realizado no último dia 26, em Belém, é um dos destaques desta edição do Jornal PANROTAS. Os principais temas debatidos na Estação das Docas por especialistas do setor – e as muitas novidades anunciadas lá, como as negociações da GJP Hotels & Resortspara empreendimentos nos Estados Unidos – estão nas páginas da edição 1.144 do JP.
Leia Mais em PANROTAS

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Gastos de estrangeiros no Brasil é 6,21% superior ao ano passado

Os visitantes estrangeiros gastaram US$ 5,915 bilhões no Brasil de janeiro a outubro deste ano, conforme dados divulgados pelo Banco Central. Na comparação com os dez primeiros meses do ano passado, quando essas despesas somaram US$ 5.569 bilhões, houve um crescimento de 6,21%.

Em outubro, a receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil foi de US$ 487,5 milhões, representando uma queda de 8,6% em relação aos US$ 533,4 milhões que entraram no mesmo mês de 2013. Num ano ruim para a economia mundial, o resultado positivo acumulado até outubro foi influenciado pelos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil entre junho e julho acompanhar a Copa do Mundo.

Nos meses de junho e julho, os visitantes internacionais gastaram US$ 1,586 bilhão, segundo dados do Banco Central. Em julho, a entrada de divisas, também recorde para o mês desde 1947, somou US$ 789 milhões, valor pouco abaixo dos US$ 797 milhões de junho. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve aumento de 60%.


Desde 2003, quando a Embratur passou a se dedicar exclusivamente à promoção no exterior do Brasil como destino turístico, até 2013, o país mais do que dobrou a entrada de divisas geradas por turistas internacionais (170,63%). Nesse período, a média mundial ficou em 119%, segundo dados da Organização Mundial do Comércio.​

Leia mais: Embratur

Turismo brasileiro terá Plano Nacional de Estatísticas

Objetivo é fortalecer e alinhar os dados às recomendações da Organização Mundial do Turismo e padronizar informações que poderão ser utilizadas da mesma forma por todos entes federativos e harmonizado com os sistemas dos países do Mercosul.

Leia mais: Ministério do Turismo

Sinfonia 93 apresenta obras do compositor Jorge Salgueiro O intérprete é o tubista Sergio Carolino

O “Sinfonia 93” desta terça-feira (02) traz pela primeira vez obras do compositor português Jorge Salgueiro. Com 45 anos e cerca de 200 obras em seu catálogo, o autor já compôs óperas, sinfonias, concertos, obras vocais, de câmara e para cinema e teatro. Entre as obras que serão apresentadas no programa está o surpreendente “Concerto para Tuba”. O intérprete é Sergio Carolino, tubista, que vem revolucionando o cenário europeu com incursões da tuba pelo jazz e outros gêneros.

Não perca: é nesta terça-feira (02), às 20h, pela Rádio e Portal Cultura.

Leia mais: Portal Cultura

Comida de Chef é sucesso de público e lota sede da Fundação Curro Velho

O "Comida de Chef" foi realizado neste domingo,
30, na sede da Fundação Curro Velho
Carol Martins tem apenas 13 anos, mas já é chef de cozinha, neta do saudoso chef Paulo Martins, a jovem conta que começou a cozinhar com 5 anos de idade. “Eu comecei fazendo farofa de ovo, toda a minha família adorava meu ovo no café da manhã”, conta. Carol e sua mãe, Daniela Martins, ofereceram ao público neste domingo, 30, o prato Pirão de Castanha com Haddock paraense, no "Comida de Chef", realizado na sede da Fundação Curro Velho.
Já Arthur Bestene levou o espetinho de gurijuba com arubé e baião paraense, que teve até fila para degustação. Arthur conta que a volta à Fundação Curro Velho lembrou a sua infância. “Eu lembrei muito da minha infância ao chegar aqui, fiz oficinas de papel marchê e achei muito interessante participar deste evento, fazer as pessoas terem acesso de maneira econômica à alta gastronomia paraense”
Leia mais: Agência Pará

Agrifal e Flor Tapajós 2014 encerram em Santarém com grande público e negócios

Quase vinte mil pessoas passaram pelo Espaço Pérola do Tapajós, em Santarém, oeste paraense, durante os dias 27 a 30 de novembro, quando foram realizadas as Feiras da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifa) e o Flor Tapajós. De iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), as Feiras foram um espaço de comercialização, divulgação e de intercâmbio de saberes entre agricultores familiares, técnicos e visitantes.
Ao todo, em minicursos, oficinas e outras atividades técnicas, 750 agricultores familiares foram capacitados, e o público teve a oportunidades de conhecer, em sete estações, atividades técnicas desenvolvidas na região, a fim de potencializar a produção familiar. Dois mil agricultores familiares também participaram do Dia de Campo, conhecendo atividades integradas e culturas com demonstrações desde o preparo de área para a produção agrícola até a utilização de defensivos naturais.
Leia mais: Agência Pará

Começam as gravações do curta de ficção na Vila da Barca

Começam nesta segunda-feira, 1º de dezembro, as gravações do curta de ficção cientifica produzido pelos alunos da Fundação Curro Velho. Os primeiros sets serão gravados na sede da Fundação Curro Velho e, durante a semana, a equipe de jovens sai para as filmagens dentro da Vila da Barca. A sinopse conta a história de um menino que vai atrás do pai que não via há muito tempo. Quando este garoto chega na terra, descobre que tem uma grande missão a cumprir. O cenário onde se desenrola toda a história é uma Vila da Barca futurista. Um lugar que ainda tem algumas características físicas e culturais de hoje, só que anos bem mais adiantados.

Link:Agência Pará