Moana Barbosa é a Guardiã Tribal dos Muduruku, personagem de destaque na disputa entre as tribos. Foto: Thiago Figueira-Paratur |
O festival atraiu grande público ao município de Juruti, na
região turística do Tapajós.
Foto: Thiago Figueira-Paratur
|
A tribo Munduruku venceu a 20ª edição do Festribal, em Juruti, no oeste paraense. O resultado foi divulgado no final da tarde deste domingo, 3, no Tribódromo. As tribos Munduruku e Muirapinima se apresentaram na noite de sábado, 2, para um público estimado em mais de 25 mil pessoas. A Munduruku levou para o Tribódromo o tema "Da iniciação Xavante ao mito Mushabo".
O enredo da apresentação se resume numa viagem pelos maiores rituais indígenas existentes no Brasil. Os 16 itens da agremiação foram aplaudidos pelo público de pé durante toda a apresentação. A torcida coloriu o Tribódrmo de vermelho e amarelo e cantou as canções que levaram a tribo a conquistar seu 13º título. "Um trabalho de meses que foi reconhecido. Estamos muito felizes com mais esse título e vamos comemorar com a torcida em nossa aldeia", disse Edom Batista, presidente da Associação Folclórica Munduruku.
O Festribal já faz parte da tradição cultural
de Juruti e do Pará.
Foto: Thiago Figueira-Paratur
|
Batista conta que as alegorias e coreografias foram feitas por artistas do próprio município, com a ajuda de alguns artistas de Parintins. "É uma parceria que temos com eles. Uma troca de experiência. Mas nossos artistas são todos de Juruti e o trabalho mostrou que deu certo", emendou o presidente.
A direção da Muirapinima acompanhou a divulgação das notas dos jurados e acreditou na vitória todo tempo, mas não conseguiu superar a tribo adversária. A tribo defendeu o tema "Cosmogoni" e foi a primeira a se apresentar. O tema refere-se à visão de criação do mundo que cada etnia indígena tem no Brasil. "Infelizmente não foi dessa vez, mas vamos trabalhar para conquistar o próximo Festribal", lamentou Gilvan Gomes, presidente da Muirapinima.
O Festribal iniciou na quinta-feira (31) com a festa dos visitantes e encerrou neste domingo, 3, com a apresentação principal das tribos. Cada tribo teve 2h30min para se apresentar e desenvolver seus temas. O julgamento foi feito por um corpo de jurados oriundos de vários estados do país, visando a imparcialidade do julgamento dos 16 itens.
A população se prepara o ano todo para
o evento que fortalece o turismo local
Foto: Thiago Figueira-Paratur
|
O Festribal desponta como uma das maiores manifestações culturais do oeste paraense. Todos os anos a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) concede apoio promocional e de divulgação ao festival, que também faz parte da Incubadora de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A construção das aldeias das tribos recebeu investimento do Governo do Estado. Apenas na construção da Aldeia Muirapinima foram investidos mais de R$ 300 mil. Nas aldeias, as tribos realizam seus ensaios e confeccionam e guardam suas alegorias.
Após a divulgação do resultado, centenas de simpatizantes, brincantes e torcedores da Munduruku saíram pelas ruas de Juruti em carreata e ostentando uma bandeira de mais de cem metros nas cores da tribo, amarelo e vermelho. "Sou torcedora e estou muito feliz por mais esse título da Munduruku. Agora é só alegria e comemorar bastante", disse a turista Daniela Caroline, 34 anos, que veio de Manaus para prestigiar o Festribal.
Veja Mais Fotos do Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário