sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Incubadora de Eventos da Setur fortalece turismo em Oriximiná

A Incubadora de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apóia a realização do Círio noturno fluvial de Santo Antônio, que ocorre neste domingo (03), a partir das 19h, no município de Oriximiná, localizado na região turística do Tapajós. O projeto tem como objetivo de fortalecer os eventos turísticos em solo paraense com grande potencial de atração. A romaria fluvial noturna se caracteriza como produto dos segmentos turísticos cultural e religioso.

Como parte das ações da Incubadora, o destino turístico será apresentado para empresários do setor em um famtur (visita de conhecimento), entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, que contará com a participação de técnicos da Setur e representantes da Agência Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-Pará), com o intuito de avaliar a possibilidade de elaboração de um roteiro turístico para a edição 2015 do Círio Fluvial de Santo Antônio.

Na programação do famtur, os representantes do trade farão visita técnica aos empreendimentos de hospedagem da cidade, passeio de lancha em visita aos atrativos naturais do município, visita a exposição de artes na Praça Santo Antônio e também a comunidade Aimin, de onde parte o Círio, além da exposição do Círio na Biblioteca Municipal e restaurantes locais.

História - Oriximiná comemora no mês de agosto, há mais de meio século, sua festa maior: as festividades de Santo Antônio. Desde de 1946, o Círio deixou de ser terrestre e passou a ser fluvial. Essa mudança aconteceu através de um acordo entre a Diretoria da Festa e a Cúria Prelatícia de Santarém que também alterou a data da festividade, passando esta a acontecer do primeiro ao terceiro domingo de agosto.

Atualmente, a romaria é acompanhada por barcos iluminados que oferecem um espetáculo de luzes, cores e magia sobre as águas escuras do caudaloso Trombetas. Destaca-se como uma das maravilhas do Círio de Santo Antônio as barquinhas coloridas e iluminadas, hoje fabricadas em Aninga e papel de seda multicor, confeccionadas pela comunidade escolar e pelos romeiros. Elas iluminam a extensão do rio durante cortejo. São milhares de pontos de luz que espelham as águas, como as estrelas reluzem nos céus.

O efeito visual remete a uma cidade flutuante aproximando-se do porto da cidade. O cortejo do Círio de Santo Antônio é orientado por uma balsa que conduz a berlinda com a imagem de Santo Antônio, especialmente ornamentada para a ocasião, acompanhada por embarcações decoradas com bandeirolas coloridas e muitos efeitos luminosos. Com a chegada dos barcos ao cais, o Santo é saudado com as buzinas dos barcos que não acompanharam a procissão, um espetacular show pirotécnico e uma multidão de fiéis que esperam a imagem do Padroeiro com muitos aplausos, cantos religiosos e bandeirolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário