Prestes a completar um mês de operação – a obra foi entregue pelo governo do Estado no último dia 23 –, o Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto” já recebeu cerca de 26 mil pessoas nesse período, entre passageiros e visitantes. A expectativa da administração do espaço é de que até o final deste mês 60 mil pessoas tenham passado pelo local, que terá esquema especial de funcionamento no feriado de Corpus Christi, a ser comemorado na próxima quinta-feira, 19. “Vamos aumentar o contingente dos órgãos relacionados ao embarque e desembarque de passageiros, como é o caso dos guardas portuários, e ampliar o horário de funcionamento do terminal”, explica o gerente administrativo do empreendimento, Axel Sanches.
Terminal Hidroviário de Belém recebeu 26 mil pessoas |
Segundo Sanches, o esquema especial será repetido durante todo o mês de julho, durante as férias escolares, quando o número de passageiros deverá aumentar consideravelmente, também em função da implementação da nova linha, que vai ligar Belém a Mosqueiro e vice-versa. A previsão é de que ela comece a funcionar no início de julho.
“Estamos também procurando outras empresas interessadas em implantar novas linhas e mesmo aquelas que fazem as linhas já existentes, para que os usuários tenham cada vez mais opções e possam escolher o melhor serviço”, completa o gerente, acrescentando que, atualmente, embarcações de cinco empresas partem e chegam ao novo Terminal Hidroviário de Belém, oferecendo os seguintes trajetos, de ida e volta: Belém-Camará (Marajó); Belém-Manaus e Belém-Macapá.
O horário de funcionamento do espaço, atualmente, é das 5h às 20h. Durante o período de férias, o intervalo será das 4h às 21h. Nesse tempo, os órgãos fiscalizadores presentes no Terminal estarão trabalhando em caráter educativo, para esclarecer aos frequentadores e usuários do sobre as legislações pertinentes, por exemplo, ao embarque e desembarque de cargas e de crianças, que contam com legislações específicas. Postos da Polícia Turística e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) também atendem aos que necessitam de informações mais detalhadas.
Além disso, recepcionistas e técnicos especializados transitam pelos salões de embarque e desembarque para direcionar e dar informações aos passageiros sobre os serviços disponíveis no Terminal. É possível, por exemplo, utilizar uma urna para fazer sugestões, críticas e solicitações à administração do espaço. Ela está disponível no guarda-volumes do Terminal. “Esse tipo de iniciativa também pode ser feita através do email chpterminal@gmail.com e dos telefones (91) 8080-1817 ou 9944-1520, que são da administração do terminal”, cita.
A doméstica Tânia Silva, de 35 anos, ficou impressionada com as novas instalações do Terminal Hidroviário de Belém. Ela, que mora no município de Soure, no arquipélago do Marajó, vem à capital anualmente, sempre no mês de junho, para acompanhar a filha, de 17 anos, nas apresentações da quadrilha Revelação Junina, que participa de uma série de concursos desse tipo de grupo folclórico. Depois de quase uma semana fora de casa, e exibições em Belém e Moju, no nordeste do Estado, Tânia e o grupo retornaram nesta segunda-feira, 16, para casa. “A viagem ficou muito melhor com esse novo Terminal. Está mais bonito, mais organizado e limpo, o que nos traz mais conforto e segurança”, opina.
A mesma ideia tem a conterrânea de Tânia, a dona de casa Bernadete Nascimento, de 46 anos. Ela chegou a Belém, vinda de Soure, também na manhã desta segunda-feira e ficou satisfeita com o que viu. “Trouxe a minha mãe do Marajó para fazer um tratamento na capital e, sem dúvida, essa recepção foi maravilhosa. Esperamos ter outros terminais desse nível em todo o estado”, conclui.
Elck Oliveira
Secretaria de Estado de Comunicação
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