Depois de meses de ensaios e muita dedicação, o mês mais esperado pelos integrantes de quadrilhas juninas finalmente chegou e, com ele, diversas programações oferecidas pelo Governo do Estado já estão sendo realizaas em vários locais na capital e no interior do estado. A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN-Centur), por exemplo, iniciou a programação desde o dia 1° deste mês, com a festa Arraial de Todos os Santos, onde acontece o Concurso de Quadrilhas Juninas 2014.
Nesta sexta-feira, 13, começam as definições dos campeões, que este ano contou com apresentações de 80 conjuntos juninos. Além das quadrilhas, o “Arraial” conta com apresentações de outros 26 grupos de expressões populares, divididos entre Parafolclórico, Pássaros e Cordões. No sábado, 14, serão encerradas as apresentações das quadrilhas e no dia seguinte, domingo, 15, será feita a apuração dos campeões. A grande premiação será na segunda-feira, 16, e terá a apresentação das quadrilhas vencedoras.
Entre os participantes, a expectativa é grande. Participante do concurso há vários anos, a auxiliar de limpeza Rosemarie Conceição Coelho, 27 anos, aguarda ansiosamente pelo dia do grande resultado. Ela e seus oito irmãos participam da quadrilha “Rainha da Juventude”, do bairro da Cremação, há 14 anos. “Na minha família, o mês de junho é mais esperado do que o Natal, o Carnaval e até a Copa. Ficamos o ano inteiro esperando por este momento”, conta.
Ela diz que todos levam o concurso muito a sério e para obter bons resultados, os ensaios começam em março, três meses antes do mês de junho. “Ensaiamos todos os dias de segunda a segunda, sempre depois do expediente de trabalho, ou depois da aula. É uma questão de amor. Não tem tempo ruim, o importante é fazer bonito no dia”, comenta Rosemarie. Ela parabeniza a organização e seriedade do concurso. “Assim como nós levamos a sério, percebemos que o Governo também tem uma atenção especial com os eventos juninos e todos são muito organizados. Para participar é preciso apresentar documentos e os menores de idade precisam de orientação dos pais. Isto é muito legal porque é um incentivo a mais para que o nosso empenho seja cada vez maior”.
Lucinnha Bastos, diretora de Interação Cultural da FCPTN, destaca a importância do evento. “O Arraial de todos os Santos é uma grande festa popular, com uma das maiores demandas do Estado. Este ano teremos a apresentação em torno de 150 quadrilhas juninas. Além disso, tentamos mostrar um mix das manifestações folclóricas do nosso estado a partir da apresentação das quadrilhas, Cordões de Bichos e Pássaros Juninos, envolvendo todas essas atrações num único momento no arraial para garantir a diversão do público”.
Outras opções
Além do Arraial de Todos os Santos, oferecido pelo Centur, a população pode contar com outras manifestações juninas. O Instituto de Artes do Pará (IAP) realiza em São Félix do Xingu e Ipixuna, o curso de composição coreográfica para quadrilhas, num resultado que deve ser apresentado ainda neste mês de junho. Em Ipixuna, a partir do dia 13 de junho, a coreógrafa Leiliane Correa ministra a oficina de composição coreográfica. A oficina segue até o dia 20 de junho e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura do município.
Leiliane conta que pretende trabalhar com o público um pouco da teoria das composições coreográficas antes da prática. “Além de trabalhar todo o processo de como compor uma coreografia, pretendo também fazer uma abordagem sobre o processo da composição coreográfica, que envolve também música, figurino e maquiagem”, ressalta.
Além da teoria, a oficina será voltada para a temática folclórica, muito presente na cultura de Ipixuna. “Espero que a oficina tenha um bom rendimento com o público. Já tive contato com eles e sei um pouco da cultura local, o que vai ajudar bastante no desenvolvimento do trabalho”, conclui Leiliane.
Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), outra programação junina que mantém viva a tradição dos bois de máscaras no Estado é a “Paixão do Boi”. Ao todo, 27 grupos se apresentam nos dias 14, 15, 20, 21, 22 e 27 de junho na orla do Armazém 3, na Estação das Docas. Toda a programação é gratuita.
Bruna Campos
Secretaria de Estado de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário