quinta-feira, 5 de junho de 2014

Meio Ambiente: Pará detém mais de 50% dos recursos naturais da Amazônia

O geógrafo Lucivaldo Pontes ministrou a palestra
“Praticas sustentáveis e os fundamentos da educação ambiental”
O Pará é guardião de mais de 50% dos recursos naturais de toda a Amazônia, o que lhe assegura bem mais motivos para comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho desde 1972, quando a data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Com objetivo de fortalecer a conscientização ambiental e celebrar a data, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 5, a palestra “Praticas sustentáveis e os fundamentos da educação ambiental”.

O geógrafo Lucivaldo Pontes, que é técnico em Gestão do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), ministrou a palestra com uma reflexão sobre a responsabilidade de cada pessoa para minimizar os problemas gerados ao meio ambiente.

Trabalhadores da Paratur recebem mudas de plantas
durante o evento
“Um atitude simples, como ter seu próprio copo no setor de trabalho, já diminui e muito os gastos com copo descartáveis”, preservando o meio ambiente, afirmou Lucivaldo, que alertou aos trabalhadores da área de turismo sobre a importância de se auto educar mas também de ser um multiplicador da conscientização ambiental, seja no trabalho, em casa, no ambiente escolar ou outros.

A palestra faz parte de um conjunto de ações de endomarketing idealizadas pelo presidente da Paratur, o publicitário Marcelo Mendes, com foco motivacional do corpo funcional da companhia.

“Isso é uma ação de endomarketing, que visa despertar o interesse do servidor pelo tema”, explica Márcia Medeiros, que é técnica de Planejamento e Gestão de Turismo na Diretoria de Marketing da Paratur.

Durante o debate, os diretores, gerentes, coordenadores, estagiários e aprendizes, puderam ficar esclarecidos sobre as “práticas de sustentabilidades” e tirar duvida de como funciona uma agenda ambiental dentro das organizações nas esferas federal, estadual e municipal.

A gerência de promoção da Paratur distribuiu mudas de plantas
aos participantes da palestra
Após a palestra a gerência de Promoção da Paratur distribuiu cerca de 100 mudas de plantas e árvores típicas da Amazônia, a exemplo de dracenas, icsórias vermelhas, e outras doadas pelo Projeto AMA (Projeto Agentes e Monitores Ambientais) da prefeitura de Belém, por peio da Funbosque (Fundação Escola Bosque). 

Evandro Mendonça ficou com a missão de plantar algumas mudas nos jardins da Paratur, que desde 1972, quando foi criada, funciona na Praça Maestro Waldemar Henrique, no bairro do Reduto. O local é um mini parque ecológico, onde existem diversas plantas e árvores amazônicas, como o Ipê Amarelo, Andiroba, Bromélias, Açucenas, e outras, como conta Evandro, que diariamente cuida do jardim da Paratur.

C E I A – A Paratur, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, também integra ações que estão sendo realizadas por 33 instituições ligadas à Comissão Interinstitucional de Educação do Meio Ambiente (CIEA-PA), com palestras diversas sobre “Agricultura Familiar no contexto da Educação Ambiental e Segurança

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário