quinta-feira, 27 de março de 2014

Raiz do Brasil: Alex Atala e os espanhóis Pere Castells e Pere Planagumà, do instituto de Ferran Adrià, são destaques do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Em sua 12ª edição, evento tem como tema a mandioca


A riqueza cultural gastronômica do Complexo Ver-o-Peso
 inspirou a criação do festival pelo chef Paulo Martins
O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior festival gastronômico do Norte do Brasil, estreia a programação de 2014 com o anúncio da participação do chef mais famoso do país, Alex Atala, e dois espanhóis que participam do Instituto Alicia, de Ferran Adriá, o chef Pere Planagumà e o cientista Pere Castells. Parceiro histórico do criador do evento, Paulo Martins, Atala volta à região da Amazônia para ajudar a divulgar o tema desta edição, a mandioca. Outras novidades são a criação do Boteco Veropa, com petiscos de inspiração local, e a consolidação de projetos de turismo gastronômico. O evento ocorre de 28 de maio a 1º de junho.

Para reforçar a missão de valorizar ingredientes amazônicos e como o Pará é um dos únicos estados com uma cultura alimentar que aproveita todas as facetas da mandioca, a organização escolheu a raiz como tema do festival este ano. De acordo com a diretora do festival Joanna Martins, “o objetivo é difundir o conhecimento histórico, científico, empírico e antropológico por meio de todos os sub-produtos da mandioca, como o tucupi, maniva, farinha d’água, goma, farinha de tapioca, manipueira, crueira, biju e carimã”.

Convidados especiais
O chef  Alex Atala, do Dom, de São Paulo, considerado o  6º melhor do mundo 
pela revista Restaurant, acompanha o evento desde  as  primeiras edições 
A cada edição, o Festival Ver-o-Peso recebe cozinheiros de diferentes cidades e especialidades para interagir com as matérias-primas, costumes, chefs, paraenses e visitantes. Eles dão aulas, visitam produtores e participam de jantares ao longo da programação. Em 2014, os espanhóis Pere Planagumà (chef do Les Cols, em Girona, que tem duas estrelas Michelin) e Pere Castells(cientista e gourmet) vêm conhecer Belém. Ambos fazem parte do Instituto Alicia, de Ferran Adriá.

Entre os brasileiros, Alex Atala, do D.O.M – atualmente considerado o 6º melhor do mundo pela revista Restaurant – representa São Paulo ao lado de Jefferson Rueda (Attimo), Janaina Rueda (Bar Dona Onça), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Veio) e a nutricionista e consultora Neide Rigo. Do Rio de Janeiro vem Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, de Vitória (ES), Juarez Campos, do Oriundi, e de Belo Horinze (MG), Leandro Pimenta, do The Lab Gastronomia. Do Nordeste, virão os chefs Claudemir Barros, do Wiella Bistrô, de Recife (PE) e Don Fabrizio, do restaurante homônimo, de Arraial d'Ajuda (BA). Do Sul, participa a chef gaúcha Jussara Dutra. Da capital federal, vemFrancisco Ansiliero, do Dom Francisco. E do Norte, a Dona Kalu, pesquisadora de culinária amazônica, compartilha experiências de Roraima.

Programação
O aroma de tempero começa a se intensificar em Belém a partir de 1º de maio, quando o Circuito Gastronômico movimenta restaurantes com pratos criados especialmente para a temporada. No dia 15, será inaugurada uma exposição fotográfica, uma instalação inspirada nas riquezas naturais do Pará e, no dia 25, uma Feira dos Produtores.

Atenta ao cenário gastronômico brasileiro, a organização do evento tem ampliado o espaço para expressões populares da culinária nacional. Em 2013, foi criado o Chefs na Praça, que atraiu milhares de pessoas à praça Batista Campos para degustar a comida de rua paraense. Este ano, o Jantar das Boeiras – que une cozinheiras do Mercado Ver-o-Peso e chefs convidados - ganha ainda mais destaque e foi transferido para o Curro Velho. Outra novidade é a criação do Boteco Veropa, que vai reunir três chefs convidados e quatro paraenses para criar petiscos no melhor estilo “bar, samba e cerveja”.

Turismo gastronômico
Chefes do mundo se encantam com a riqueza
da gastronomia do Pará
A 12ª edição do festival vai dedicar esforços extras para divulgar o potencial turístico do Pará aos amantes da gastronomia de todo o Brasil. Um número maior de chefs locais foi mobilizado para aumentar o intercâmbio com o público e chefs de outros estados e países. Além disso, o evento promove visitas a produtores de tucupi, farinha e maniva, chocolate da Ilha do Combu e apresentação de insumos típicos no Mercado Ver-o-Peso.

Legado
O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 para celebrar ingredientes e técnicas culinárias do Norte do País. Hoje é o maior e mais antigo evento gastronômico da Amazônia brasileira, realizado pelo Instituto Paulo Martins e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com organização de Lilian Almeida e Regiane Britto – Coordenação de Eventos e Central Pirarucu. A edição de 2014 tem o apoio do Governo Estadual do Pará, Prefeitura de Belém, Restaurante Lá em Casa, Boulevard Shopping, Assembleia Paraense e Allucar.

Serviço
Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Local: Belém, Pará
Data: 28 de maio a 1º de junho de 2014
(Programação paralela: Circuito gastronômico de 1º/5 a 1º/6; Exposição Fotográfica de 15/5 a 1º/6; Feira de Produtores de 25/5 a 1º/6)
Informações: 
www.veropesodacozinhaparaense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário