sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Turismo do Pará em destaque na Itália

Operadores Italianos conhecem os produtos turísticos paraenses.
Logo no primeiro dia de promoção o destino Pará despertou a atenção dos participantes da BIT - Bolsa Internacional de Turismo de Milão, que teve início na última quinta-feira, dia 13 e segue até este sábado, dia 15, na Itália. O Pará está sendo representado no evento pelas gerências de Promoção e de Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

“Logo no primeiro dia recebemos dezenas de agentes de viagens, operadores e outros formadores de opinião, potenciais emissores de fluxo turístico daqui da Europa ao Brasil. Nossa participação é em um estande da operadora Just Brasil, cooperado com os estados do Ceará, Pernambuco, Natal, Amazonas e ainda com a TAP de Portugal”. Informou Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, que está em Milão participando do evento.

O objetivo da participação da Paratur na BIT é fortalecer o Pará enquanto destino turístico principal na Amazônia. O evento acontece na Fiera Milano, na “capital da moda” da Itália, responsável pela emissão, em 2012, de mais de 230 visitantes ao Brasil. O Pará, que em 2013 recebeu mais de um milhão de turistas, sendo quase 79 mil do exterior, em 2011 recebeu 63.770 turistas internacionais, sendo 3% da Espanha, 9,8% da França, 6% da Alemanha, 8,9% da Itália e 42,3% de outros países.
Andrea Cohen da Tour Operator se encanta com o Pará
A BIT desde 1980 é referência para a indústria de viagens internacionais, oportuna para fechamento de bons negócios e promoção, já que 44% do público é de profissionais, a exemplo de agente de viagens e operadores. Carlos informa que em 2013 foram mais de 2.100 expositores de 100 países, com mais de 53.600 profissionais de comércio, 1.000 empresas e 700 compradores internacionais que participaram de oficinas. Mais de 2 mil jornalistas credenciados mais de 19 mil negócios consolidados.

Para esta nova edição a expectativa é reunir mais de 56 mil empresas de 130 países para apresentar seus produtos e serviços, além de adotar o conceito de negociação business-to-business (de empresa para empresa) com exposição otimizada e oficinas renovadas. O público estimado para a BIT é de 100 mil pessoas.

FEIRAS E EVENTOS – Em 2014 a Paratur, que em janeiro promoveu o Pará na Fitur, na Espanha, estará em Berlim de 5 a 9 de março, durante a ITB e na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 12 a 16 de março. Ainda este ano também vai promover o Pará na França, durante o Top Resa, de 23 a 26 de setembro e na WTM de Londres, de 3 a 6 de novembro, na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, na Argentina, de 14 a 17 de setembro, BNT Mercosul, em outubro, no Chile, na WTM, de 23 a 25 de abril, em São Paulo, na ABAV – Feira das Américas, de 24 a 28 de setembro, Feira de Turismo de Gramado - Festuris, de 6 a 9 de novembro e na Expocatólica, com data a ser definida pelos organizadores.

PREFERÊNCIAS – Pesquisas revelam que os italianos vêm ao Brasil em busca de sol, praia, natureza, ecoturismo, aventura e negócios. Todos esses segmentos podem ser explorados no Pará, que oferece esses recursos em suas principais regiões turísticas: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu. A idéia é revelar aos turistas europeus que o Pará é rico em cultura e natureza, referência em sol e praia, eventos e negócios e tem como principais valores agregados ao turismo a criatividade, originalidade, sustentabilidade, diversidade e autenticidade.


Texto: Benigna Soares e Laura Sampaio – GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário