A gerente de Captação de Eventos da Paratur, Ariane Mathne, apresentou os segmentos e valores do turismo do Pará relatando a importância do Círio para a Cultura e religiosidade do paraense. |
Mais de 100 operadores e agentes de viagens estão interessados em comercializar pacotes turísticos para o Pará. Este foi o saldo da participação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em mais um evento internacional, a Bolsa Internacional de Turismo (BIT), que aconteceu em Milão, Itália, de 13 a 15 deste mês.
“Nosso estande foi cooperado com a operadora italiana Just Brasil, uma das mais fortes empresas de comercialização de pacotes turísticos para o Brasil e que também trabalha o destino Pará”. Afirma Carlos Figueira, gerente de Promoção Nacional e Internacional da Paratur.
Segundo Carlos, entre as empresas que sinalizaram a emissão de turistas ao Pará estavam: a Just Brasil, operadora italiana com a qual o Pará se apresentou na BIT em estande compartilhado com outros estados brasileiros e com a TAP Portugal. Também estiveram em busca dos produtos turísticos do Pará a Il Magazine Operadora Turística, que atua no nicho de mercado GLS, localizada em Milão e Roma.
Carlos Figueira e Ariane Mathne, da Paratur, promovendo o PArá na BIT em Milão |
A Vibrata.org, a Oasis Agenzia Viaggi, a Beverly Vacanze e a Baiana Agenzia di Viaggi e Tour Operator, de Firenze (Itália), também sinalizaram interesse no Pará, assim como a Antarctica Travel Company (Latinoamerica e Circoli Polari), de Torino.
Também conheceram as seis regiões turísticas, os cinco segmentos e cinco valores do turismo paraense, apresentados pela Paratur, a Loft Studio Viaggi, de Milão, a Hittours, da Slovenia, Cartorange, de Roma, Terra Nostra Vaggi e Vacanze, que é especializada em pacotes para o Brasil, mas localizada em Lecce, na Itália, assim como a JM Viaggi, a Italian Dream Holiday, localizada na Noruega, a Visit Brazil Travel Association , com atuação no mercado de Londres e Itália e ainda a Associazone Europea delle Vie Francigene, associação de peregrinos da região da Puglia, também na Itália.
Visando a divulgação do destino Pará na Europa a equipe de marketing também articulou parceria com a Donnavventura, produtora de Milão especializada em reality show.
Fabio Messerotti, da operadora Just Brazil conheceu as opções de turismo de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios no Pará |
RESULTADOS - A participação do Pará na BIT também foi uma oportunidade para fortalecer parcerias com as empresas brasileiras que detém parcerias com a Europa, a exemplo do Vila do Mar Hotel, de Natal (RN), Bahia Brasil Tour Operator, de Salvador (BA), a Del Bianco Travel Experience, operadora do Rio de Janeiro.
A gerente de Captação de eventos da Paratur, Ariane Mathne, informa que segundo dados da organização da Bit 2014, cerca de 70 mil visitantes estiveram na feira que teve 1.363 empresas expositoras e participação de 130 países.
Carlos Figueira e com Andrea Cohen da Operadora Bahia Brazil |
“O Pará é muito interessante. Esta é uma oportunidade de conhecer atrativos novos e oferecer ao mercado produtos singulares, diferenciados”. Elogiou Andrea Cohen, proprietário da Bahia Brasil Tour Operator, de Salvador, Bahia. A empresa atua há 14 anos focada no mercado italiano e francês, com um público consumidor final de aproximadamente 350 a 400 pessoas por ano enviados ao Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu.
Andrea diz que já conhece Belém, Mosqueiro e o Marajó e tem expectativas sobre novidades dos produtos paraenses, em especial a gastronomia. Tem como objetivo conhecer a região do Tapajós, a exemplo de Santarém e Alter-do-Chão.
Fábio Messerotti é proprietário da JUST Brasil, operadora sediada em Milão e atual parceiro da Paratur na promoção do Pará na Itália avaliou os produtos paraenses apresentados na BIT através do roteiro Pará: 8 dias e 7 noites na Obra-Prima
da Amazônia.
Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur com Aracy Coimbra, diretora da Tap na Itália e Grécia e Ariane Mathne, gerente de Captação Eventos da Paratur, com o guia Mauro Bonna. |
“Muito boa, pois temos uma ferramenta para dar suporte para a elaboração de várias rotas inclusive com outros estados. O Vôo da TAP veio facilitar o acesso ao destino. Fiquei encantado com as imagens de Belém, do Círio de Nazaré, do Marajó e de Alter-do-Chão”. Disse Fábio, que trabalha os mercados brasileiro e de outros países da America do Sul e é parceiro de vendas do Brasil junto com a Tap Italia. Ele explica que em 2013 cerca de 2.600 pessoas entre 30 e 50 anos adquiriram pacotes turísticos para o Brasil.
“O faturamento anual em 2013 foi de 3,4 milhões de euros sendo 400 mil oriundos do mercado argentino, peruano e chileno, e 3 milhões do mercado brasileiro.
Estande do Pará atrai muitos operadores e agentes de viagens na Itália |
Araci Coimbra, diretora da TAP na Itália e na Grécia, que em dezembro veio pessoalmente conhecer o destino Pará e visitou os principais atrativos de Belém e do Marajó avaliou de forma positiva a presença do Pará na Itália. Araci chegou a conceder uma entrevista, no mês passado, à revista italiana Turismo & Attualità (Turismo & Atualidades), que circula mensalmente em Roma, na Itália. Com o título “Um novo Brasil se descobre com a TAP”, diz que, graças à TAP Portugal, o Brasil ganha uma nova rota para a Europa, com vôos regulares que partem de Belém e Manaus, com três freqüências semanais, a partir do mês de junho, quando a TAP passa a atuar em 12 destinos brasileiros. Araci Coimbra reforça essa afirmação.
Durante a participação da Paratur na BIT também foi realizada uma reunião entre o proprietário da operadora Just Brasil, Fábio Messerotti, Maíse Patelli, responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo da Embratur na Itália, Oreni Braga, presidente da Amazonastur e a equipe de marketing da Paratur. O objetivo foi a definição de estratégias de participação da Amazônia na feira de turismo TTG Rimini, que ocorrerá de 9 a 11 de outubro de 2014, na Itália e do Road Show, organizado pela Embratur e Just Brasil em três cidades do sul da Itália, após a TTG.
Texto: Benigna Soares – GEC Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário