sábado, 18 de janeiro de 2014

Jornalistas portugueses retratam a culinária paraense

Já estão  em terras paraenses, desde a última quinta-feira, dia 16, a repórter Alexandra Prado Coelho e o fotógrafo Nelson Garrido, do diário português Público. À convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) os dois fazem uma imersão na gastronomia do Pará até o próximo dia 20, em busca da origem, técnicas, receitas, cores, aromas e sabores dos principais ingredientes e pratos da cozinha paraense e da relação que tradicionalmente mantém com a gastronomia de Portugal.

Alexandra explicou ao presidente da Paratur, Marcelo Mendes, na manhã da última sexta-feira, dia 17, que as experiências que vivenciarão em Belém resultarão em matérias que vão ser divulgadas também no suplemento Fugas, que acompanha o Público e tem versão on line com pautas a respeito de viagens.

Alexandra Coelho e o Presidente da Paratur Marcelo Mendes
O itinerário turístico e jornalístico preparado pela Diretoria de Marketing da Paratur inclui a rota gastronômica de Belém em lugares que vão do mais sofisticado ao mais típico, com dicas que passam por atrativos turísticos e gastronômicos como Estação das Docas, complexos Feliz Lusitânia (Forte do Presépio, Casa das 11 Janelas e Museu de Arte Sacra) e Ver-o-PesoMHEP (Museu Histórico do Estado do Pará), Mangal das Garças e Manjar das GarçasTheatro da Paz. Também está no roteiro  um passeio fluvial que leva os visitantes até a Ilha do Combu, especialmente a Saudosa Maloca.  No local vão conhecer um chocolate artesanal que aproveita cem por cento do cacau na sua produção.
No roteiro gastronômico também estão incluídas referências da culinária paraense como o “Point do Açaí” da Castilhos França e o tacacá da Dona Maria, na Avenida Nazaré.

Na noite desta sexta, por exemplo a equipe vai  ao encontro dos renomados chefes paraenses Thiago e Felipe Castanho, do “Remanso do Bosque”, para falar sobre a história e dicas da culinária paraense que eles tão bem representam em Portugal e outros países da Europa. O “Remanso do Bosque” hoje é considerado um dos 50 melhores restaurantes da América Latina pela revista britância “Restaurant” (premiação essa considerada o Oscar da gastronomia), e no Brasil divide espaço apenas com o Rio de Janeiro e São Paulo.  Castanho foi eleito pela terceira vez em 2013 como o chefe do ano, e é conhecido no mercado gastronômico por usar ingredientes locais paraenses em suas receitas. Em conjunto com a Paratur, ele tem grande interesse em estabelecer parcerias que possam desenvolver um tour gourmet paraense que crie a possibilidade de uma troca de experiências culinárias entre chefs estrangeiros.

Alexandra Coelho está bastante entusiasmada com o roteiro. Ela diz que conheceu o chef Thiago Castanho em Portugal, e foi apresentada a algumas curiosidades e produtos paraenses, e por isso se interessou em vir estudar mais sobre o assunto. Ficou admirada com o efeito que o jambu causa na boca e como é ampla a quantidade de receitas que se pode fazer com a mandioca.
“Como a TAP Portugal criou uma rota direta com a Amazônia, muito mais portugueses terão interesse de viajar para cá. Com essa matéria pode haver uma apresentação à diversidade local e possibilitar um planejamento maior dos turistas”, diz ela.

“A equipe do Público é recebida por nós com muito carinho. O Pará tem uma gastronomia muito rica e associada aos encantos naturais, à nossa cultura, à receptividade do povo paraense se torna muito atrativa. Essa divulgação nos meios de comunicação de Portugal, em especial no diário português Público e suplemento de viagens Fugas nos deixa muito satisfeitos”. Afirmou Marcelo Mendes, presidente da Paratur.

Marcelo Mendes explicou para Alexandra que há décadas o Pará almejava essa conexão direta com a Europa e a chegada da TAP à Amazônia apartir de Belém aproximará cada vez mais o Pará dos turistas europeus. “Estamos muito contentes com a notícia de que a TAP já vendeu mais de seis mil bilhetes para o vôo inaugural dada pelo próprio diretor da TAP para a América do Sul, Mário Carvalho, que esteve em Belém até hoje organizando a estrutura do escritório da TAP aqui em Belém”. Informou Marcelo.

O roteiro dos jornalistas inclui ainda visitação ao Museu Goeldi, produção de artesanato em Icoaraci, uma entrevista com João Marques dos Reis, filho do comendador Marques dos Reis, português que foi pioneiro no turismo e no jornalismo paraense relacionando à Portugal, entre outros assuntos.

Texto: Laura Sampaio e Benigna Soares – GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário