A apresentação dos resultados foi feita pela empresa espanhola Chias Marketing, que presta consultoria desde a elaboração do plano, em 2011, que visa fazer do Pará, o destino turístico líder da Amazônia internacional até 2020. As consultoras Patrícia Servilha, Anete Ferreira e Cláudia Tosone se mostraram satisfeitas com os resultados já obtidos em tão pouco tempo de execução do “Ver-o-Pará”.
O “Ver-o-Pará” é composto pelo Plano Operacional de Desenvolvimento, responsável pela estruturação de produtos, qualificação e competitividade do destino, bem como peloo Plano Operacional de Marketing do Pará enquanto destino turístico, contendo ao todo, de forma efetiva, 9 programas, 45 projetos e 124 ações. Atualmente, cerca de 40% do Plano foi executado, que visa fazer do estado o destino turístico líder da Amazônia até 2020.
Cláudia Tosone Consultora da Chias Marketing aponta os avanços que o Pará obteve em dois anos de implantação do plano Ver-o-Pará Foto: Thiago Figueira |
“O turismo será uma ferramenta na economia do Pará. São nestas outras atividades, como o turismo, que empregam e pagam impostos que nós vamos ter que depositar o futuro do Pará, gerando emprego e renda. A Europa está efetivamente em crise nos últimos 3, 4 anos e o que tem salvado a economia deles é o turismo”, exemplificou o secretário especial, Sidney Rosa. “Os vôos internacionais são para nós uma conquista, pois passamos os últimos 15 anos ouvindo falar neles, e agora, é algo concreto”, completou.
O secretário estado de Turismo, Adenauer Góes, reforçou a importância da união de esforços entre a gestão pública e o empresariado e do bom emprego do dinheiro público. “O empresário é o grande responsável pelo crescimento de uma atividade produtiva e econômica. E é isso que move as atividades de planejamento da secretaria. O propósito aqui é nos unirmos por aquilo que efetivamente nos move em comum, que é o turismo, e o conseqüente desenvolvimento e ganhos que a atividade pode proporcionar ao estado e sua população”.
Para o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, o turismo é um setor de negócios produtivo e que terá papel decisivo em pouco tempo da economia do estado. “Para isso, é importantíssima a parceria público e privada para que num futuro próximo sejamos considerados como atividade de destaque no cenário nacional e internacional, como referência na Amazônia, dentro de um contexto mercadológico”, disse.
“Queremos um turismo de qualidade e não de quantidade”, afirma a consultora Cláudia Tosone, crescimento no número de turistas nacionais e internacionais acima da média brasileira. “Um aumento do turista europeu representa um maior gasto e, conseqüentemente, um aumenta da receita total, que para nós o que mais importa”, concluiu.
Texto: Israel Pegado – Setur/PA
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