Os executivos representaram os 15 países europeus emissores de turistas ao Brasil via TAP Foto: Thiago Figueira - Patatur |
Belém e o Marajó foram as duas regiões turísticas paraenses visitadas pelos 15 dirigentes da TAP que estiveram em visita ao Pará do último dia 21, quando foram recebidos no aeroporto pelo Grupo Tribos Ballet Teatro, com um ritual indígena de boas vindas, até este domingo, dia 24. Todos ligados à área comercial, de comunicação e marketing da TAP, o grupo representou 15 países europeus. O primeiro compromisso do grupo a capital paraense, onde foram recebidos pela equipe da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), foi a visitação a uma coleção de muiraquitãs do acervo do Estado, em exposição no Museu de Arte Sacra, aonde foram homenageados com uma apresentação de música de câmara da Fundação Carlos Gomes e recebidos em um jantar típico paraense no Boteco das 11 Janelas, cartão postal de Belém ligado ao Complexo Feliz Lusitânia, espaços turísticos cuja arquitetura e acervo reconta o elo histórico colonial entre o Pará e Portugal.
Os portugueses, na Igreja de Santo Alexandre assistiram apresentação de uma orquestra da Fundação Carlos Gomes Foto: Thiago Figueira - Patatur |
Mário Carvalho justificou a escolha do
Pará: A TAP veio incluir a Amazônia em sua rota
Foto: Thiago Figueira - Patatur
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De acordo com os números da companhia, foram transportados 1,6 milhão de passageiros para o Brasil em 2013, sendo os principais países emissores Portugal (com 13%), Itália (6%) e França (4%). “Lisboa e Porto estão em posições geográficas estratégicas, já que a partir destas cidades é possível ligar-se rapidamente a outros 55 pontos de Europa, através de rápidas conexões”, contou Carvalho.
“Nossa primeira estratégia será a participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece de 12 a 16 de março em Lisboa. Levaremos nossa grade de produtos priorizando os segmentos mais atrativos ao mercado europeu, que são a cultura e natureza, ressaltando também os demais segmentos de sol e praia, eventos e negócios. Temos cerca de sete meses até o início da operação da TAP em Belém e com esta passagem dos representantes comerciais, de comunicação, marketing e outros certamente reforçaremos nossas estratégias”, anuncia Marcelo que na tarde deste domingo recebeu os executivos da TAP no Hangar do Estado, quando retornavam do Marajó.
BCVB Belém, Abav-Pa, ABIH, Paratur, Setur, Belemtur, juntam forças para receber as demandas de fluxo da TAP ao Pará Foto: Fábio Costa - Agência Pará |
Como estratégias de convencimento dos diretores da TAP de que o Pará é o destino turístico prioritário na Amazônia, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ofereceu do dia 21 ao dia 24 deste mês aos representantes dos 15 países europeus sedes da companhia mostras da música, passando pelo carimbó de raiz, lundu, música clássica entre outros que expressam a sintonia perfeita entre as culturas indígenas, europeias e africanas, refletida também na gastronomia, considerada a mais genuína do Brasil por grandes chefes, inclusive da Europa. As demonstrações aconteceram ao longo dos city tour, river tour e experiências vivenciadas por eles em Belém e Marajó.
O primeiro contato dos visitantes foi com os equipamentos que formam o Complexo Feliz Lusitânia, em especial o Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre) e a Casa das 11 Janelas, ainda na noite de sua chegada a Belém. Na tarde de 22, sexta-feira, a comitiva teve seus primeiros contatos com a natureza amazônica paraense, no parque naturalístico Mangal das Garças e se surpreendeu.
O Complexo do Ver-o-Peso foi cenário escolhido pela Paratur para narrar aos executivos da TAP a relação histórica entre o Pará e Portugal Foto: Benigna Soares - Paratur |
Mas a comitiva também foi surpreendida com um retorno à própria história, ao conhecer um pouco sobre a chegada dos portugueses em Belém no ano de 1616. Os fatos foram narrados pelo guia de turismo Eliziário Coelho Lalo, na manhã de sábado, 23, no Complexo Ver-o-Peso, onde foram recebidos pelos feirantes dos setores de ervas, frutos, salgados, importados e dos mercados de Carne e de Peixe, que além da variedade dos produtos que oferecem recontam a história da conquista da Amazônia a partir da sua rique arquitetura.
“Belém é uma cidade completa. Aqui encontramos um pouco de tudo o que um turista busca, seja natureza, infraestrutura, gastronomia e uma receptividade única do povo daqui”. Elogiou Albertina Martins, representante de marketing, produtos e negócios da TAP. Ela afirma que ao comparar Manaus com Belém não resta dúvidas de que os turistas encontrarão mais produtos e atrativos no Pará.
“Ficamos muito felizes com a visita e com a notícia de que vamos receber mais turistas, agora da Europa. Vão ser todos bem vindos”. Comemorou a vendedora de ervas Irene Cheirosinha, 60 anos de idade, e que desde os 15 trabalha no Ver-o-Peso, assim como a irmã, Bethe Cheirosinha.
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Pedro Pinto, Diretor Geral da TAP para Suiça e Liechtenstein experimentou a tarefa de ser artesão. Foto: Benigna Soares - Paratur |
Pedro Pinto, Diretor Geral da TAP para Suiça e Liechtenstein, aproveitou cada momento da viagem. Em Soure, fez questão de aprender com o escultor ceramista Ronaldo Guedes como fazer um artefato marajoara em cerâmica.
“Pra gente é um momento ímpar poder divulgar nossa cultura, nossa arte. Nos sentimos realizados”. Falou Guedes sobre a experiência com o grupo de visitantes europeus.
Outra experiência que marcou a visita dos europeus ao arquipélago do Marajó, onde encontramos cerca de 4 mil ilhas, foi o por do sol na Fazenda Bom Jesus, aonde presenciaram a revoadas de centenas de garças, guarás e outros pássaros e apreciaram a cantoria de macacos às margens dos campos marajoaras, que se espalham pelos 16 municípios que compõem o arquipélago. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico que se distingue de outras fazenda pelo carinho e consciência ambiental da proprietária, Eva Abufaiad, que recebeu os visitantes com a mensagem de que os turistas são bem vindos ao lugar, que precisa ser preservado. Eva ofereceu champanhe aos visitantes como forma de demonstrar a importância da presença da TAP e dos europeus na região.
Um jantar típico em um restaurante que é referência para as tradições do Marajó foi oferecido aos visitantes. O Delícias da Nalva abriu as portas com toda a família para servir o genuíno cardápio marajoara com filé de búfalo, frito do vaqueiro, farofa de camarão, galinha caipira, uma grande variedade de peixes, sucos de bacuri e cupuaçu e outras delícias.
Outra experiência que marcou a visita dos europeus ao arquipélago do Marajó, onde encontramos cerca de 4 mil ilhas, foi o por do sol na Fazenda Bom Jesus, aonde presenciaram a revoadas de centenas de garças, guarás e outros pássaros e apreciaram a cantoria de macacos às margens dos campos marajoaras, que se espalham pelos 16 municípios que compõem o arquipélago. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico que se distingue de outras fazenda pelo carinho e consciência ambiental da proprietária, Eva Abufaiad, que recebeu os visitantes com a mensagem de que os turistas são bem vindos ao lugar, que precisa ser preservado. Eva ofereceu champanhe aos visitantes como forma de demonstrar a importância da presença da TAP e dos europeus na região.
Um jantar típico em um restaurante que é referência para as tradições do Marajó foi oferecido aos visitantes. O Delícias da Nalva abriu as portas com toda a família para servir o genuíno cardápio marajoara com filé de búfalo, frito do vaqueiro, farofa de camarão, galinha caipira, uma grande variedade de peixes, sucos de bacuri e cupuaçu e outras delícias.
Comitiva não se intimidou diante do desafio de passear em búfalos e se encantou com a força desses animais oriundos da África Foto: Benigna Soares - Paratur |
As ruínas jesuíticas em Joanes também causaram impacto positivo nos visitantes, que conheceram um pouco mais sobre os efeitos da colonização portuguesa na Amazônia e como a cultura paraense é ainda hoje influenciada pela européia. Belas praias de Salvaterra fizeram parte da visitação dos europeus, assim como a Pousada dos Guarás, aonde o requinte da gastronomia, a perfeita sintonia entre natureza e a modernidade da estrutura do resort foram decisivos para que o Marajó seja a região turística complementar à Belém nas estratégias de comercialização do Pará pelos dirigentes comerciais da TAP.
O grupo ficou estasiado com as praias de rio desertas do Marajó, bem na esquina do oceano Atlântico Foto: Benigna Soares - Paratur |
A impressão dos europeus sobre a experiência que tiveram em Belém e Marajó foi positiva e coloca o Pará como destino prioritário na atração de turistas à Amazônia pelos executivos da companhia. “O novo vôo é uma oportunidade que vai abrir as portas da Europa e potencializar o interesse italiano em conhecer a Amazônia”. Disse Araci Coimbra, diretora da TAP para a Itália e Grécia. Riccardo Lo Presti, diretor da TAP na França/Holanda/Bélgica/Luxemburgo, principal mercado emissor de europeus ao Pará concorda e adianta: “Já estamos vendendo o Pará desde sempre, via Fortaleza, São Paulo ou Rio de Janeiro. Agora, com o vôo direto, vamos aumentar o tráfego de passageiros e números de turistas franceses no Pará”, disse ele. “O mais importante chamariz é o nome Amazônia”, ressaltou.
“A TAP já está comercializando os bilhetes para esses novos vôos e nós aprovamos o destino”. Complementou Paula Canada, diretora Comercial da TAP para Portugal, que também se disse impressionada com a força dos produtos turísticos do Pará, sem dúvida o mais forte da Amazônia.
“Para nós aqui é o paraíso”. Complementou João Candeias, diretor Geral da TAP para a Russia. Ele explicou que a Rússia é um dos países mais frios da Europa, com até 8 meses de inverno e uma temperatura que chega a 25 a 30 graus negativos e que o calor do Pará faz o lugar ideal aos turistas da Europa. “As pessoas também são muito acolhedoras, nos recebem com um carinho, com uma simpatia que certamente nos convence de que este é um destino que devemos sempre voltar”. Garantiu Candeias, que partiu no início da noite deste domingo, 24 com o grupo para Recife e de lá segue de volta para a Europa.
Tony Santiago, da ABIH-PA e Araci Coimbra,
diretora da TAP para Itália e Grécia.
Thiago Figueira - Paratur
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Edna Rocha, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), diz que esta é uma oportunidade de comercialização do Pará ao mercado europeu imensurável para o setor.
“As agências já estão vendendo os bilhetes para os novos vôos da TAP. Garante Edna.
Fábio Costa -Agência Pará |
Texto: Benigna Soares (Paratur) e Israel Pegado (Setur)
Fotos: Benigna Soares e Thiago Figueira - Paratur e Fábio Costa (Agência Pará)
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