quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Paratur premia vencedores do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial



Vão ser conhecidos na noite desta quinta-feira, dia 24, os vencedores da edição 2013 do Concurso de Ornamentação de Embarcações, realizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A premiação vai acontecer às 18 horas, na Concha Acústica da Praça Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Durante a cerimônia de premiação das seis embarcações vencedoras do concurso também acontece a certificação simbólica dos profissionais e estudantes que participaram do receptivo turístico do Círio 2013, através do Programa Amigos do Turista. Participaram do receptivo cerca de 100 funcionários da Paratur, estagiários e voluntários das faculdades de turismo, comunicação, relações internacionais, hospedagem,  administração, letras, à convite da Paratur.

O Programa Amigos do Turista foi coordenado pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Paratur, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Diretoria do Círio de Nazaré e patrocínio da SKY.

Segurança da Navegação – O Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial é uma realização da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) que visam incentivar a segurança da navegação e ainda valorizar a Romaria Fluvial como parte da programação oficial do Círio. Jornalista, artista plástico, historiador, e outros formadores de opinião avaliam os concorrentes ao longo do percurso da Romaria.

Nesta  27ª edição  do concurso, a novidade foi a aplicação da marca Pará: Obra-Prima da Amazônia no Troféu Carlos Rocque, que anualmente é entregue aos vencedores das categorias Embarcações Regionais e Outros Tipos de Embarcações.  O troféu é uma homenagem ao já falecido historiador e jornalista Carlos Rocque, que idealizou, em 1986, quando era presidente da Paratur, a Romaria Fluvial e e o concurso com a finalidade de homenagear Nossa Senhora de Nazaré e fomentar o turismo religioso. Carlos pretendia mostrar a relação que existe entre a “Rainha da Amazônia” e as águas, já que a imagem de Nazaré foi encontrada por um pescador, o caboclo Plácido, às margens do Igarapé do Murutucu.

Serão premiadas três embarcações na categoria “A” – “Embarcações Regionais” (Casco de madeira ou aço, com um ou dois conveses) e outras três na categoria “B” – “Outros tipos de Embarcações” (Iate, veleiro, lancha, balsa, ferry boat, empurrador, pesqueiro, etc.) com o troféu Carlos Rocque.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Foto:Rodolfo Oliveira / Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário