O Cortejo dramático e carnavalizado “O Auto do Círio”, é a homenagem dos artistas da cidade à Virgem de Nazaré. Dessa forma, desde o seu primeiro momento em 1993, interage com a arquitetura do centro histórico, apropriando-se dos seus elementos estéticos como palco de sua dramaticidade, propondo o diálogo com a história e com a memória de Belém.
Este ano na sua 19º. versão, a encenação popular se une ao Museu do Estado do Pará, para a realização da exposição “MARIA DE TODAS AS FLORES”, que em seu contextoalegórico, traduz formas variadas da expressividade artística local, inspirada nos figurinos e adereços da procissão.
A poética do “Auto do Círio” é configurada em momentos que interligam o profano e o sagrado, e revelando o trabalho coletivo e artístico em homenagem à padroeira dos paraenses.
A abertura da exposição “MARIA DE TODAS AS FLORES” é uma realização do Museu do Estado do Pará – SIM/Secult e da Escola de Teatro e Dança da UFPA. O evento abre ao público um dos espaços mais representativos do nosso patrimônio – a Capela-oratório do Museu do Estado, de onde saiu o primeiro Círio de Nazaré em 1793.
Período da Exposição: de 24.10.2013 até 17.11.2013.
Local: Capela do Museu do Estado do Pará.
MEP/SIM/SECULT Fone-fax: (91) 4009-9833
Nenhum comentário:
Postar um comentário