O Pará, conhecido como a Obra-Prima da Amazônia, participa mais uma vez de um dos maiores festivais de turismo do mundo: o Festival do Turismo de Gramado – Festuris, que está em sua 25º edição. O objetivo da participação do Pará no evento, além buscar oportunidades para bons negócios, é divulgar e promover as principais regiões turísticas do estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu e seus segmentos prioritários: cultura natureza, sol e praia, eventos e negócios. O Festuri será realizado de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, Centro de Feiras e Eventos, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Segundo Carlos Figueira, gerente de Promoção da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), este ano o Pará terá dois estandes no evento, um como vitrine da cultura, artesanato, gastronomia e outros produtos e outro pontuando a sustentabilidade amazônica encontrada no turismo do Pará, já que nesta 25ª edição o Festuris terá o lançamento do Salão de Sustentabilidade e Turismo Verde, no qual a PARATUR estará presente em um espaço de 21m².
Além da divulgação dos seus produtos turísticos, com foco principalmente no segmento Natureza e Cultura, o Pará também vai apresentar aos agentes de viagens e operadores o roteiro Pará: Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites, que mostra inúmeras opções de atrativos e produtos turísticos em Belém, Marajó e Tapajós, regiões turísticas muito atraentes aos consumidores internacionais.
O tema debatido na Festuris desde ano é “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, onde o Pará está inserido, especialmente, por ser guardião de mais de 50% de todos os atrativos naturais do turismo da Amazônia, segundo pesquisa da Organização Mundial de Turismo (OMT). Neste contexto, é referência, por exemplo, em riquezas naturais como florestas, fauna , praias de rios e de mar, igarapés de águas geladas. Guarda também uma culinária exótica, e frutos típicos só encontrados na Amazônia. É no Pará que encontramos também as mais ricas e atraentes manifestações culturais do Pará, como o carimbo de Marapanim, Marujada de Bragança, Çairé em Santarém, além de danças regionais como síria, lundu, retumbão, calypso e tecnobrega.
O turismo religioso tem como principal referência o Círio de Nazaré, que reúne cerca de 2 milhões de pessoas no segundo domingo de outubro, entre os quais 67,9 mil turistas. A história do Círio se confunde com a própria história da região. O Círio transcende o sentido religioso, ocupando lugar também de destaque nos ramos cultural e econômico, abrangendo todos os setores na cidade. Com 221 anos de tradição, faz parte do calendário nacional como uma das maiores festas religiosas do mundo. O evento, que transcende os aspectos religiosos, é cercado de simbolismos e peculiaridades: um misto de cultura, história e demonstrações da marcante religiosidade do povo da região que, ultrapassa o segundo domingo de outubro, fazendo com que, na realidade, o Estado viva espectros da festa durante todo o ano, mas que aumenta com a proximidade da chamada “Quadra Nazarena”, período compreendido pela programação oficial da festa. Além de Belém, praticamente todos os municípios são, de alguma maneira, envolvidos pela movimentação do Círio.
F E S T U R I S - Durante os dois dias de intensa atividade, o Festuris recebe um público altamente qualificado a procura de bons negócios, onde conta com cerca de 14 mil profissionais como instrumento de vendas, 2.500 expositores, distribuídos em 400 stands e visitantes e caravanas internacionais de mais de 30 países, sendo considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano.
Além de ser uma forma eficiente de promoção comercial, o Festuris proporciona as melhores condições de aproximação com os agentes de viagens e fornecedores de turismo nacional e internacional. É um momento singular de divulgação em que o expositor pode interferir e investir diretamente em seu público-alvo é um espaço privilegiado de promoção, divulgação e vendas, podendo assim otimizar a relação custo/benefício. Isso justifica a participação do Pará no evento, já que busca a liderança no turismo da Amazônia até 2020, e tem o FESTURIS como aliado de promoção, comercialização e divulgação do destino.
Além da novidade do Salão de Sustentabilidade e do congresso que já é tradicional, cujo tema será “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, ocorrerão também, Rodadas de Negócios,Salas de Capacitação, Salão MICE (Meetings, incentives, conferencing, exhibitions), Seminário ABEOC e Workshops. Empresários de receptivo, hoteleiros, representantes da sociedade civil organizada vão estar representado o Pará nessa programação.
Marcelo Mendes, presidente da Paratur, informa que com a finalidade de fortalecer a presença do destino Pará no Festuris, foram convidados a participar do evento os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PA), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PA), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), Belém Convention & Visitors Bureau (BCVB), OS Pará 2000, secretarias de turismo de Soure e Salvaterra (Marajó), de Santarém (Tapajós), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), entre outros.
A iniciativa privada vai ser representada no evento pela Rocha Brasil Tur, Boeing Viagens e Turismo, Travel In Turismo, Terra Brasil Viagens e Turismo, Vitória Régia Turismo, Ribeiros Viagens e Turismo, Lecytur Viagens e Turismo e Brazil Amazon Tur.
Histórico – Visando fortalecer o turismo religioso paraense em 2011 a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pela Paratur e pela Diretoria do Círio ao Rio Grande do Sul e apresentada publicamente nas cidades de Canela e de Gramado como símbolo da devoção mariana. A ação foi realizada durante o Festival de Turismo de Gramado.
Texto: Tâmara Monteiro e Benigna Soares GEC - Paratur
Foto: Festuris
Foto: Festuris
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