terça-feira, 24 de setembro de 2013

Representantes do turismo conhecem estrutura do Terminal Hidroviário de Belém

Maquete do Armazém 9 da Companhia das Docas do Pará (CDP), onde funcionará o novo Terminal Hidroviário de Belém
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, e membros de várias entidades que compõem o setor turístico paraense participaram, na manhã desta segunda-feira (23), de uma visita técnica às obras do Terminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 09 da Companhia Docas do Pará (CDP). O investimento, de aproximadamente R$ 15 milhões, beneficiará cerca de 70 mil passageiros por mês, principalmente moradores das ilhas próximas à da capital, maiores usuários do transporte hidroviário, além de fortalecer o turismo para o Arquipélago do Marajó.

A visita foi conduzida por Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Segundo ele, o terminal terá dois pavimentos, a parte inferior destinada ao desembarque e embarque de passageiros, e o andar superior para os órgãos que atuam na fiscalização do transporte hidroviário, como Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A área possui 4,8 mil metros quadrados, sendo 2,4 mil destinados ao terminal.

“Temos equipes se revezando nos trabalhos, em três turnos. Nossa previsão de entrega do Terminal Hidroviário de Belém à população é dezembro deste ano, ou até 12 de janeiro de 2014, no aniversário de Belém. É desejo do governador Simão Jatene que este seja um espaço no mesmo padrão do modal aéreo - refrigerado, com poltronas confortáveis, lanchonetes, farmácias e restaurantes, entre outros serviços -, tornando este não apenas em um ponto de passagem, mas em um ambiente de lazer para nossa população. O Terminal Hidroviário de Belém terá o mesmo nível de conforto do Aeroporto Internacional de Belém”, frisou Abraão Benassuly.

O projeto prevê ainda a construção de guichês para vendas de passagens, instalação de caixas eletrônicos, guarda-volumes, revistaria, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiências e postos de serviços, como do Centro de Apoio ao Turista (CAT), Juizado da Infância e Adolescência, Delegacia de Imigração (Delemig), Anvisa, Receita Federal e cooperativa de táxis.

O embarque, instalado em uma área de 442 metros quadrados, com capacidade para 400 passageiros, será dotado de aparelhos como raio-x e scanner para bagagens, além de banheiros e lanchonete.

Fortalecimento - “Este é um equipamento que vai ter uma importância muito grande nesse processo de organização do turismo. A cada passo dado como este, nós avançamos no sentido de fortalecer o turismo como uma atividade econômica importante para o crescimento do Estad. O propósito da visita é justamente o setor vislumbrar como está o andamento do projeto, e até mesmo, apontar ou sugerir algumas possibilidades”, frisou Adenauer Góes.

O novo presidente da Paratur, Marcelo Mendes, disse que “o que queremos é um turismo com valor de atração. E o investimento em infraestrutura e a promoção do turismo sob uma visão mercadológica são fundamentais para potencializar o turismo no Estado”.

O atual Terminal Hidroviário de Belém continua funcionando no Armazém 10 da CDP, em uma área útil de 950 metros quadrados. Atualmente, atende as linhas que vão para a região do Marajó, Baixo Amazonas, Manaus (AM) e Macapá (AP).


Texto: Israel Pegado - SETUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário