sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Missa do Mandato celebra início oficial do Círio 2013

São esperados cerca de 3 mil fiéis representando todas as Paróquias que fazem parte da Arquidiocese de Belém

Imagem peregrina de Nossa Senha de Nazaré
 Foto - Fabrício Coleny
Nesta segunda-feira, 26, ocorre na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré a celebração da Missa do Mandato, que marca a abertura da programação oficial do Círio 2013. A partir da solenidade devem iniciar as peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos paraenses. Esta tradição tem como objetivo fazer a preparação espiritual dos devotos para o Círio. Durante a missa, serão abençoadas as imagens da Virgem de Nazaré que percorrerão diversos bairros de Belém. A missa será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a partir das 18h.

Para o Diretor de Evangelização da Festa de Nazaré, Cláudio Acatauassú, a Missa do Mandato é um dos grandiosos momentos do Círio. “Este é um dos momentos sublimes onde a Igreja nos convida a rezar e a preparar os nossos corações para, de fato, sentir o Círio que se aproxima”, avalia Cláudio. Ainda segundo ele, para a Diretoria, o Círio começou em janeiro deste ano, com o planejamento das atividades, mas para os dirigentes de paróquias e fieis este é o momento de sentir que a festa da fé começou.

São esperados para a Missa, cerca de três mil fieis representando as  78 paróquias que fazem parte da Arquidiocese de Belém. Já durante as peregrinações que vão ocorrer até as vésperas do Círio, a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/PA), é de que a imagem da Virgem Peregrina visite cerca de 110 mil lares paraenses. Cada imagem visita cerca de 20 residências, o que gera uma participação de aproximadamente 1,7 milhões de fieis.

Kits:
Serão confeccionadas 5,5 mil Imagens da Virgem de Nazaré, que serão entregues junto com os Livros das Peregrinações e Cartazes do Círio 2013.  Os itens farão parte dos kits de evangelização que serão utilizados nas romarias realizadas nos lares dos católicos. As paróquias que desejarem adquirir Kits para as peregrinações podem encomendar, na Loja Lírio Mimoso (que fica ao lado da Basílica de Nazaré). Cada Kit contém uma Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, livros de peregrinações e cartazes do Círio de Nazaré 2013. Mais informações pelo telefone: 4009-8428.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário