quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bosque Rodrigues Alves comemora 130 anos nesta sexta-feira, 23

                                                                                  Foto: Elivaldo Pamplona

O Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, um dos principais pontos turísticos de Belém, comemora nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, 130 anos. Na data alusiva ao aniversário a capital paraense terá uma programação especial, a partir de 8h30, e se estenderá até o próximo domingo, dia 25.

A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma ) e será aberta ao público - principalmente a crianças e estudantes- que  terão acesso às atividades com  recreação, lazer e educação ambiental, oficinas de reciclagem, trilhas monitoradas, apresentação teatral e filmes. Toda a programação terá como foco o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, inclusive com a distribuição e o plantio de mudas.

Segundo a  Companhia Paraense de Turismo (Paratur),  o Bosque Rodrigues Alves é um dos produtos turísticos  prioritários apontados pelo Plano Ver-o-Pará ( Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará), que visa a promoção, o desenvolvimento e o fortalecimento  do turismo  no Estado,  no Brasil e exterior. O Plano aponta cultura e natureza como os segmentos mais fortes, seguidos de sol e praia, eventos e negócios e o Bosque Rodrigues Alves é guardião de uma importante mostra principalmente da cultura e da natureza amazônica paraense.

A presidente da Paratur, Socorro Costa, lembra que jornalistas e turistas de todo o mundo visitam o Bosque  Rodrigues Alves mensalmente e que o espaco, devido sua importância para o turismo, integra o roteiro Pará: Obra-Prima da Amazônia 8 dias e 7 noites, apresentado pela equipe de marketing da Paratur às principais agências e  operadoras de turismo nacionais e internacionais.

“O Bosque também é incluído pela Paratur no roteiro da imprensa mundial especializada em turismo. No ano passado, por exemplo, foi escolhido por nós como um dos cenários do filme alemão Perdidos na Amazônia (Verloren AM Amazon) produzido pela tv alemã ZDF em parceria com produção brasileira da Optic Imagens, do Rio de Janeiro, e grande elenco e profissionais de cinema do Pará”, conta Socorro Costa, ao parabenizar toda a equipe que mantém o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves entre os de maior referência do Brasil..

 Confira a Programação de aniversário do “Bosque Rodrigues Alves”

Sexta-feira ( 23/08)

Comemorações Oficiais

 8h30- Cerimônia de abertura na Fonte aos Intendentes      

 8h45-  Fala das Autoridades e Entrega do Certificado aos técnicos que participaram da elaboração do “Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém”, juntamente com um CD contendo o Manual.

 9h30 – Apresentação cultural de artista da FUMBEL

9h40 – Plantio simbólico.

 10h – Parabéns 

8h às 12h -Trilhas Monitoradas

8h às 12h -  Programação do Circuito Permanente: Brinquedoteca

Animal do mês: Peixe-boi

 Árvore do mês: Andirobeira;

 Monumento do mês: Fonte aos Intendentes

8h30 às 10h30 – Oficinas com garrafa pet do Projeto Coleta Seletivas de Lixo do Bosque. (Sala de Oficinas)


Sábado (24/08)

 8h às 16h - Feira de produtos orgânicos. (próx. ao Chalé de Ferro);

8h às 16h. - Ônibus Biblioteca do Centur. (próx. ao Lago da Iara);

9h às 11h - Exposição e encenação teatral da Fundação Escola Bosque;

9h40: Apresentações Culturais (Fumbel);

9h às 11h – Exposição de Animais: “Diga não ao tráfico de animais silvestres”

9h às 11h – Projeto “Educação Ambiental”: uma abordagem cinematográfica- Profª. Denise Machado Cardoso- Faculdade de Ciências Sociais – UFPA.

Domingo ( 25/08)

8h30: Alvorada Musical. Banda de Música da Guarda Municipal – Fonte dos Intendentes       

10h: Apresentação Teatral ”Minha vizinha é uma Matinta” (escola Bosque).    

 10h30 às 12h - Apresentações culturais (Fumbel),         

8h às 16h: Ônibus Biblioteca do Centur

8h às 13h: Projeto Socorrista Junior – Instrução de crianças para situações de emergência e prevenção de acidentes – SAMU/Belém •        

9h às 11h – Projeto “Educação Ambiental”: uma abordagem cinematográfica- Profª. Denise Machado Cardoso – Faculdade de Ciências Sociais – UFPA.      

9h às 11h – Exposição de animais: “Diga não ao tráfico de animais silvestres”.


Serviço:

O Bosque Rodrigues Alves está localizado na Avenida Almirante Barroso, entre as travessas Lomas Valentinas e Perebebuí, no bairro do Marco.


Texto: Benigna Soares e Tâmara Monteiro - GEC Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário